Como os Recabitas




“ E pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: nunca bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; (Jr 35-5)”

Os Recabitas eram uma ordem religiosa nômade fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX a.C. (II Reis 10:15-33) não moravam em casas nem usavam qualquer produto da videira. Até a época da narrativa de Jeremias permaneciam fiéis ao estilo de vida implantado pelo fundador: Jonadabe, filho de Recabe. Eram 250 anos de fidelidade.

Jeremias estava no templo, quando, dirigido por Deus, usa os Recabitas de exemplo para doutrinar os rebeldes de Jerusalém e Judá.

Não era próprio dos Recabitas morarem na cidade. Estavam em Jerusalém, fugindo dos exércitos Sírio e Caldeu. Eles sempre se justificavam perante o povo, pois, por muito tempo habitaram em tendas no deserto.

Acredito que a cidade era muito mais tentadora para eles: Vinho a vontade, casas confortáveis, convites generosos, porém, nada disso era suficiente para fazê-los desistir do seu voto.Deviam ser chamados de tolos, fanáticos ou coisas do gênero. Deus, no entanto se agradara deles pela obediência e persistência no bem.

“As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, que ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas, pois não beberem até este dia, antes obedeceram o mandamento de seu pai,: a mim porém, que vos tenho falado, madrugando e falando, não me ouvistes... Tenho enviado profetas, dizendo convertei-vos, porém não me obedecestes” Jr. 35-14,15”

Quantos seguem fielmente o seu time de futebol, seu grupo de Rock, seu grupo de amigos, e abandonam totalmente a Deus? Alguns dão a vida pelas empresas que trabalham, pelo País, pela sua forma-física, pelos seus ideais e negligenciam totalmente o relacionamento com Deus.

Deus quer que tenhamos uma vida abundante com: diversão, amigos, trabalhos, bens, família e sobretudo não esqueçamos de ter comunhão com Ele. No Evangelho de Lucas (12: 20,21) Jesus conta uma parábola sobre um homem rico e trabalhador, ele havia prosperado tanto que aumentou todos os celeiros para guardar seus bens, PORÉM, negligenciou seu relacionamento com Deus.

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”.

Os Recabitas temiam a Deus, e a conseqüência foi a obediência aos princípios éticos familiares. Deus não os deixou desapercebidos no que os abençoou grandemente. Assim também é para conosco. O mundo necessita de Recabitas, que chamem a atenção de Deus e sirvam de exemplo para os apóstatas.

Wilma Rejane.

11 comentários:

Geografia Bíblica disse...

A Paz do Senhor Wilma,

Muito interessante o texto, um excelente tema para uma pregação. É sempre bom descobrirmos blogs e sites interessantes e que tenham conteúdo, seu blog foi um achado em tanto.

Aproveito a oportunidade para agradeço-lhe pela visita ao meu blog e convidá-la a continuar viajando pelas cidades em que o apóstolo Paulo percorreu desta vez é a cidade de Atália.

Sds em Cristo,

Eber

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Pouco se sabe a respeito dos recabitas, além do que diz o capítulo 35 do Livre de Jeremias. No entanto, é interessante verificar que Jonadabe buscou resgatar o modo de vida dos patriarcas Abrão, Isaque e Jacó, os quais um milênio antes deles também peregrinaram naquela terra no meio dos povos cananeus. Da mesma maneira, nos tempos de Jeremias, os recabitas serviram de exemplo para a geração idólatra que anos depois foi deportada para o cativeiro babilônico, lembrando aos israelitas que deveriam ser fiéis à aliança feita com Abraão quando este tinha somente a promessa da terra. Que fim levaram os recabitas, não sabemos. Porém, hoje Deus tem nas igrejas aqueles que seguem os exemplos de seus servos do passado.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE LHE FAZER UMA PERGUNTA?
OS RECABITAS, QUEM SÃO ELES HOJE??
É UMA CURIOSIDADE E CREIO QUE ELES AINDA EXISTEM POIS FORAM ABENÇOADOS PELO SENHOR NA ORAÇÃO DE JEREMIAS.

OBRIGADO E ABRAÇO FRATERNAL EM CRISTO JESUS!!!!!!

Anônimo disse...

A notícia mais recente que tenho sobre os Recabitas, encontrei na internet, no site:www.jesusvoltara.com.br. Fala que foi descobero na Arábia, perto de Meca, uma tribo que se dizia descendente de Jonadabe (líder Recabita). Diz ainda, que mais recentemente, foi descoberta perto do Mar Morto, uma tribo beduína que se dizia descendente de Jonadabe.

O Rodrigo Luz também nos trouxe uma observação valiosa:Deus tem hoje, nas igreja, àqueles que como os Recabitas,obedecem à Palavra.

ESTUDANTES DE HISTÓRIA disse...

A paz do SENHOR querida;

Maravilhosa mensagem, parabéns!

Marcelo Pires-Teresópolis

maranata disse...

PELO QUE ENTENDI ELES ERAM RELIGIOSOS PARECE Q NAO AGRADAVA O SENHOR

Unknown disse...

Sim irmaos Deus sempre se agradou da obediencia,submissao,reverençia pois e isso que nos e passado do Genesis ao Apocalipse mas o povo que se chama pelo nome de Deus, e o qual menos e percebido por essas virtudes visto que tem a Deus apenas por salvador mas nao por Sr de suas vidas

ilma costa disse...

A paz Amado irmão! Creio que temiam a Deus sim,pois no versículo 19 do capítulo 35 Diz:"portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de israel: nunca faltará homem a jonadabe,filho de Recabe, que esteja na minha presença todos os dias."

Flávio domingueti disse...

Vi o exato texto em outro site,qual a fonte e sua origem?

Wilma Rejane disse...



Oi Flávio,

Esse foi um dos primeiros textos que escrevi para este blog, é de minha autoria.

Existem muitos textos nossos espalhados pela internet sem os devidos créditos, cheguei até a bloquear conteúdo contra cópia, mas não adiantou muito. Assim, vamos prosseguindo essa obra com a consciência tranquila de que estamos buscando a vontade e a direção de Deus, com falhas, certamente, contudo, almejando o melhor.

Quando copiamos algo de outros sites a fonte é citada e com link.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

A paz do senhor Jesus Cristo tirei esssa palavra em oração pela manhã falou muito comigo, Deus abençoe à todos.