Na estrada de Damasco


Estudar a cidade de Damasco, me motivou a relacioná-la com o apóstolo Paulo: Por ter sua conversão ocorrido à caminho da Antiga Cidade e por ter sido esta a cidade onde ele iniciou seu ministério. Sabe-se que na Bíblia, nomes de pessoas e de lugares ganham um significado especial tendo, na maioria das vezes, relação o sentido figurado com o sentido real. Daí, me perguntei: Por que a conversão a caminho de Damasco? Por que o começo do ministério também na cidade? Teria esse lugar alguma mensagem que ainda não descobri?

" E indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco...." Atos 9 do 3 ao 6.

Simbologia de Damasco- A cidade, desde a antiguidade e até os dias atuais, é conhecida por outros nomes, como: " Oasis no deserto", "esmeralda no deserto", "portão do Edén", tudo porque o rio Bahada possibilita vida à região que contém belos pomares e vinhedos. Portanto, caminhar rumo à Damasco, significa: encontrar abundância, saciar a sede, descansar em meio ao deserto( a cidade limita-se ao leste pelo deserto da Síria).

Na estrada de Damasco, Saulo, era deserto, morte, o versículo 1 diz: "Saulo, respirando ainda ameaças e mortes". Em Damasco, ele esperava encontrar autorização das sinagogas para perseguir os cristãos. Deus, no entanto, tinha outros planos: Queiria transformar Saulo. Para isso era necessário que ele "entrasse na cidade"(v6).

Damasco representa Cristo- Jesus disse em João 4:14:"Mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna". Se Saulo, retrocedesse naquele caminho, negando sua experiência, resistindo a Cristo, jamais poderia ter sido Paulo. Mas ele, Saulo, só fez duas perguntas após ter ouvido Jesus e ficado cego pelo resplendor da Luz: "Quem és? Eu sou Jesus", "O que queres que eu faça? Levanta-te e entra na Cidade". Ou seja: "Paulo, em Damasco você terá vida", foi lá que Ananias impôs as mãos sobre Paulo e ele voltou a ver. Agora ele via de uma maneira diferente, era um homem transformado. Mas, foi necessário, "Entrar na Cidade".

Alegoria com Damasco- Damasco também representa todo o processo de conversão de Paulo. Através da história da cidade, pode-se descrever a vida do velho e do novo homem. Existe a antiga Damasco e a atual. A cidade nova cresceu, se modernizou, porém conservou parte da antiga fundação, que pode ser vista em muitos lugares. Cidade antiga: Saulo, a nova: Paulo.

Mesmo quando somos renovados por Deus, ainda conservamos traços do antigo homem, ao que Paulo disse: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo dessa morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado" Rm 7:24 e 25. O velho homem: Tem na carne o pecado, o novo: Serve a Deus obedecendo a Palavra. Quem livrará o homem"do corpo da morte"? Jesus Cristo.

Os Aguilhões, Antiga Damasco- " Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões" (v 5). Aguilhões eram instrumentos usados para ferir escravos e animais. Feitos com uma tira de couro e ruelas de aço, perfuravam a pele provocando dor. Os mais rebeldes (animais e escravos), recebiam o castigo dos aguilhões. As feridas, causadas, incomodavam muito. Paulo estava sendo "ferido pelos aguilhões". Ele estava sendo incomodado pelos cristãos. Ele não podia entender o que essa gente tinha de diferente. Por que eles pareciam especiais? O sermão de Estevão, sua reação ao apedreja-los tudo estava tirando o sono de Saulo. Existiam muitos Porquês que ele não conseguia responder. Mas, o encontro com Jesus, na estrada de Damasco, preencheu todas as suas dúvidas.

Atualmente, a Antiga Cidade de Damasco é um aguilhão para a Nova. Já quiseram destrui-la para expandir ruas. As autoridades só não o fizeram porque a população protestou e a Unesco "imprensou" os idealizadores do projeto. É assim, o pecado, antigo homem, antiga Damasco, incomoda o servo de Deus. O novo homem está sempre em processo de santificação, processo tal, que nunca se conclui, porque, enquanto vivermos; pecaremos. João disse que "mentiroso é o homem que diz não ter pecado". Apenas quando a carne for totalmente desfeita(através da morte) teremos um corpo glorioso e incorruptível, santo eternamente-I Cor 15:42

Entrando em Damasco- " Senhor que queres que eu faça"?(At 9:6). Essa indagação me impressiona! Como Paulo imediatamente se dispôs a servir! E ele estava cego! poderia ter clamado em choro: "não consigo ver! Me ajudem! Senhor me devolve a visão! Me ajudem, um médico, preciso de um médico! Não! O encontro com Jesus, ainda que de forma dramática, tinha quebrantamento, arrependimento, vontade de servir. Paulo obedeceu; "Entrou em Damasco".


Estive na estrada de Damasco- No ano de 2002 tive uma doença grave no olho direito provocada por fungos que infectaram minha lente de contacto. Durante seis meses, depois de passar por vários tratamentos e também muitos médicos, o quadro só piorava. Distante dos filhos e do marido, passei a refletir sobre a vida. O que estou fazendo com a minha vida? Por que estou passando por isso? Eu não tinha respostas satisfatórias, ninguém tinha. Comecei a clamar a Deus por respostas, fui conduzida a ler a Bíblia. Sozinha, no quarto, dia após dia. dormia mais tarde, acordava mais cedo. Será que existe uma história parecida com a minha aqui nessa livro? Alguém que adoeceu dos olhos? O que fez para ficar curado? Ah! Grande e Maravilhoso Deus, tremenda são as tuas obras Senhor! Ali, "na estrada de Damasco" Ele me mostrou quem eu era e o que precisava fazer para ter uma vida com sentido. Ele me mostrou a Salvação!

A história de Paulo, na estrada de Damasco, está muito ligada a minha própria. Ele voltou a ver, eu, perdi a visão do olho direito. Mas, algo muito mais glorioso Deus me mostrou: Eu estava ganhado "olhos espirituais", a partir dali enxergaria muito mais que antes. Paulo, ao cair das escamas, também estava preparado para "uma nova visão". Tenho nova vida, mais feliz e abundante.

Pegue a "estrada de Damasco", "entre na Cidade" e Deus lhe mostrará coisas grandiosas, que só Ele pode fazer.

10 comentários:

Franklin Morais Moura disse...

Eu conheço esta sua história minha amada e atesto que é verdadeira. Gloria a Deus por Cristo em nossas vidas,Te amo muito.

Mariana disse...

CAlma calma amiga, I'm here!!!!!
Estou acompanhando seu blog, mas nao estou comentando... estou passando por uma correria basica por aqui... mas ainda essa semana atualizo o blog, sem falta!
Obrigada por sentir minha falta! Um beijo grande pra vc!!!

Osmar disse...

Que benção de visão!fui muitíssimo abençoado!
Que Deus te abençõe muito mais!
bjo no coração!

Reinaldo Villar disse...

Deus a abençoe irmã, hoje encontrei esse site e gostei muito de seus estudos, gosto muito da conversão de Saulo, (tenho tb um estudo sobre. Deus opera de modo inexplicavel, e precisou que "fechasse o olhos físicos" de Saulo, para que se "abrissem seus olhos espirituais".
A Paz do Senhor

PAULO LUZ disse...

Dou Graças a Deus pela sua vida irmã,o significado de Damasco foi muito interessante, assim como toda a mensagem. vai nessa tua força que o Senhor é contigo.
Um forte abraço.

Unknown disse...

Irmã fui muito abençoada nessa manhã com essa publicação. O SENHOR falou comigo na sua palavra e usou o seu texto para ampliar o entendimento. Louvo a DEUS pela sua vida.

Anônimo disse...

Deus abençoe e use sua vida como usou para falar comigo nesse dia. Louvado seja o Senhor Jesus.

Unknown disse...

Muito bom, parabéns pelo artigo
Vídeos Cristãos

Tanya Flor disse...

Muito Bom seu texto.Deus usa a quem ele quer .Deus quer àqueles que Tem coragem, dinamismo,intrepidez e Fé. Saulo achava realmente que estava fazendo a coisa certa.Mas Ao encontrar- se com Jesus sua cegueira espiritual terminou.Se todos tivessem um encontro REAL com JESUS, certamente a religiosidade daria lugar pra uma Vida mais Espiritual . E é isso que faria a grande diferença no Mundo. A maioria Dos que Deus escolheu para uma missão viviam ou passou de uma certain forma pelo deserto! Se voce nesse momentous, se sente de uma certain forma no deserto, lembre- se disso; Deus pode term te escolhido e o(a) lapidando para uma grande missão, Deus abençoe e proteja a todos nós.

conferencista Alex de Souza disse...

linda essa menmsagem -meus parabens..flçicidades