O Complexo de Jó



Ninguém gosta de ser surpreendido pelo mal. Queremos sempre o melhor, mesmo àqueles que não estão plantando coisas boas, querem colhe-las. É a vida. Existem até os que encontram felicidade em sofrer e fazer sofrer. Patologias que carecem de tratamento. Mesmo estes, com a visão distorcida de felicidade procuram encontrá-la à sua maneira.

Jó era próspero e feliz, mas no seu intimo, tinha medo. Medo de perder a felicidade, o que o fez declarar: “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu, nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação" Jó 3:25, 26. Ele aguardava a felicidade, mas, ao mesmo tempo não acreditava nela. Era um homem de fé, obediente a Deus, dedicado a família, porém, incertezas sobre o futuro o incomodavam.

Quantos de nós não somos como Jó? Sendo felizes com reservas? Queremos desesperadamente o bem, porém temos medo de recebê-lo por achar que não merecemos? Não conseguimos amanhecer e anoitecer, desfrutando cada minuto do dia, como uma dádiva que não se repete, porque seria injusto ser feliz?!

Algumas pessoas estão sempre esperando realizar algo para se sentirem completamente felizes: “Ah, quando eu tiver minha casa própria, serei feliz, quando eu tiver um bom emprego, quando eu não tiver dívidas, quando eu tiver um marido, quando eu tiver um filho, quando.... quando... quando...", está sempre faltando algo e quando se consegue esse algo, logo aparece outro motivo para não se ter felicidade.

Na tribulação então, é uma catástrofe. Se não consegue ser feliz na bonança, na tribulação, vira "Mulher de Jó": "Amaldiçoa a Deus, e morre" (Jó 2:9). Sem perspectiva nenhuma de vencer a situação, se entrega totalmente a tão temida adversidade. "Agora sim, tenho todos os motivos para não ser feliz". Conheço pessoas que haja o que houver, estão sempre se lamentando, como os Israelitas no deserto.

A felicidade estava no arraial deles, e eles, querendo o Egito. Medo de ser feliz? Não acreditavam que podiam ser. Deus estava se manifestando no monte, e eles, fazendo um bezerro de ouro para adorar. Deus enviando maná do céu, e eles querendo os alhos do Egito (Como pode trocar maná por alho?). Viviam na base do quando. "Quando tivermos muita comida, quando tivermos água, quando tivermos um deus de verdade...", e assim, não aproveitaram o que Deus lhes concedia

Não estou excluída desse "complexo de Jó", por vezes costumo refletir sobre o amanhã com receio de que o mal me surpreenda. Há uma necessidade constante de me refugiar em Deus, beber da sua fonte, me prostrar a Seus pés e confiar, que mesmo em meio a tribulação Ele tem propósitos abençoadores: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito" Rm 8:28. Não foi assim com Jó? "E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou em dobro tudo quanto Jó possuía" Jó 41:10.

A verdade, é que depois que conheci a Cristo Jesus, escolhi ser feliz. Foi assim que Ele me ensinou. "Seja feliz hoje, esse é o dia que fez o Senhor! (Sl 118:24). Tudo quanto nesse dia acontecer, estará sob controle de Deus. Aleluia! "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11:29. Portanto, não devemos temer a felicidade, viver com o complexo de Jó, mas, que reine em nós a certeza de que Deus nos ama e Seus pensamentos sobre nós são de paz, e não de mal Jr 29: 11. Soli Deo Glória.

Wilma Rejane

4 comentários:

Luís disse...

Olá!
Parabéns pelo blog, as matérias estão excelentes já estou seguindo.
Quero aproveitar para divulgar o meu blog http://wwwadoradoresemverdade.blogspot.com/ quando puder faça uma visita.
Fik na Paz.

Pastor Rodrigo Novaes disse...

Nossa que palavra, mais uma vez voçe me surpreendeu, aqui em Limeira depois que eu descobri seu blog tô indicando para todo mundo, não desista de escrever, quando você escreve essas palavras no seu blog o Espírito Santo alimenta aqueles que necessitam, e encontram no seu blog, vitórias, muitas vitórias em Jesus.

Pb. Rodrigo Novaes.

Wilma Rejane disse...

Luís e Pb. Rodrigo,

Agradeço as palavras de incentivo. Deus os abençoe grandemente.

Davi dy camargo disse...

Seus estudos são maravilhosos,sou seu seguidor e seu banner está no meu blogger,faça o mesmo!Irmã,qual seu ministério?
Estou à disposição para quaisquer esclarecimento,troca de idéias,conhecimento,etc..
deus em cristo o abençoa!!!
E-mail:davidycamargo@yahoo.com.br