Uma Pomba Entre Redis




“Ainda que vos tenhais deitado entre redis, contudo sereis como as asas duma pomba, cobertas de prata, e as suas penas de ouro amarelo” Sl 68:13



Wilma Rejane

Esse verso Bíblico para mim tem um: “Selá”: Pare, medite mais um pouco. Olhos, ouvidos e coração param diante dessa declaração tentando compreendê-la. Li e reli repetidas vezes, em silêncio, em voz alta e por fim exulto: “Meu Deus, isso é formidável!” é isso que Queres dizer!  Pode ser que alguns demorem bem menos que eu a descobrir a maravilhosa lição contida nesse Salmo, ou quem sabe, ele passou despercebido em suas meditações.

Redil: curral para gado, esp. ovino ou caprino; aprisco

A imagem é de alguém deitado em um curral, em situação humilhante, alimentando-se de bolotas de fezes e aprisionado pelos limites do cercado. Alguém em situação degradante. Assim como Jó: “Então saiu Satanás da presença do Senhor e feriu a Jó de ulceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza” Jó 2:7, 8

“Deitado entre redis”: o redil tenta roubar nossa identidade rebaixa o homem a condição de inferioridade e impotência, total dependência.  Alimento impróprio, futuro incerto, isolamento. Assim como Jó: Sem amigos, bens e família. Em meio as cinza estava ele, um caco de gente, socorrido por um caco de mundo, cruel redil.

“... contudo sereis como as asas duma pomba, cobertas de prata, e as suas penas de ouro amarelo” Sl 68:13

Vejam que não é uma simples pomba, é uma pomba especial, com metais preciosos. Estranho, não? Um ambiente hostil e pobre de um redil, abrigar uma pomba fenomenal, graciosa, incomum e preciosa. Esse pássaro simboliza o Espírito Santo de Deus, a liberdade: “E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba, e repousar sobre ele (Jesus)” Jo 1:32.

Grande Deus! Aprendo que o cristão não está isento de redis, mas que nesse terrível lugar Deus está a nos guardar e que nessa hora, somos ainda mais preciosos aos olhos do Pai. Através do Espírito Santo, temos o espírito liberto para encontrar conforto e refrigério, em meio à lama e toda sorte de males que assolam no redil. Aprendo que os limites da cerca, não podem conter minha fé, minha voz, meu encontro com o Trono da graça.  A carne, os ossos, a mente, a voz, a vida podem descer aos lugares baixos de miséria, abandono e sofrimento, mas nosso espírito se eleva ainda mais alto: “nem altura, nem profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” Rm. 8:39.

Já estive entre redis e foi justamente nesse lugar que Deus me mostrou quão especial eu era. Deitada na lama percebi minha fragilidade humana e a grandeza de Deus. Descobri, através do vôo com asas prateadas e douradas que o amor de Jesus havia me libertado da condição de morte, derrota. Aquecida pelo incomparável amor, percebi que Deus exalta e rebaixa a Seu tempo e que de Suas mãos vem todo e qualquer favor. Sem Jesus a morte me moldaria naquela lama do redil, até por fim ser eu exterco pronto para ser queimado. Deus, contudo me ergueu ao céu, quando através do espírito O busquei, com intensidade e arrependimento.

Estava confortável com as honras e glórias que a profissão de jornalista havia me concedido: programa de audiência, patrocínios, presentes, vaidades e mais vaidades. Até que aquilo tudo cheira mal diante de Deus e Ele me diz: ok Wilma, você está se achando muita coisa, não é? Vou te mostrar exatamente quem você é. Precisei descer, me humilhar, perdi a visão de um olho, fiquei seis meses de médico em médico sem um diagnóstico preciso e onde estavam meus amigos? A fama? Distante da família chorei horrores, meditei e questionei Deus: “O Senhor está me vendo? Sei que está porque não faz nada?”. Merecia ser morta por tamanha blasfêmia, mas Deus me aqueceu em Seus braços e revelou um amor inigualável. Nasci de novo, para uma viva esperança. Glorificado seja o Senhor!

Voltando ao exemplo de Jó vamos vê-lo abatido e humilhado, mas como pomba em redil confessa: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará de sobre a terra” Jo 19:25. Eis o mistério da fé, proclamado pelo apóstolo Paulo: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” II Cor 12:9.

É essa a lição de ser pomba de asas pratedas e douradas em meio ao redil. Na adversidade lembremos: Deus jamais esquece um filho seu, somos preciosos a Seus olhos e Ele tem cuidado de nós. Ainda que tentem roubar nossa identidade e aprisionar nosso corpo e mente, o espírito, contudo, estará sempre livre para buscar e louvar Aquele que por nós se entregou com eterno amor.  Ele nos ama.

Que Deus nos abençoe.

21 comentários:

Edivaldo Alves disse...

A paz do senhor é uma honrar conhecer o seu blog muito bom gostei muito do seu blog ao ver logo segui.convido a visite o nosso blog e ser um seguidor .http://manacialjovem.blogspot.com/

Unknown disse...

que Deus te abençõe sempre!

vanelli disse...

Ah Mestra, que postagem. Gosto de textos assim, quando citado ou lido, (Sl 68:13)a gente até torce para o pregador ou escritor, tomara que tire algo daí. Ah.como fui ministrado por esta postagem. Quantas respostas Deus me deu. Quantas lagrimas foram enxugadas por esta palavra. Obrigado irmã, obrigada por ser canal de Deus e por se deixar usar assim.

Ah! descobriu que o pr.vanelli também é vanelli e tem um blog do vanelli. Que gentileza a sua, seguindo o blog do vanelli.

Abraço.

Intercessão e oração disse...

O CUIDADO DE DEUS COM A NOSSA É ALGO SEM PALAVRAS...ATÉ QUANDO NÃO SOMOS MERECEDORES VEMOS O CUIDADO DE DEUS EM NOSSA VIDA.SABENDO DISSO PODEMOS DESCANSAR EM QUALQUER ADVERSIDADE...
QUE DEUS TE ABENÇÕE, FICA NA PAZ!!
http://intercessaoeoracao.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Manancial,

Obrigada por seguir o blog, aceito e vou já fazer-lhe uma visita.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Adri,

Muito obrigada!

Retribuo sua oração de benção, pedindo a Deus que a guarde com saúde e paz.

Em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Vanelli...

O que dizer-te homem de Deus? Sou edificada por suas lágrimas, elas regam a vontade de continuar falando do incomparável e ùnico Amor de Jesus.

Deus o abençoe,

Com amor, em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Irmãos do Oração e Intercessão,

A Palavra diz: " Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" Rm 5:6

Ele nos ama incondicionalmente...

Obrigada, Deus os abençoe.

Study in UK disse...

Incidentally, I like the way you have structured your site, it is super and very easy to follow. I have bookmarked you and will be back regularly. Thank you

Wilma Rejane disse...

Hello Study in UK!

It blesses it to God.

Thank You!

Joseane Lopes disse...

Nossa muito bacana esse seu blog,"A tenda na rocha" é bem o que preciso para a minha vida HOJE!É... acabei vim de uma viagem de seis meses ao deserto e AI de mim se não fosse JESUS; estive esse tempo depresiva e este texto fala por mim, eu me ví não em lamaçal mas sim em um buraco, em um calabolço,abismo; fui humilhada,injustiçada,massacrada eu me sentia sucumbida,era como se eu estivesse rodeada por todo o mal que existe, eu tentava sair mas não conseguia... fiquei sem forças a minha fé tinha acabado e a única coisa que me restou foi a ESPERANÇA,nos dias de hoje o inimigo da nossa alma anda tão furioso, ele está tão aldacioso que já sabia QUE EU QUEM REALMENTE É DEUS, então ele me fez pensar que DEUS tinha me abandonado, me lançado para fora da sua presença. Mas... ele nunca vai derrotar, NUNCA vai me destruir pois eu sou EM NOME JESUS um milagre vivo!!! e a DEUS seja sempre dada toda a graça e a gloria.

Karem Feitosa disse...

Wilma querida, Deus me deu esse salmo hoje e essa parte da pomba me chamou atenção, eu sentia que tinha uma revelação como vc mesma disse.Comecei a pesquisar, mas não conseguia encontrar o que eu procurava, até que me deparei mais uma vez com o seu blog e encontrei consolo e a resposta que eu precisava.Obrigada por ser um canal de bênção para tantas vidas. Louvo muito a Deus pela sua vida querida! Um grande abraço!

Wilma Rejane disse...


Querida Karem,

Obrigada pelo motivador comentário e louvado seja Deus por nos revelar maravilhas de amor e poder em Sua Palavra.

Abraço afetuoso.

Pastora Rosa Nascimento disse...

Excelente reflexão. Eu li este verso e de imediato, não entendi.Então, busquei o significado e encontrei, seu blog.
Me emocionei, além da facilidade de se expressar, existe algo de Deus, presente em sua reflexão.
Que Deus, continue a lhe abençoar, poderosamente

Lara Beatriz disse...

Boa madrugada!!! Digo boa madrugada pois o Espírito Santo me incomodou comecei orar. engraçando que Deus me deu uma palavra em salmos 68:13, no primeiro instante não tinha compreendido quando fui buscar mais aprofundar nesse salmo, comecei a ler tudo que você escreveu em meio as lágrimas, vi como é profundo, e muito lindo e grandioso amor de Deus.... obrigada por compartilhar conosco um pouquinho desse conhecimento❣️

andrea disse...

Such a great blog is very difficult to get. I am very happy to join this Blog in today binary.com review

Wilma Rejane disse...



Thank you so much, Andrea!

You will always be welcome, with prayer for the Holy Spirit of God to teach us to love and obey.

Web Designing Company disse...

thank you for such valuable content
this is the best article ive read this year. Serious gold
Highly appreciated content STRONGLY RECOMMENDED...!!!
More Virtual Reality Blogs UK, USA
Bespoke Web Development in Cheap rates
Digital Marketing Services

Adriana Silva ❤️ disse...

Mensagem linda! Glória a Deus! Muito obrigada ❤️ por nós abençoar com está linda mensagem. Amém.❤️

Adriana Silva ❤️ disse...

Amém.❤️ Mensagem linda!

overseas education consultants in pakistan disse...

In the midst of life's folds and challenges, this insightful reflection reminds us that, like a dove with silver and golden wings, our spirit remains free and precious in God's eyes, even in the most humbling circumstances.