A Caminho do Sepulcro Vazio

Era já o terceiro dia do sepultamento de Jesus. As primeiras horas do domingo. Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago( Lc 24)   se dirigem até o sepulcro na intenção de ungir o corpo do Mestre. Juntas carregam especiarias compradas no mercado de Jerusalém e algumas outras que com muito zelo prepararam. Durante o percurso, conversam sobre como seria bom se Jesus estivesse vivo, recordam momentos compartilhados com Aquele que lhes  despertou o verdadeiro dom de amar. Mas, as mulheres tinham alguns temores, segundo o Evangelista Marcos, “elas diziam umas para as outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro”? Mc 16:3

É admirável a determinação das discípulas de Jesus. Elas sabiam que podiam encontrar guardas romanos à entrada do sepulcro  impedindo-as de completar a missão. Sabiam que na rocha virgem,
preparada para repouso do Messias, existia uma entrada lacrada com enorme pedra pesada, cuja remoção, dependia de força física que apenas os homens teriam. Ainda assim, não desistem. A atitude das mulheres parece ser digna de louvores. Afinal, quem mais, diante de tantos obstáculos, intentaria ungir “o morto”?!

Quando enfim, chegam ao sepulcro, encontram um cenário bem diferente daquele que desenham na mente: Nem soldados, nem  pedra impedem a entrada no local. O sepulcro está totalmente vazio! Admiradas, elas ficam ali por alguns instantes: “Para onde  levaram o corpo de Jesus? Precisamos descobrir.”. Perplexas, quase desmaiam de  temor quando dentro do pequeno ambiente, surgem dois varões com resplandecentes vestes a lhes falar:

“Por que buscais o vivente entre os mortos”? Lc 24:5

Notem que os anjos repreenderam as mulheres: “Vocês estão procurando a pessoa certa, porém, no lugar errado”. Essa palavra mexeu comigo. Quantas pessoas estão agindo como as mulheres a caminho do sepulcro? Empreendendo tempo, esforço, determinação e esperanças na direção errada. Querem a coisa certa, mas procuram no lugar errado.

Alguém exclamaria: “Mas elas amavam a Jesus”! Sim, somente não perceberam que as coisas mudaram. Que precisavam sair do passado, e viver o hoje. Colocar a fé em ação. “Buscar o vivente entre os mortos” significa limitar o que não é limitado. O sepulcro era nada diante do Mestre. Toda aquela situação de morte foi vencida pelo poder redentor, aleluia! As mulheres precisavam de olhos espirituais, para enxergarem além do natural. Havia uma pedra que precisava ser removida bem em seus corações.

Quantos de nós não estamos “a caminho de um sepulcro vazio”, buscando felicidade onde não existe? Revirando cadáveres? Presos em uma atmosfera fétida? Comprando e preparando aromas para “perfumar” o que não deve ser perfumado, mas refeito. O perfume não deve ser um paliativo, mas um remédio que adentra as profundezas do ser. E Jesus é esse remédio. Apenas Ele tem domínio sobre a vida e a morte. Ele as venceu! E Ele mesmo é o que diz: “Por que procuras o vivente entre os mortos?! Eis-me aqui. Entrega-te a Mim”.

O Jesus, que as mulheres buscavam ainda é cultuado hoje. Multidões caminham Para sepulcros vazios em busca de encontrar felicidade e paz. Mas não encontram. Porque sepulcros são lugares de morte e não de vida. Jesus está vivo! Ele age, hoje, agora mesmo. E a fé verdadeira, Bíblica, que conduz a salvação eterna, acredita nesse Jesus. Que operou no passado e continua operando hoje e em todos os séculos, para sempre, eternamente. Ele É o mesmo. Não é o Cristo histórico, mas real que não se limita a tempo, espaço ou circunstância.

“Por que procurais o vivente entre os mortos”? Lc 24:5

Convido-o a uma reflexão: Onde procuras por vida? Caminhas para o sepulcro? Vives em um ambiente de tristeza, pranto e temor? Seus esforços têm sido vãos? Os “aromas” de paz somem com facilidade? Precisas comprá-los, prepara-los?  Mude de direção.

Jesus está vivo. O lugar de sua sepultura está vazio. É a única sepultura do mundo que não conseguiu segurar “o morto”. Ela é testemunho para as nações, daquilo que Deus preparou para os que O buscam. Se com Cristo estamos, vencemos a vida e a morte. É uma louca mensagem que só pode ser vivida através da fé. Da  fé que está bem ai, dentro de você. Deixe o caminho do sepulcro. Busque o Verdadeiro Cristo, com todo vosso coração e força. A pedra já foi removida. Não existe obstáculo.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é pela sua carne. Jesus Cristo é o mesmo, ontem hoje e sempre” Hb 10:19, 20 e 13:8.

Amém.

Wilma Rejane.

17 comentários:

Clécia Ferreira disse...

Amém!
Deus os abençoe!
Abração!

Paulo César Alves disse...

Apaz do Senhor, Sou Pb. Paulo César
eu gostei muito desse blog, já tenho tirado muitas mensagens para pregação do evangélio e aprendido muito com esses estudos abençoados,
que Deus continue lhe abençoando em sabedoria e em conhecimento,amada irmã, amem.

Unknown disse...

A paz do Senhor
As mensagens que a irmã posta em seu blog são como dizem os pregadores pentecostais: "vem do alto", além de ter me edificado tem me ajudado nas ministrações. Deus abençoe
JESUS ESTA VIVO! HOJE EU FALEI COM ELE.

irmão marcos disse...

estou muito feliz.com esse blog.tencido uma bençao em minhavido...

denilson disse...

amem e que deus te abencoe,

WANDERSON disse...

Wanderson Canuto... Que benção este blog, desperta em nos o desejo de observar os detalhes da Biblia, e coisas que sempre tenho apreço na palavra de Deus os detalhes que nos traz grandes reflexões, continue pois continuarei daqui apreciando e observando ainda mais estes detalhes.

Silvia Ferreira disse...

Mensagem abençoada.. parabéns pela interpretação.. muito interessante!

Unknown disse...

gloria Deus! quanta unção que Deus te deu munha irmã! não tem felicidade maior que encontrar este tesouro, que é a revelação da palavra de Deus. que o Senhor Deus te use cada vez mais!

onecino disse...

Paz do Senhor!Esse blog tem sido uma benção na minha vida. Tenho tirado muitas pregações, Deus continue te abençoando serva do Deus Altíssimo.

joao bambo disse...


A PAZ DE JESUS CRISTO, QUE VIVE PARA SEMPRE ESTEJA CONSIGO.

Apraz me bastante agradecer pela interpretação da palavra de Deus: " Ressureição do Senhor" estou certo que a irma foi bastante inspirada pelo espirito santo. e rogo que o mesmo espirito santo te conserve, te guie e ajude a envagelizar-nos, acender a luz nas trevas.

O Nosso Senhor Jesus Cristo aumente cada vez mais a sua FÉ.

Seja Louvado Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de DEUS VIVO.

Unknown disse...

Eu tenho mim alimentado com essas palavras tão profunda.
Minha irmã Wilma continue sendo essa bênção.

Unknown disse...

Obrigado por essa palavra tão edificante.

Unknown disse...

NOSSA MUITO BOM ESTE BLOG....DEUS SEJA GLORIFICADO EM NOSSO MEIO.

Unknown disse...

QUEM QUISER TROCAR UM POUCO DA PALAVRA DE DEUS COMIGO É SÓ CHMAR NO ZAP..085985691501

dina celestino disse...

A Paz do Senhor sou pastor da Ass de Deus meu nome è Izael Ferreira linda massajem eu me alegrei muito e gostei da tradução Aleluia

Mayka Lopes disse...

Prezados, quero usar a imagem acima para uma publicação minha.
Como devo referenciá-la?

Wilma Rejane disse...



Oi Mayka, tudo bem?

Essa imagem é de domínio público, consta no banco de imagens Google, não precisa citar o blog como fonte.

Abraço.