A visão da amendoeira

"Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir" (Jeremias 1:11,12).

Porque Deus mostrou uma amendoeira a Jeremias? Qual o significado da visão?

A amendoeira é considerada a "despertadora" no pensamento hebraico, visto que de todas as árvores ela é a que floresce mais cedo, muito atenta a oportunidade de florir. As amendoeiras também têem grande capacidade de regeneração não necessitando de podas. A cada ano elas morrem e renascem esplêndidamente tornando-se completamente floridas.

Da mesma forma que a amendoeira se comporta, sendo atenta a capacidade de renascer, de florir, Deus se comporta para com o seu povo. Ele está atento, vigilante, de sentinela para no momento certo cumprir a sua Palavra. Ali onde parece não haver vida, tal qual a amendoeira
tudo volta a florir com mais beleza ainda.

26 comentários:

Conf. Silas Martins disse...

muito bom o estudo, mas acho que poderi se aprofundar um pouco mais.
Tenho uma mensagem que fala um pouco sobre a amendoeira, gostaria de compartilhar com os amigos leitores! nesse mesmo versiculo. a amendoeira tem outra caracteristica interessante, todas as outras avores podem falhar, mas a amendoeirar jamais falha, assim como a palavra do Senhor, ela é infalivel!
A vara de amendoeira tem tembem a capacidade de gerar duas flores numa unica vara, uma rosa e outra branca, uma é doce e a outra amarga, assim como a nossa vida. temos sempre duas historias pra contar uma triste e outra amarga!
Mas a flor branca que é a amarga, se n[ós a mastigar-mos vamos perceber que no final ela tem um gosto de azeite!

Wilma Rejane disse...

Silas,

muito obrigada por seu comentário. enriqueceu o estudo.

Deus o abençoe.

momo disse...

A PAZ DO SENHOR:gostei!pois não conhecia esta arvore, e o comentario do Silas me chamou para mais uma linha de raciocinio,pois:quando Deus disse a jeremias estas palavras ele estava dizendo:a flor branca,minha palavra è doce e velo por ela.Castigo quem eu amo com uma ira branda, no começo amarga.(flor rosa è quase vermelha)mais no final tem sabor de mel.(azeite).

Davi dy camargo disse...

Prezada irmã,seus estudos é muito legal,por ser resumido e bastante objetivo em seu conteúdo.Percebo que a irmã aborda grandes estudos do AT que são bastantes esquecidos pelas igrejas atuais,mas na realidade são de extrema importância para aqueles interessados em crescer no conhecimento da palavra.Lamentavelmente,o nosso povo hoje só quer saber de "Pentecostes" e mais nada.Mas uma coisa é certa:"ALIMENTO PARA A ALMA VEM SOMENTE ATRAVÉS DA PALAVRA" e tem mais..."CONHECI JESUS ATRAVÉS DA PALAVRA E SOU FIEL ATRAVÉS DA PALAVRA"
Nenhum outro "Mecanismo Espiritual" pode me trazer Avivamento Pessoal senão Bíblia Sagrada!
Na minha opinião,não existe Avivamento sem exposição da palavra!Caso contrário ficarão num clima de "Latas vazias" que só expressam barulho.

Desde já agradeço!

Davicamargo.blogspot.com

Sol Maria Rodrigues disse...

E A amendoeira é uma árvore tão bonita, que Drummond também escreveu sobre ela. Aliás, falou com ela: Fala Amendoeira.
Belo o seu estudo viu!

eliseu costa disse...

exelente, no original Deus disse, quechoquete ani ali derivari lasto.Viste bem porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir.viste bem no original Deus disse,quechoquete,parabéns. porque ele identificou a visão,apesar de naõ entender, ele não compriendia a visão,mais parabéns para ele, porque ele identificou a visão,Deus sempre chega primeiro.não -se preucupes com o amanhã Deus estava dizendo,eu vou chegar na frente, sou o teu chacadi ,a tua amendoeira.

Moacyr Rosas disse...

Muito bom. Eu desconhecia o significado desta passagem. Tirou a minha dúvida.

Pastor Eleoni disse...

Pastor Eleoni;
vibrei com a palavra,muito edificou-me ,continue o senhor a lhe inspirar para edificar vidas através da palavra.

minifilhasara disse...

corriAmada, que beleza este blog. Que beleza de mensagens. Curtas e objetivas. É bom que nos dá tempo para refletir e fica com o gostinho de quero mais...
Louvo a Deus por pessoas como você, que apresenta a beleza da palavra de Deus.
Já estou te seguindo não posso deixar pra lá o que é bom. Posso copiar suas mensagens de vez em quando, para colocá-las no meu blog?
Visite-me e será um prazer recebê-la.
Meu blog tem o nome do ministério que Deus me deu para servi-lo, na verdade um princípio curador para a vida da mulher.
Entre lá e conheça mais. Bjs e paz!

Wilma Rejane disse...

Olá Denise, seja bem vinda!

A beleza está na Palavra de Deus e no que Deus faz através dela, não é mesmo?

Podes copiar os artigos que quiseres irmã, é só citar a fonte.

Obrigada, Deus abençoe seu ministério.

Em Cristo.

José Rodrigues disse...

A paz do Senhor,que Deus em Cristo te abençoe com toda sorte de bençãos espirituais e materiais,que continue dando aos leitores a oportunidade de apresentar a Deus uma adoração viva,santa e agradável
"com entendimento".

Isaac Santhiago disse...

Graça e paz a todos em Cristo Jesus

O meu povo é destruído por falta de conhecimento Os.4 v6 .
O que está faltando hoje é um real conhecimento dos textos sagrados,Parabéns a todos os irmãos que tem contribuído com este blog dando a real exegética da palavra de Deus.

Marlúcia Tomé dos Santos disse...

Tenho pensado como temos que interceder pelas pessoas que são usadas por Deus para nos trazer os tesouros,o maná escondido contido em sua palavra.Deus me trouxe a esse blog e tenho sido alimentada pelas mensagens que,verdadeiramente,vêm do coração do Senhor para nossa edificação.A palavra produz fé.Que você receba em dobro td que temos recebido da parte do Senhor através dessas mensagens.GRAÇA E PAZ!!!
MARLÚCIA

Marlúcia Tomé dos Santos disse...

Tenho pensado como temos que interceder pelas pessoas que são usadas por Deus para nos trazer os tesouros,o maná escondido contido em sua palavra.Deus me trouxe a esse blog e tenho sido alimentada pelas mensagens que,verdadeiramente,vêm do coração do Senhor para nossa edificação.A palavra produz fé.Que você receba em dobro td que temos recebido da parte do Senhor através dessas mensagens.GRAÇA E PAZ!!!
MARLÚCIA

paulo cesar disse...

gostei muito dos comentarios sobre a amendoeira Deus mostrou a jeremias as condiçoes que se encontrava israel uma vara sem vida da amendoeira,porem da mesma forma que a vara floresce e nasce novamente linda e espledonrosa ,Deus cumpre toda a sua palavra para restaurar novamente um povo morto na idolatria e afastados de deus.mas para isto deus precisa de homens e mulheres para fazer a diferença como mfez o profeta jeremias nos seus dias,estamos preparados?Deus que te usar poderosamente. amém

Missão ide disse...

GOSTEI, E RECOMENDEI NO GOOGLE E NO FACEBOOK OLHA TUDO QUE VEM DE CIMA É BOM E SEUS ESTUDOS VEM DE DEUS, ISSO FAZ UM BEM AO CORAÇÃO!

léo hiraguchi disse...

a paz do senhor meu nome é Leonardo hiraguchi gostaria de tecer um comentario: ela [ vara de amendoeira]também é nesse caso confirmação do ministerio do profeta pois vem logo depois de DEUS o chamar,e a expressão vara de amendoeira pro judeu quer dizer pressa DEUS estava com pressa que ele falace ao povo: exemplo que temos a vara de Arão que floreceu e produziu amendoas...

Unknown disse...

Gostei das suas interpretações. Sem súvida as usarei para ilustrar meus sermões. Claro... informarei a fonte. A paz.

Vanilda disse...

Hoje,vi uma pregação muito linda sobre esse tema,e resolvi pesquisar sobre a amendoeira.Achei esse blog,e estou maravilhada com as interpretações que Deus tem dado a cada um.que Deus continue os abençoando.E assim que eu meditar nessa palavra novamente postarei meu comentário aqui,já salvei nos favoritos.Abraços a todos.Vanilda

Artur disse...

Acabei de entrar no grupo, e achei lindo a mensagem e muito mais os comentários que são feitos, que acrescenta a nossa vida espiritual.

Unknown disse...

ola querida irma estou muito feliz em poder saber quantas coisas boas existem na internet e uma delas e o seu blogger quanta sabedoria DEUS coloca pra voce estar passando para nos.

Edna Peterli disse...

A paz do senhor Jesus!
muito boa a palavra do irmão Silas, estou aprendendo Teologia com meu Pastor na Igreja ADNV - Assembléia de Deus Nova Vida, e realmente foi isso que ele nos explicou.

Josias Chiarato disse...

Olaa, paz a todos...
Gostei de tudo qye li,,, sabia sobre a "amendoeira" que era uma arvore muito resistente, tipica p sobreviver no deserto. E que quem p se observar uma amendoeira, deve_se viver muito. Gostei das flores e tudo mais. Que o Espirito Santo tenha longos dias sobre a vida de todos. Amém !

Unknown disse...

Muita linda essa mensagem que DEUS continue abençoando poderosamente a irmã em Cristo Jesus

Unknown disse...

Bom dia a todos !

Essa madrugada- 31/03/21 sonhei com uma amendoeira à beira da estrada... serana...nunca tinha visto uma amendoeira florida. No sonho ela tinha as flores meio rosadas, num tom mais puxado para o lilás. Deus tinha me dado na Bíblia essa passagem de Jeremias há uns meses atrás e eu nunca soube o porquê disso.... meses depois, veio a resposta.Tem um significado muito pessoal e espiritual para mim. Deus é fiel e bem real, para os que não crêem, um dia vão ter uma experiência com Ele. Nossa que Deus lindo

Unknown disse...

Pr. Edson Mauricio
gostei muito do comentário estou falando justamente desse
assunto, e vou aproveitar essas explicações para encaixar na mensagem.