O Justo Como Palmeira


" O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano" Sl 92:12

O versículo fala da Palmeira e do Líbano, que lições poderíamos aprender com essas duas plantas?

Parte I- A Palmeira

Se adapta bem em qualquer ambiente: zonas rurais, urbanas e interiores. Seu tamanho varia de acordo com seu aproveitamento e condições ambientais. Podem crescer até 10 metros ou mais. Da planta, aproveita-se tudo produzindo: fibras, oléos, ceras, etc. Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira.

Sendo palmeira
A Bíblia, no mesmo Salmo, indica o melhor lugar onde o "cristão palmeira" deve ser plantado:"Os que estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus". Adubada pela Palavra de Deus, a planta cria raízes firmes e profundas.

Palmeiras se destacam, são visíveis a longas distâncias. Assim é o servo de Deus, é notado pela sua maneira especial de ser, seu amor e testemunho alcançam vidas mesmo que estas estejam em lugares longíguos.

A resistência a ventos e tempestades é uma outra característica da planta. Elas balançam, perdem folhas...mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo.

Em Janeiro de 2005, um tsunami devastou a Indonésia.As imagens que percorreram o mundo mostraram casas sendo destruídas, prédios sucumbindo a força da água, muitos destroços e pessoas sendo arrastadas. Em meio ao terrível cenário, víamos palmeiras intactas e pessoas agarrando-se a elas para sobreviverem.Uma mulher de 23 anos(Melawati ), da província de Aceh, sobreviveu cinco dias agarrada ao tronco de uma palmeira, em alto-mar. Foi resgatada por um barco pesqueiro.

assim é com o justo; sujeito a "ventos fortes e tempestades". Por vezes, saímos tão machucados, mas, a graça de Deus nos sustenta nos dando vida e vigor para amparar os mais fracos.

"Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, O Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus" I Cor 1:4.

Da palmeira tudo se aproveita
Gosto de recitar Romanos 8:28 "Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus".
Deus, transforma situações de derrota em vitória. Nada é em vão para o cristão, obediente a Palavra.

Não foi assim com Jesus? Satanás achou que o tinha derrotado com a crucificação. Mas, foi justamente ali que consistiu a maior de todas as vitórias.Foi quando o apóstolo Paulo se sentiu fraco que Deus lhe falou: " Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" II Cor 12:

A "ventania" sopra, arranca folhas, espalha as flores e quando cessa tudo, lá está o servo obediente, tal qual a palmeira: Ilustre vencedor, mais forte, pronto para florescer e renovar as forças.



Flores de Palmeira
florescem numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações. Os insetos especialmente as abelhas, encontram ali alimento e contribuem com a polinização.

Depois das flores;os frutos. Sendo "Cristão palmeira" os frutos são abundantes, o ano inteiro, independente da estação. As abelhas representam os sedentos, ávidos por alimento para a alma saciando-se do néctar do cristão. Comparo o néctar ao Espírito Santo que tem poder para convencer o homem "do pecado, da justiça e do juízo" Jo 16:18.

As abelhas são como a mulher samaritana: levam as boas novas a outras que passam a "beber da mesma fonte".

Que essa comparação Bíblica esteja sempre escrita em nossos corações. Que Deus nos abençoe.

Por: Wilma Rejane

Fontes: Imagem da flor de palmeira: olhares.aeiou.pt
BBC Brasil-Melawati
Ambiente em foco
Trilhas da ESALQ

13 comentários:

Kleyton Martins da Silva disse...

MUito bom o seu texto, como outros que já li, que Deus continue abençoando assim. Viste www.okerux.blogspot.com.

PORTAL EVANGELISMO disse...

ENCONTRO RENOVO ESPIRITUAL EM CADA PALAVRA QUE LEIO NESTE SITE CADA MENSAGEM ME FAZ VER O PODER DE DEUS NA VIDA DAS PESSOAS QUE O BUSCAM

PORTAL EVANGELISMO disse...

SÃO BENÇÃOS DO CÉU CADA MENSAGEM QUE LEIO. VIDA PARA MEU CAMINHAR COM CRISTO. O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO.

aline maziero disse...

que maravilha cada texto acabei de acha-los e estou muito renovada como a muito não me sentia,obrigado

Ivaldo Batista disse...

Graças a DEUS, eu sou PALMEIRAS duas
vezes. A primeiras sou Cristão Palmeiras, a segunda eu torço para o Palmeiras, é por isso que o Verdão é forte...

Maria Diná de Paula Bueno de OLiveira disse...

\olá
Acabei de ler esta parte sobre o Justo e a palmeira, no livro " Qdo o inverno chegar" A conclusão é: Enquanto caminho em direção à minha pp velhice, meu desafio é permanecer"viçosa e verdejante, para proclamar que o Senhor é justo"estas palavras do autor são tb minha intenção de permanecer nelas.M. Diná

Wilma Rejane disse...


Olá Maria Diná, graça e paz de Jesus!

Seu comentário me deixou feliz e ao mesmo tempo triste. Se você leu parte desse artigo em um livro, significa que alguém copiou aqui do blog e assumiu autoria (algo desleal).

Fiz esse artigo em 2008 e conferindo fontes no final do artigo, percebe-se que dizem respeito da botânica.

É lamentável. Pesquisei na internet esse livro que me falaste e vi se tratar de um autor internacional e premiado, quem vai acreditar que ele copiou daqui do blog?

O perdoo pelo delito e mantenho consciência pura (quanto a isso) diante de Deus.

Obrigada por comentar.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...


Amada leitora Maria Diná,

Me perdoe, mas não me conformei com o fato da irmã dizer que esse artigo está como trecho de um livro. procurei o livro, li e felizmente percebi que não há semelhança alguma entre esse artigo e o livro do Jaime Kemp "quando o inverno chegar".

Realmente ele cita o verso Bíblico 'O justo como palmeira", mas faz observações bem diferentes das minhas. Glória a Deus!

Sou insistente, viu Maria? E também gosto de que justiça seja feita.


Obrigada, querida.

Deus a abençoe.

Unknown disse...

que benção nao tenho outra palavra p´ra espressar , que benção. deus continue te abençoando minha irmã.

marcos disse...

bom dia a \paz do senhor
queria dizer que foi muito interessante gloria a DEUS pela sua vida mas esta escrito no salmo 92 vs 12 amem DEUS ABENÇOE.

Unknown disse...

Amei um estudo abençoado que nos podemos ser como crentes palmeiras

Unknown disse...

Oi vou pregar tamar que o significado e palmeiras e td q li aqui caiu com q a tamar e na bíblia Deus n podia te dado nome melhor para ela n é me ajudou bastante ma minha pesquisa e confirmo com qual tamar eu ia pregar já q tem 2 que Deus te abençoe

Clevi disse...

Linda palavra e comparação