O Paralítico de Betesda


Wilma Rejane

Já ouvi muitas pregações sobre o homem, próximo ao tanque de Betesda, que há trinta e oito anos se achava enfermo. Confesso, é difícil ouvir algo de novo sobre a passagem Bíblica em questão. É claro, mesmo que não haja renovações na interpretação, há sempre renovo na pregação. A Palavra, nunca volta vazia (Is 55:11) Procurei realizar uma abordagem inédita. Pelo menos para mim o é. Para alguns pode não ser, o importante, contudo, é que traga edificação para os que lerem. É o que desejo em Cristo Jesus.

"Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão" (João 5:12,13)

O homem, deitado sobre o leito, entre a multidão em Betesda, era solitário. Cheirava mal, a muitos dias sem banho, para muitos, desprezível. Tinha dificuldades de sociabilização, não conseguia ver além de sua enfermidade. Por toda vida se recusara a superar as limitações causadas pela deficiência. Não tinha amigos, sua conversa girava sempre em torno de si mesmo e de como era miserável. Não dava atenção às pessoas, mas queiria atenção de todos. se frustrava, pois não conseguia.

Uma prova incontestável de sua apatia para com o próximo pode ser vista em seu encontro com Jesus. Jesus sentiu compaixão dele, se abaixou para olhar bem nos seus olhos e o curou. Ele sequer sabia quem tinha feito tamanho milagre, qual o nome da pessoa. "Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma a tua cama e anda? E o que fora curado não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão” (João 5:13, 14)

Por mais apressado que tenha sido o encontro, pela grandeza de Jesus para com ele, o mínimo que poderia ter feito seria perguntar: Quem és? Mas não o fez. Por quê? Só enxergava a si mesmo. Achava-se um coitado, merecedor de pena.

Vítima ou Vencedor?

"Não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai" (Guillarme D'Orange). O homem vitima, estaciona em um porto sombrio da vida. Sem propósitos, sem alvos, sem a alegria que transforma. Está a alguns metros do milagre, mas não consegue alcançá-lo, é pesaroso o esforço. "Levanta-te, toma tua cama e anda" (João 5:8). As palavras de Jesus pretenderam despertá-lo para a vida. "Vamos, pare de se lamentar, saia do triste lugar em que se encontra".

Pessoas reagem diferentemente umas das outras em situações semelhantes. Vejamos um exemplo:

Em Cafarnaum, existia um paralítico. Também vivia em uma cama, só que, ao contrário do de Betesda, tinha muitos amigos. Sua alegria e maneira de encarar o problema motivavam as pessoas. Seus amigos fizeram verdadeiras "estripulias" para levá-lo até Jesus. Subiram com ele até o telhado da casa onde Jesus estava, e por entre as telhas desceram sua cama para que Jesus pudesse vê-lo. Havia uma multidão! Foram muitas dificuldades! Mas ele não lamentava, pelo contrário, até sorria da situação.

“E vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados". Lc 5:20. Seus amigos lhe proporcionaram a cura. O paralítico de Cafarnaum vivia além de suas limitações. O que marcara sua vida era justamente a superação.

Como estamos reagindo aos problemas? Igual ao paralítico de Betesda ou ao de Cafarnaum?

A transformação do paralítico de Betesda

Aquele homem jamais seria o mesmo após seu encontro com o mestre Jesus. "Depois, Jesus encontrou-o no templo"(João 5:15). O que ele fazia no templo? Procurava por Jesus. Agora, ele tinha vida social, propósitos. Queria conhecer quem o curara. “E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara” (João 05h15min). O lamentador tornara-se agora, portador de boas novas! Quanta diferença! Queria que todos conhecessem o Mestre, se interessava pelas pessoas, que transformação!

Vinde a mim, disse Jesus.

Jesus veio para os de Betesda e os de Cafarnaum. Veio para todos, os cansados e oprimidos. Somente Ele é capaz de lhe ver entre a multidão. Somente Ele sabe o que aflige cada alma.

Não importa de que forma chegamos até Ele: Como fracassados solitários, cansados de desprezo, carregado por outros, Ele É O Mesmo e tudo que quer é lhe ver feliz. Não espere que Betesda vá até você, ela não irá. Escute a Jesus e com certeza o milagre chegará.

 O Tanque de Betesda







O Evangelho descreve a piscina como tendo cinco porticos: " Ora, em Jerusalém há próximo à Porta das Ovelhas, um tanque chamado Betesda, o qual tem cinco alpendres" Jo 5:2.

As piscinas foram descobertas pelos Padres Brancos durante umas escavações em terrenos pertencentes à igreja de S. Ana. A maior das piscinas ( Ou tanques) media 100 metros de cumprimento e 60 de largura, com uma profundidade de cerca de 10 metros. Pórticos hipostilos rodeavam toda a piscina e foi mesmo construída uma grande ponte.

Você poderá ler outros estudos do blog sobre o paralítico de Betesda:



21 comentários:

Renilton disse...

Bom comentário, mas a referência é Lc 2:4.
" E vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico:Homem, os teus pecados te são perdoados". Lc 4:20. Seus amigos lhe proporcionaram a cura. O paralítico de Cafarnaum, vivia além de suas limitações.O que marcara sua vida era justamente a superação.

Deus o abençoe.
Renilton Correia

Renilton disse...

Sou eu novamente.
Errei LC 2:4 não e sim Marcos 2:4.

Abraços.

Wilma Rejane disse...

Renilton,

muito obrigada pela observação mas a referência correta seria Lucas 5;20, ou Marcos 2:5. Já concertei na postagem.

Que O Senhor o abençoe e o guarde, irmão.

Unknown disse...

olha estava eu estudandu esta palavra para apregoar a palavra do senhor na noite deste grande dia e quandu eu abri esse site nossa maravilhoza essa palavra..
estou sem palavras que o senhor continue ti abençoando cada dia mais fk na pz de cristo..

Unknown disse...

olha estava eu estudandu esta palavra para apregoar a palavra do senhor na noite deste grande dia e quandu eu abri esse site nossa maravilhoza essa palavra..
estou sem palavras que o senhor continue ti abençoando cada dia mais fk na pz de cristo..

Unknown disse...

paz do senhor sou pb.lanismar estivi estudando a sua mensagem e otima toda aproveitosa para pregaçao deus ti abençoe sou di vitoria espirito santo quando for orar lenbre do presbitero lanismar e minha familha pois oraçoes nunca e demais fica na paz do senhor

Unknown disse...

maravilhoso o seu trabalho
quantas pessoas estão como o paralitico do tanque de betesda
ainda bem que existe Jesus.
Deus te abençoe irmã.

Unknown disse...

nunca parei para pensar na amendoeira, mas agora tudo se torna mais claro, agradeço a Deus por existir pessoas como voce, para escrever coisas maravolhosas.

jefter disse...

Pb jefter disse;eu estou muito satisfeito com o estudo pq,vou pregar em cima disso hoje q Deus continue te abençoando.

Elaine Santos disse...

Belissima mensagem...
Meditando nessa passagem na semana passada, disse ao meu Senhor: Jesus, esse pobre olhou para os lados e pos uma dificuldade tao grande a frente de seu desejo, numa pergunta tao simples, por isso a muito tempo nao conseguia, JESUS PERGUNTA-LHE:QUERES FICAR SAO?, era so dizer: SIM QUERO! Ele olha para a multidao de enfermos, como ele, e diz: NINGUEM AJUDA-ME A DESCER...Ha frente desse pobre está AQuele que pode TUDO, E TODO PODER LHE PERTENCE...E nós estamos a olhar para os lados a espera de auxilio de uma parte que nao tem como ajudar-nos, nao olhes para as dificuldades, e muito menos para a disponibilidade dos que rodeia-te, Nao esqueça de que quando O Senhor Jesus se achega e pergunta-te se queremos algo...Ele ja te concedeu!!! Nos lados so vao estar pobres e miseraveis como nós, que estarão com as mesmas necessidades ou outras ainda maiores que a nossa...NAO OLHES NEM PARA DIREITA NEM PARA ESQUERDA..OLHAI FIRMEMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, OLHAI PARA O ALTO...E BUSCAI AS COISAS DO ALTO...É DO ALTO QUE VEM O SOCORRO DISSE O REI DAVID.

Mas, O Senhor Jesus é maravilhoso...soube e sabe
lidar com todos os pobres miseraveis e doentes, de todas a épocas!...e como tem sabido lidar com a geraçao mais enferma que ja existiu: A Nossa! Gloria seja dada ao Nosso Senhor, piedoso, compassivo, longanimo...

Obs.: Acho que houve um erro aqui, veja: “E aquele homem foi e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara” (João 05h15min)." nao seria: João 5-15? Eu Entendo e muitos do que acompanha-te devem entender, mas para os novos convertidos e ate os curiosos convem estar com a referencia correcta. Fica na Paz, Jesus seja consigo.

Elaine Santos (Lisboa - Portugal)

Adriana ais disse...

Minha Querida irmã que o Espírito Santo,continue te dando sabedoria dos céus, e que vc continue sendo usada pelo Senhor Jesus a entregar suas palavras de vida.

Nascidos para Adorar a Deus disse...

Muito abençoado o estudo, fui mais uma vez alimentado pela palavra de Deus, que o Senhor continue te usando a cada dia para pregar com ousadia no Espírito Santo para pôr fim as astutas ciladas de satanás. Eu até tomei a liberdade de pegar uma palavra sua por título Filhos de Agar ou Herdeiro das Promessas e colocar no meu Blog, se não for muito abuso da minha parte. Fica na paz do Senhor Jesus e grande abraço. otacianoaguiar.blogspot.com.br

celso disse...

muito boa a palavra foi de muita edificação para mim que o Senhor continue a te iluminar e possas abençoar vidas fica na paz de Cristo minha irmã.

Bruno disse...

Olá!
Li alguns artigos e algumas aplicações que você faz dos milagres de Jesus e gostei muito.
Talvez você já conheça, mas um livro muito bom onde você pode tirar muitas aplicações é "O Desejado de Todas as Nações" de Ellen G. White.

Grande Abraço,
Bruno A. Alexandre

PAULA MALAFAIA BATISTA disse...

QUERES FICAR SÃO? OU QUERES SER TRANSFORMADO PELO ESPÍRITO SANTO?. OU QUERES SER MEU DISCÍPULO E TER NOVA VIDA?. QUER TER UMA VIDA SANTIFICADA?
MUITOS QUEREM A CURA MAIS POUCOS QUEREM O DONO DA CURA!!

Luis Prado Filho disse...

Parabéns pelas lindas mensagens.
Estarei lendo diariamente suas postagens.

Anônimo disse...

Deus tem boa coisas para todos,, mas vejo que o paralitico de cafarnaum tinha amigos, que o ajudaram, viver com amigos é melhor!!!!! cuitive os amigos que Deus te deu.

ATÉ TÚ BRUTUS ? disse...

Pois é cada um tem um ponto de vista ,e é isso que torna a Bíblia o Livro dos Livros.Eu não considero o homem do tanque de Betesda um coitadinho um cara que tinha pena de si mesmo ,ele é como muitos que passam pela vida sem ter amigos,outros tem um monte, mas nem são tão amigo assim,mas não importa se ele era um coitadinho miserável, Jesus acolhe e ama a todos, querendo os banbanban ou não, Ele vai te olhar com toda a certeza, estará com as mãos estendidas pra você e mais pelo que penso ,pois nem li o restante desta história ,ele ,o coitadinho, miserável, sem auto estima todo esses chavões insuportáveis, nem precisou mergulhar nas águas,virar a mesmice... Jesus era á água, Jesus o diferenciou ainda perguntando o que ele queria. O engraçado que ele me lembra um pouco a mim, na cantina da escola.Eu resolvei a estudar depois de adulta, la pelos meus 38 anos, nem me recordo, eu saia do trabalho e entrava na escola noturna, e estava com fome ,mas não conseguia superar a multidão, que mais jovens do que eu ,pegava sempre os lanches sabe aquele tipo de gente que pisa em cima do outro e passa? era assim,me sinto como ele, ele estava ali não 38 anos,parado, TRISTE, (TEM DE FICAR MESMO VENDO TANTOS EGOÍSTAS), de algum jeito ele chegava ali,e de certo um parente um amigo tinha outros afazeres e o deixava ali e depois o buscava eu não sei mas na hora de entrar, imagino a confusão, e como ele entraria? Acho ele um persistente ,mas que ficamos tristes em ver tantos egoístas tomando a nossa vez sim ,e porque não havia senha né?kkkkkkkk algo tão simples ai não existiria esse milagre.

Unknown disse...

Olá irmã Wilma Graça e Paz !!!
Gostaria que a irmã me esclarecesse algo que fiquei em dúvida
Aquele homem era de fato paralitico ou podemos deduzir que sua enfermidade era de outra origem?
Pois procurei no texto e não encontrei base comprovando que de fato ele era paralitico mas sim um homem enfermo,deixando assim em aberto outras hipóteses de doença que ele poderia estar sofrendo.

Atc. Felipe Santos

Unknown disse...

Paz
Boa reflexão

Unknown disse...

Paz
Boa reflexão