A Cura do Cego em Betsaida

Esse trecho das Escrituras é misterioso, polêmico: Por que Jesus unta os olhos do cego com cuspe? Por que o cego vê homens como árvores? Dediquei-me a essa leitura na perspectiva de que me fossem reveladas respostas para alguns desses questionamentos. Sei, contudo que existem muito mais lições nessa passagem do que as que relatarei nesse artigo.

Marcos 8: 22 a 26

“E chegou a Betsaida e trouxeram-lhe um cego e rogaram-lhe que o tocasse, e tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos disse: vejo homens como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima; e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa dizendo: Nem entres na aldeia nem o digas a ninguém na aldeia”.

  • O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu tempo lá. 
  • Ele foi levado até Jesus por alguns homens 
  • Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre
  • Primeiramente cuspiu em seus olhos
  • O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores   
  • Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima    
  • O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa   
  • Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: “viu cada homem claramente”
  • Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia

 Sobre a aldeia de Betsaida:

•    Jesus costumava orar nesta cidade Mc 6:45
•    Aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes Lc 9:10
•    Os habitantes desse lugar eram incrédulos Mt 11:21

Utilização da saliva de Jesus nos doentes

Este é o segundo milagre relatado no Evangelho em que Jesus utiliza sua saliva. Em Marcos 7:31-37 Ele retira um surdo mudo da multidão, molha a língua do mudo com cuspe e em oração a Deus diz: Efatá, isto é, Abre-te, o homem fica totalmente curado.

O Cego em Betsaida

Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em: corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação.

Homens Como árvores

Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia desses elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.

Jesus o Fez olhar Para Cima

Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão.

Viu Cada Homem Claramente

A partir de então, os homens já não seriam árvores, ele não dependeria mais deles para sobreviver. Homens seriam homens. Iguais a ele, nem melhores nem piores. O ex-cego ganhara uma nova visão do mundo.

Jesus mandou-o de volta para casa

Os relacionamentos familiares também foram restaurados. O ministério dele começaria em casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.

Milagre em etapas

Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou, tocou não apenas seus olhos, mas seu coração. As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem vê somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.

Que essa maravilhosa mensagem nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandona- las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre. De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!

Wilma Rejane

Baseado No Evangelho de Marcos 8:22 a 26

19 comentários:

Demétrius A. Silva disse...

Que possamos abrir nosso coração e deixar Cristo Jesus tocar em nossas vidas, Santidade ao Senhor.
Deus abençoe.

Joaquim José Tinoco de oliveira disse...

Amada Irmã,

Estudando desse jeito, não tem jeito, a gente acaba se encontrando nesses maravilhosos temas sagrados, cada um a seu turno, ouvindo os ensinos do Espírito Santo em suas diversas formas de nos revelar.

Esse tema, o cego de Betsaida, deixou-me fascinado a 7 anos atrás, e levou-me a publicar meu primeiro livro: "Árvores que andam", minha primeira informação no Blog.

Como disse a irmã, o texto oferece muitos e maravilhosos ensinos, e quero lhe adiantar um que abriu um vasto horizonte em meus estudos bíblicos.

Jesus não precisaria efetuar um milagre em 2 tempos.

Se o fez, algo importante queria nos ensinar e em apenas um desses ensinos o Senhor, para nos mostrar o que é um espírito (bom ou mau) criou as árvores. O E.S. mandou o cedo dizer: Vejo os homens como Árvores que andam...

Note como o Escrito Sagrado recorre ao vegetal para nos ensinar.

As árvores são a representação gráfica do espírito, ou seja: Quer ver um espírito?... então olhe para uma árvore, considere suas propriedades e características, e associe inúmeras passagens bíblicas, e chegará a essa conclusão.

Jesus é a Árvore da Vida; Satanás é a Arvore da ciência do Bem e do mal e todos os homens (parte espiritual) são árvores(boas ou más).

Em breve estarei postando: “O CHÁ DAS FOLHAS DA ÁRVORE DA VIDA”. Quer ser curada de qualquer enfermidade, então tome esse chá.

São muitas e maravilhosas informações e já me estendi demais no comentário, pelo que peço desculpas.

Admiro seu trabalho, irmã.

Deus abençoe seu Ministério.

um forte abraço.

Unknown disse...

Graça&Paz!

Bastante pertinente este texto, sem dúvida. Com algumas colocações bem interessantes feita por você.

Agora o que me continua a intrigar e ainda está no ar é o porquê de Jesus usar saliva.

Abraços.

Wilma Rejane disse...

Olá irmão Joaquim!

A Bíblia também relaciona árvores com:

Nações: Israel é a Figueira Lc13:6, 21:29

Homens: Tg 3:12- Jó 14:7 -Mt 7:17

Língua: Pv 15:4

vida Eterna: Ap 2:7

Reinos: Is 2:13 - Ez 31:3

E por aí vai....

Sabe irmão, acredito que o Espirito Santo de Deus faz a Sua obra de forma muito simples- glória a Deus por isso- e ainda que a mensagem não seja perfeita em encontrar todos os significados, Deus opera.

O importante é que seus ministros continuem nessa missão de ouvir Deus, transmitindo Seus mistérios para os corações, não é mesmo?

Obrigada pelo carinho e por compartilhar seus conhecimentos advindos do amor a Palavra.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Demetrius e Duarte,

Deus os abençoe e voltem sempre, tá?

lisandra disse...

Gostei muito da explicação dada, pois estou lendo essa passagem em (Marcos) e desejei saber o porquê "desse homem ver os homens como árvores", e a resposta é bem esclarecedora, parabéns. Que Deus te abençoe.

Marcio Humberto Possaitti disse...

E bem claro o que a irmã disse sobre a vasta linha de pensamentos e revelações q a própria Bíblia dá, mas o porque Jesus fazer 2 milagres em um homem só e bem claro, quando o homem vê árvores andando como homem já foi bem, explicado, mas a questão e que nos como homens não temos a capacidade de ver o mundo espiritual, mas quando estamos cheios do Espírito Santo podemos até sentir mas ver não e quando Jesus tocou lhe nos olhos desse homem que a Bíblia não diz o nome, simplimente ele deve ter recebido uma dose a mais na hora em que Jesus toca nele , veja a pergunta : Vê alguma coisa?, vc deve estar se perguntando, porque ele daria uma porção a mais se Ele e onisciente, então porque o próprio onisciente perguntaria alguma coisa também : vê alguma coisa ?Então Jesus se dando conta que havia passado da dose tornou lhe a tocar em seus plhos e colocar as coisas no lugar.
Não estou aqui afirmando amei o blog da irmã , apenas deixei um comentário e gostaria q a mesma visse o meu e dou liberdade para ela usar dele se ela gostar www.marciobiblionescriptura.blogspot.com Fique na graça e na Paz de Cristo minha irmã

Wilma Rejane disse...

Olá Márcio,
Graça e paz!


O certo é que ele voltou a ver tanto fisicamente, como espiritualmente e certamente recebeu sim essa "dose" essa porção que vem do Espírito Santo de Deus. Porque todos os que se deixam tocar por Jesus, são transformados.

Obrigada,

Serás sempre bem vindo,

Deus o abençoe.

Israel disse...

Adoro este blog! Mensagens edificantes! Serve de inspiração para muitas pregações.

Deus te abençoe!

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus amada!

Amei o seu blog uso sempre para poder meditar na palavra de Deus e atraves dele tenho uma ampla visão com a ajuda do Espirito Santo,que Deus continue te usando como instrumento nas mãos do Senhor.

Que Deus a abençoe,

Fica na paz.

Paulo.

ADRIANO BARRETO disse...

Paz á todos! sei que estou atrasado, já estamos em 2013 mas lerei todos os itens desse blog, estou apenas no começo mas já estou edificado e a cada dia me deificando ainda mais, aqui acredito encontramos alento espiritual, sabedoria, conhecimento tudo para o nosso enlevo espiritual...
Sobre a o texto tenho pouco a acrescentar e mais a aprender, mas vejo dessa forma também, que ao puxar o homem pelas mãos JESUS esta mostrando um novo caminho, uma outra direção uma direção vertical e não mais horizontal, a salvação vem pela verticalidade da cruz e a parte horizontal nada mais é que a representatividade da queda do homem, então JESUS esta mostrando um novo caminho dizendo de forma tão contundente que reverbera nos nossos corações A LIÇAO DE DE: fuja desse caminho, não volte por ele pois a caminho para o homem que parece ser bom mas o seu fim e fim de morte, estamos as vezes indo pra Emaús ao passo que devemos esta indo pra Jerusalém onde o verdadeiro sacrifício esta acontecendo.. tome a direção certa não entre mais em Besaida, volte para seu lar ao lado de Cristo.
ADRIANO BARRETO

wagner mendonça disse...

querida irmã. não tenho a visão que a irmã tem, mas gostaria de fazer um breve comentário sobre este milagre. um pouco antes deste milagre, os discípulos de jesus ao entardecer disse para jesus que ele despedisse a multidão para que ela fosse buscar por alimento jesus disse que não, que eles é quem dariam de comer a multidão, e todos sabem o final da história, em seguida jesus encontra-se com este cego faz o milagre em duas etapas,entendo que o milagre visava mais no que diz respeito ao ensinamento, do que a cura propriamente dita, assim como este cego os discípulos estavam vendo a multidão apenas como árvores que andam, que estão na dependência da ação do tempo, despedir a multidão era enxergar as vidas apenas como árvores que andam, observe que após o segundo toque ele já via ao longe e distintamente, isto fala de saber quem é quem, porque cada pessoa tem necessidades especificas e não podem ser vistas como árvores que andam, penso que esta seria a melhor resposta para o milagre, deus abençoe a irmã.


juarez disse...

Outra revelação
O homem antes de encontrar Jesus ele é cego par as coisas espirituais, quando encontra Jesus Ele tira ele da aldeia (mundo) ele ouve a sua voz, ou seja a saliva a palavra que sai da boca de Jesus ele começa a enxergar mas não nitidamente mas quando recebe o segundo toque que é o batismo com o Espirito Santo ele começa a ver claramente.

Unknown disse...

Saliva mata bactérias..... Imagina a saliva do Senhor....

carlos disse...

meu nome é carlos,

gostaria de dar um complemento a este estudo que me chamou muita atençao ,jesus cospe nos olhos do cego e o cego nem imaginava
o que estavam passando em seus olhos, mas se jesus lhe dissese vou cuspir em seus olhos agora hein; talvez ele nao deixasse mas quando viu lá estava a saliva de jesus agindo na sua visao. a saliva e aquilo que sai da boca de jesus pois representa sua palavra muitas vezes nem queremos nada com jesus mas quando percebemos ja estamos envolvidos e essa palavra que muda nossas vidas.
bom ele disse ''vejo os homens como arvores...parece que jesus estava fazendo um milagre pela metade mas ele estava mesmo era ensinando aquele ex cego ,aquilo que voce esta vendo é o que voce é.isso mesmo voce é arvore e jesus quer trabalhar em sua via pois ele é o carpinteiro e tem muita arvore andando por aí precisando que jesus trabalhe na sua vida , quando olhamos para as pessoas vemos só arvores vemos os defeitos mas Deus ve em nós um qrande potencial para crescer e realizar sua obra ele nos quer lá na sua carpintaria.
essa parte foi espiritual agora vem a fisica jesus poe as maos sobre os olhos do cego e pronto esta curado.

abraços

Unknown disse...

O estudo é muito edificante e interessante demais! Os comentários dos irmãos também ajudam bem a ter um conhecimento ainda mais apurado. Graça e Paz!

Unknown disse...

Paz do Senhor
Está mensagem eu entendo que ele estava olhando para baixo e ele via as sombras dos homens após ter olhado para cima,ou seja,no segundo toque de Cristo ele viu os homens claramente.

Jurandir. disse...

lembrando irmã ,que arvore é conjunção de duas palavras ,ar e vore; ar ,vida respiração , raízes,clorofila ,folhas ,frutos,galhos em fim,vore ,pedaço ,um terço,um quarto,metade em fim...

Unknown disse...

Rejane, que visão maravilhosa dessa lição de Cristo. Obrigada por compartilhar