Filho de Abraão, Filho de Davi --- I

O evangelho de Mateus, começa com a descrição da genealogia de Jesus: “Livro da geração de Jesus Cristo, FILHO DE DAVI, FILHO DE ABRAÃO.(1-1).

São quarenta e duas gerações de Abraão a Cristo.


O primeiro livro da Bíblia foi escrito em 1440 a . C. Nele já consta a promessa de Deus, feita a Abraão de que o Messias viria de sua descendência: “E far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu seras uma benção. E abençoarei os que te abençoares e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA”. (Gên 12:1-3)


Com Abraão teve início o povo judeu. Jesus, nascido em Belém, é de nacionalidade judia, descendente direto de Abraão.

Jesus tornou benditas as famílias da terra através de seu sacrifício na cruz. “ E ela (Maria) dará a luz um filho e lhe porá o nome Jesus PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS”.


Estaria, assim em Jesus, cumprida a promessa feita a Abraão.

Mas Jesus teria uma outra filiação com Abraão. Assim como o patriarca judeu foi o primeiro crente da face da terra, por acreditar em um Deus invisível, Jesus veio para receber por filhos aqueles que criam como Abraão: “Sabei pois que os que são da fé são filhos de Abraão”(Gal 3.7).

É por isso, também, que todo homem para ser salvo deve fazer parte desta filiação criada por Deus: “Mas a todos quantos o receberam (Jesus) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus”.(Jo1;12,13)


Jesus representou muito bem a vontade do Pai quando foi concebido através do Espirito Santo:” porque o que nela (Maria) está gerado é do Espirito Santo”.


Como Nicodemos, eu tinha grande dificuldade em compreender esse novo nascimento, que me tornaria crente como Abraão.

Quando busquei ao Senhor com todo o meu coração, Ele mostrou-me que isso era tudo que eu precisava fazer para receber a vida de Cristo em mim: A nova vida que me tornaria herdeira dessa maravilhosa filiação!

Gálatas 3;29 -E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.


Nenhum comentário: