A Depressão do Profeta Elias




"Elias, foi sentar-se embaixo de um pé de zimbro e pediu a morte" I Rs 19:4


É dificil entender como alguém de relacionamento tão íntimo com Deus, cheio do Espírito Santo, chegue a tal situação. Elias, não foi o primeiro, e não será o único. Por todos os dias, desfrutamos de misericórdia e fidelidade Divina, porém, quando as tribulações nos chegam, a falibilidade humana, tende a esquecer a infalibilidade de Deus. Elias, estava desanimado, angustiado e cheio de dúvidas:Ameaçado de morte, foge da terrível Jezabel e refugia-se no deserto, embaixo de um pé de zimbro, pedindo a morte.

Ele preferia ser morto por Deus, a ser entregue a uma ímpia . Elias, havia presenciado a morte, de muitos profetas, não esperava, contudo, que sua vez chegaria. Afinal, ele era amigo de Deus, com muitas promessas a serem realizadas. Isto já conteceu com você? Acreditou firmemente nas promessas Divinas e de repente viu tudo conspirar contra? Deus, havia esquecido de Elias? Haveria Deus, esquecido de mim e de você? Dos que O buscam e confiam em Sua providência?

Eu já estive como Elias. Foi quando escrevi o artigo: "No começo era o fim" ou "Não temas, verme de Jacó". Estive, em um momento de grande angústia, vi, uma porção preciosa de minha vida desmoronar. Parecia o fim. Não cheguei a pedir a morte, mas, era como se houvesse morrido. Me refugiei no "zimbro", A Palavra de Deus. As mensagens, que ministro, passam primeiramente por mim. Deus, me fala, me anima, me conforta, e me sinto na obrigação de fazer o mesmo. Porque sei, que outras vidas serão edificadas. Embaixo do "zimbro", recebo Àgua e Pão. Me fortaleço para prosseguir, confiante de que Deus está comigo.

Hoje, ao reler o artigo que escrevi a dois anos atrás, vejo como Deus me foi fiel. Converteu o mal começo. Tornou tudo novo e melhor! Maravilhoso É O Senhor! Grande em poder e misericórdia! Elias, caminhou solitário, por um dia, em direção ao deserto, sem comida, nem água, em silêncio, conversou com Deus, porque sequer tinha forças para falar. Ao encontrar a sombra, contemplou a aridez do solo, o céu, sem nuvens, e erguendo sua voz, orou, a Deus. Não era a oração que Deus, queria ouvir. Mas que Deus, sabia ser possível e previsível a todo e qualquer homem limitado e oprimido.

Satanás, ataca-nos em nossos momentos de fraqueza. Foi assim, com Jesus, no deserto. Jesus, teve fome, o inimigo, lhe ofereceu pão. Ele se apresenta, como a solução mais rápida e fácil. Foi assim com Elias: "Pede a morte, você, não merece mais viver dessa forma", essa voz, "martelava" na cabeça do profeta. Assim, como martelou na de Moisés, Jonas e Jô. Exatamente, quando se acharam em grande aperto, eles, também, pediram a morte. Ao nos sentirmos derrotados, o inimigo, tem a vitória.

Quando você estiver caminhando para o deserto, lembre-se, refugie-se no zimbro: "E deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis então que o anjo o tocou, e lhe disse: levanta-te come" I Rs 19:5. Elias, estava tão desanimado que comeu bebeu, mas dormiu novamente. Isto, pode acontecer conosco. Elias, recebeu o Rhema de Deus. Deus, falando especificamente para Ele. Uma palavra viva, tão viva, que moveu o céu. Um anjo, visível, lhe animando. Elias, tornou a dormir. E pela segunda vez ouviu: "Levanta e come, te será muito longo o caminho"I Rs 19:7. O caminho foi realmente longo, o profeta, caminhou por quarenta dias no deserto, fortalecido por Deus.

Talvez, Elias desejasse, comer e dormir para sempre, mas, é impossível, permanecer inerte, quando Deus nos fala fazendo-nos saber que está conosco. Quando Deus fala, tudo se transforma. Quando Ele diz: "Não temas, pois, porque estou contigo" Is 43:5, impossível não se levantar. O profeta, seguiu, porém, após os quarenta dias, tornou a se sentir fraco. Se refugiou em uma caverna, e Deus, novamente, o falou, através de uma brisa "mansa e delicada". Elias estava obstinado. Deus, porém, não desistiu de Elias. Ele nunca desiste de nós. Por isso, "saia da caverna". Não se intimide pelas ameaças do inimigo. Coma e beba no "zimbro" e não desista.

"Senhor, mataram todos os profetas e só eu fiquei e buscam minha vida para matar-me" I Rs 19:14. Elias, estava certo de que era o único naquela situação. Deus, pacientemente , o manda retornar, diz para ele ungir Eliseu como profeta para substitui-lo, por fim, revela a Elias que existiam mais sete mil homens (profetas), na mesma situação dele: ameaçados de morte, fugindo de Jezabel. Não somos os únicos a passar por tribulações, existem milhares de vidas em situação igual ou pior que a nossa.

A história de Elias, teve um final feliz. Ele venceu em vida, até ser arrebatado aos céus. Seus inimigos, tiveram um fim trágico. Elias, com todas as suas falhas, foi agradável a Deus. Conosco, não é diferente. Deus nos ama. Mais do que nossa finita mente possa alcançar. Ele, não quer que desistamos, mas que nos refugiemos Nele. No "zimbro", onde Àgua e Comida, nos fortalecerá rumo a vitória. Que as lições de Elias "homem sujeito ás mesmas paixões que nós"Tg 5:17, fale, profundamente aos nossos corações, amém.

Wilma Rejane

33 comentários:

Unknown disse...

Amei a mensagem! Muito verdadeira, muito real. Quantas vezes me refugiei na presença do Senhor, outro dia bem proximo, e sei que ainda haverá muitas, oh, muitas outras vezes. Ajoelho-me de um jeito e levanto de outro. Vivo a pedir socorro, refugio ao Senhor para me animar, para me fortalecer, para transformar meu coração e minha mente. Ajoelho-me triste, abatida, desesperada, confusa, e levanto fortalecida, animada, curada!!!!!!!!
Que bom sabermos que basta nos aproximar e Deus já vai ao nosso encontro, e prontamente nos abraça. (como o pai e o filho pródigo).
Mana, muito obrigada pela mensagem, que Deus te abençoe tremendamente hoje e sempre. Amém!

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, mana querida!

Que O senhor, seja sempre o teu Refúgio e Fortaleza. Ele a ama muito.

Grande abraço!!

Pr. Elton dos Reis disse...

Grato por esta mensagem.
Por vezes, mesmo nós, pastores, somos tentados a proceder como Elias, esquecendo-nos de que SE DEUS é por nós, quem será contra nós???
Eu sempre recriminava Elias, neste particular de sua vida, pois perguntava: COMO pode um homem que viveu tão intimamente com o Senhor, ter medo de uma mulher?
Bem, não passei extaamente por isso; mas algo parecido. E como Elias, tbém fui enviado a permanecer na casa da viúva por tempo demasiado grande (ao menos pra mim).
A gente lê, lê, lê, e acaba muitas vezes passando por cima dos detlahes.
Deus seja louvado por esta história em Sua Palavra.

Pr. Elton

Abinel Trindade disse...

cocrIrmã Wilma, como Elias, como a irmã Nayara, como o Pr. Elton, e tantos e tantos outros, tambem fugi de uma situação perigosa e quase fui parar no deserto. Felizmente encontrei o refúgio antes. JESUS CRISTO.
A PAZ.

Adria Viana disse...

Glória a Deus!!! Que mensagem linda, do coração de Deus para seus filhos amados. Estava tão triste, deprimida mesmo, e o Senhor me confortou com essa mensagem maravilhosa. Que Deus continue te usando profetiza do Senhor. Shalom!!!

Cirla disse...

Paz e graça a todos! Irmã Wilma obrigada por esta mensagem tão linda e poderosa. Pois as vezes me sinto exatamente assim, estou bem... aí caio na tristeza,...sinto uma agonia q dá vontade de sumir do mundo, aí vem Deus e me levanta...mas dias depois já estou no chão de novo...mas como é bom saber que outras pessoas também passam por isso, pq as vezes penso que somente eu sou falha com Deus...e como é bom saber tb que Ele não se cansa de nós, não desiste de nós e nos ama infinitamente...OBRIGADA PAI PELO TEU AMOR PARA CONOSCO! DEUS NOS ABENÇOE, CONSOLE, CONFORTE E FORTALEÇA SEMPRE! GLÓRIAS A DEUS!

Anônimo disse...

santa paz seja contigo ir verdade esta que Deus ter revelou atraves do esirito santo que DEUS continue ter usando tremendamente com esta usando fique firme pois DEUS e contigo amem. DIAC-DANILOSANTOS

Diaconisa sandra disse...

Dc.Sandra a paz do Senhor.
Sempre que leio suas mensagem alimento minha alma!
Como Deus te usa tremendamente nessas mensagens;
Que o Senhor continue te iluminando com esta graca!!!
O Senhor permanece fiel a ti! Nao temas va em frente(Deus e contigo)

Marli Santos disse...

Que mensagem maravilhosa o Espirito Santo me visitou fortemente enquanto lia essa mensagem direta do trono Divino! Glórias a Deus!

Elson disse...

Cada vez que leio, ouço ou prego mensagens baseado nessa experiencia de Elias, eu penso sobre mim mesmo. Meu pensamento primeiro este sou eu mesmo. Mas Deus sempre se lembra de nossa fragilidade humana, sabe que somos pó.
SL 124:1 - SE não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
SL 124:2 - Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
SL 124:3 - Eles então nos teriam engulido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
SL 124:4 - Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
SL 124:5 - Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
SL 124:6 - Bendito seja o SENHOR, que não nos deu por presa aos seus dentes.
SL 124:7 - A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
SL 124:8 - O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Entrei hoje por acaso nesse blogger, fiquei em casa enquanto minha esposa foi orar, por que estou passando por um vale dificil, mas a Bíblia é um espelho e cada dia ela nos faz ver quem somos e que sempre há solução em Jesus.
Me despertou. Orem por mim.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz irmão Elson,

Obrigada pelas reflexões escritas nesse artigo e em "Barro nas mãos do oleiro".

Deus é o grande "El Roi" que viu Agar angustiada no deserto e a salvou, Ele sabe todas as coisas e não desampara seus filhos, não é mesmo?

"Tu és o Deus que me vê Gn 16:10"

Obrigada,

Serás sempre bem vindo,

Deus o abençoe.

maria disse...

qui bom ler palavras maravilhosas estou passando pelo vale orem por mim preciso me emcontrar me sinto so eu sei como DEUS tem preparado pessoas verdadeiras e sei que vou voltar ao primeiro amor novamente

Anônimo disse...

Que a paz de DEUS esteja convosco
Mensagem maravilhosa que Deus te use grandemente asim como usou Elias

Wallace Oliveira Cruz disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS AMADA IRMÃ Wilma Rejane

ENVIA PRA MIM SEU EMAIL PRA EU LHE ENVIAR UM CONVITE PARA VOCÊ POSTAR NO MEU BLOG bibliaapalavradedeus.blogspot.com

Atenciosamente

Wallace

email wallaceoliveiracruz@gmail.com

yossef Ben Davi disse...

A paz do Senhor.
Mensagem maravilhosa, inspiração de Deus.

Unknown disse...

Uma bencao,sem puro sem mistura...Aleluia.

Biel costa disse...

Amém.muito bom.eu estava mesmo precisando ler..essa linda passagem bíblica..

Unknown disse...

Deus abençoe sua vida,quantos de nos ha passamos por um momento semelhante,o qual pensamos que a única alternativa era parar,mais Deus em meio ao nosso deserto vira nos socorrer.

Unknown disse...

Deus abençoe, o que dizer de uma palavra que retrata realidade que passamos,em algum momento certamente como homem,passaremos por isso,mais vamos ao zimbro,Deus pai nos sustentará.aleluia.

Filho de Deus disse...

Que maravilha, de mensagem verdadeira quantas. Foram as vezes que mé peguei em situações como do Profeta Elias, mais Deus nos quer diante dele sempre. Muito obrigado pela mensagem

Anônimo disse...

Estou dentro dessa caverna não to tendo fé pra resolver minha cituacao. Tudo ta dando errado. Não to conceguindo crê.

Unknown disse...

amei queria ta ai agora para te abraçar, mas desde já sinta se abraçada vc foi vitoriosa ,elias foi vitoriosoe eu serei ...pois minha luta esta mt grande mas creio na vitoria!bjs grandes

Unknown disse...

Estou vivendo uma tristeza profunda e uma apatia, por passar por dificuldades enormes. Tenho me mantido apegada ao Senhor e mesmo sabendo de seu zelo e cuidado nada parece ser suficiente para me sustentar. Tenho vivido pela graça do Senhor, o deserto é longo e não vejo o seu fim. Quando estava deitada me veio à mente essa passagem e acabei encontrando este blog. Obrigada!

jamile ribeiro disse...

Meu irmão tudo já Déu certo na tua vida .
E nos vale difícil que Deus nós aprova como servos vitorioso q não desistiu de ta na presença dele .
Deus conhecer todas as tuas limitaçõe, :
Vou ora por você: lemlbrem VC já esta no outro lado do vale cantando o hino da vitória l

Unknown disse...

Louvado seja DEUS por sua palavra e por usar seus servos como instrumento na vida das pessoas.
Que DEUS sempre conceda a você irmã Wilma Rejane sabedoria cada vez mais.
Fica na paz de Cristo.

Anônimo disse...

o imconparavel Deus nos livrara eternamente graça e paz

Anônimo disse...

Realmente esta palavra me confortou Obrigada Senhôr !

Unknown disse...

Glórias a Deus por estas palavras, estou me sentindo como Elias exausta, desanimada e confusão. ..entendi que minha fé está muito abalada...estou a sete dias buscando coragem e vou dizer que não está nada fácil bate a tristeza e vem o choro várias vezes por dia e qdo acho que vai passar daqui abpouco volta tudo de novo. Mas vou continuar no zimbro. Obrigado! Procurei saber sobre Elias pois mesmo fraca o Espírito Santo está conosco e nos orienta através da palavra. Ele disse:leia sobre Elias na Bíblia. . .Não é só tu que passa por isso minha filha nossa fé é um desafio. Paz!

Unknown disse...

A paz do nosso Senhor Jesus,

Amada Wilma, cada vez que leio seus artigos, é como se um manancial percorresse minha alma. Amada tens um dom maravilhoso e estou sendo agraciada com porções do Espírito Santo diariamente e isso tem me deixado muito feliz, pois sinto-me alimentada o dia todo. Fez despertar em mim coisas maravilhosas e eu só tenho a gradecer e orar para que Deus lhe abençoe e lhe capacite todos os dias a levar a sua palavra de maneira tão clara, objetiva e libertadora.

Deus te abençoe grandemente.

Rubenya Mascarenhas

Unknown disse...

Alguém pode ajudar a saber se o zimbro nasce no deserto.??

Unknown disse...

Amei essa mensagem pois sempre que penso que estou forte acontece algo e me abate e sempre vinha em minha cabeça a história de Elias,sempre quis saber sobre Elias e ninguém me explicava há mais ou menos 15 dias quieta sem se alimentar direito dormindo muito e falando muito pouco.então hj peguei minha bíblia para ler e me veio fortemente em pensamentos para ler sobre Elias...mensagem maravilhosa estou me sentindo melhor e com forças para continuar lutando até a vitória ✌

Júlio César Vitor Jacob disse...

Me chamo Júlio César Vitor Jacob/muito exelente a mensagem e eu entendo que o profeta de DEUS Elias nos deixou um grande ensinamento aí/ morro com DEUS mas não me entrego à jesabel Abraço

Israel Araújo disse...

Graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus, cara irmã Wilma Rejane.

O artigo foi escrito em 2009 e cá estou eu em 2021, sendo edificado primeiramente pela palavra desse nosso grande Deus e também pelo seu maravilhoso artigo.

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor nos livra de todas(salmos 34;19)

Comecei a ler todos os seus artigos e a cada leitura, minha alma se farta das doçuras da palavra de Deus e o seu cuidado com os seus.

Deus a abençoe hoje e sempre,

Um abraço no amor do Mestre.