El Roi - Deus Que Me Vê


"E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto..." Gn 16:7


El Rói- O Deus Que Me vê : A expressão “El Roi”
, foi usada pela primeira vez na Bíblia por Agar, escrava de Sarai e Abrão. Ela se encontrava em momento de grande angústia, porque estava fugindo da casa de seus senhores. Grávida e humilhada. Ela não era completamente inocente, estava provocando conflitos e precisava aprender lições sobre humildade.

Agar, cansada de caminhar pelo deserto, em direção a Sur, para próximo a um poço, na intenção de renovar as forças e prosseguir. É quando um Anjo aparece para lhe confortar, dizer que volte. Com grandes e firmes promessas se despede. No encontro de Agar com o Anjo, ocorre a Teofania, termo usado para designar a aparição do próprio Deus ao homem, de forma que esse possa suportar.

O próprio Deus aparece para Agar, enquanto esta estava em um deserto, triste, desolada, cansada, cheia de amargura.“E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és o Deus que me vê; Porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?” Gn 16:10. Ele nunca deixou de enxergar Agar, Ele viu cada segundo de sua vida. Quando partiu de madrugada, apressadamente. Ele viu e ouviu o choro e os pensamentos da escrava, o clamor do seu coração.

Você tem dúvidas de que Deus lhe vê? Saiba que jamais Ele tirará os olhos de Você. A Bíblia diz que Deus tem a conta dos nossos fios de cabelo, dos que estão sobre a cabeça e dos que se foram também (Mt 10:30). Ele tem a conta de cada lágrima que derramamos: “Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas no teu livro” Sl 56:8. Não importa onde estejamos Deus sabe, Deus vê.

Ele achou o profeta Elias em uma caverna, em um lugar deserto (I Rs 19:8-9) Ela viu Cornélio, enquanto orava e enviou um anjo para providenciar sua salvação (At. 10). Deus sabia onde estava Paulo quando pediu para Ananias ir ao seu encontro: “Ananias, levanta-te, vai a Rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem chamado Paulo de Tarso, pois eis que ele está orando” At. 9:11. Aleluia!

Ele quer lhe fazer promessas e dizer “volte para casa”, como fez com Agar

Ela fugia, e não poderia ser feliz, enquanto não plantasse a paz em seu coração e reconhecesse em seus senhores autoridade e gratidão. Agar recebeu refrigério de Deus, quando parou junto ao poço. Pare junto à fonte de Água Viva que É Cristo e receba Suas promessas. Ele está a lhe esperar, Ele te quer de volta para casa, para te fazer uma grande nação, assim como disse a Agar.

A Essa escrava, coadjuvante da promessa feita a Abraão, porque concebeu de forma imprópria, errônea, Deus não desamparou. Ele acolheu em seus braços, como filha querida. Sabe, ainda que sua vida esteja cheia de erros, você esteja caminhando pelo deserto, em busca de água, de forças para prosseguir. Deus é o Deus que te vê. Se achegue a Ele e Ele a receberá de todo o coração.

“Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” Jr 29:12-13.

Que o Deus que nos vê, encontre morada em nossos corações.

Por:Wilma Rejane.
Baseado em Gênesis 16.

12 comentários:

Victor Fernandes (: disse...

Boa noite amiga , queria ser parceiro do teu blog , aguardo tua resposta no meu blog ...
www.ojovemadorador.blogspot.com
Grato , Victor Fernandes

- Fiquem com Deus

Wilma Rejane disse...

Oi Victor!

Entrarei em contato sim, jovem adorador.

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Quando entrou neste Blog sinto o meu coração bater mais forte pela riqueza que se encontra nele.
Que Deus continue te abençoando.
Deixe o meu link do meu blog aqui.
http://pregadorsebastiandhias.blogspot.com

Unknown disse...

Paz do Senhor...
Quanto procurei um site, um blog que tivesse uma explicação melhor dos textos da biblias...histórias que edificam nossas vidas mas que muitas vezes lemos, lemos mas na verdade nao sabemos o que verdadeiramente quer nos ensinar...continue esse vaso moldado nas mãos do Senhor....que Ele te capacite cada dia mais....
Vc é uma benção para aqueles que precisam ser edificados na ROCHA(Biblia) de Deus.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima irmã em Cristo, Wilma Rejane, saudações fraternas!
Lendo e meditando esse texto, lembro-me que há uns 25 anos atrás já havia estudado sobre "El Roi", e nunca mais lí algo semelhante. Agora, sondando seus escritos, pude deparar mais uma vez com este motivo textual tão encantador. São poucos que reconhecem o Deus que tudo vê!
Agrada-me muito ver este atributo divino sendo explicitado de maneira tão esclarecedora como a sua postagem. Agradeço a Deus por me trazer esta lembrança.
Saúdo-a com a Paz do Senhor e que Ele sempre volte Seus olhos para você.

Pr Jefferson Antunes disse...

Paz do Senhor , quando encontrei este blog, logo senti que achei uma mina de ouro pois é muito rico nas menssagens postadas, Deus continue a lhe abençoar e a usar desta forma maravilhósa, quando puder de uma olhada em meu blog e jude-me a melhoralo ok prjefferson1964.blogspot.com, fk com Deus.

Banda El Roi disse...

Olá,párabens pelo seu blog e por deixar as ideias bem claras de modo que os que não possuem o entendimento do evangelho possam absorver a mensagem perfeitamente,faço parte de uma banda de nome El roi,esse post me chamou atenção e gostaria de pedir a sua autorização para posta-lo no blog que ainda está em construção,juntamente com um link do seu blog,desde já grato...e que o Senhor nosso Deus continue abençoando vc!

Wilma Rejane disse...

Olá irmão!

Está autorizado.

Sucesso com a banda, Deus os abençoe.

Mirian Poppe Araujo disse...

Excelente mensagem, parabéns. Que o Senhor te abençoe sempre, como tem nos abençoado.

PRA. MILENE COLARES disse...

OI WILMA QUE CRACINHA VC E , OLHA AMEI A SUA PAGINA ,ME CONQUISTOU QUERO TER MUITOS CONTATOS COM VC BJS MILENE COLARES

Anônimo disse...

Bençao de Deus, pagina inspirada por Deus.

Honório André disse...

Honório André é o meu nome, que Deus possa iluminar e capacitar ainda mais, pois é uma benção essa descrição feita no encontro da Agar com Deus.
Muito obrigado, por nos fazer lembrar que, independentemente quere seja a situação, Senhor nos vê!