Salgueiro




Salgueiro é o nome comum das plantas do gênero Salix, família salicacaea. Salix, procede do celta e quer dizer próximo da água. O salgueiro existe em diversos portes, desde plantas rastejantes até portes consideráveis. São características das beiras dos rios.

O salgueiro tem sido experimentado para recuperar águas poluídas devido à sua capacidade para absorver e transformar poluentes em matérias orgânicas.

O salgueiro e as lendas
As "bruxas" acreditam que por suas propriedades curadoras o salgueiro é a planta mais indicada para se fazer "varinhas mágicas" e "vassouras voadoras". No filme Harry Potter, os "bruxos" usavam varinhas feitas de salgueiro.

Outra lenda diz que a plantação de salgueiro em propriedades traz bençãos da lua.

Na China, a planta é símbolo de imortalidade porque cresce ainda que plantada de cabeça para baixo. As folhas da planta são usadas pelos chineses em rituais fúnebres simbolizando a vida eterna. Também são usados em rituais religiosos por acreditarem que evitam pestilências e curam chagas.

A Ciência e o salgueiro.
A casca do tronco pode ser usada na produção da aspirina, do nome salix, vem o nome ácido acetilsalícitico(termo médico).

O salgueiro e o "Sucot"- Festa dos Tabernáculos em Israel
Folhas de salgueiro são usadas na confecção dos tabernáculos, seguindo orientação Divina (Lv23;40).
Segundo a tradição oral dos judeus, o salgueiro simboliza as pessoas ignorantes de Israel por não possuir cheiro nem gosto.

Verdades sobre o salgueiro
O salgueiro assim como as demais plantas não possuem poder algum no reino espiritual. Nenhuma planta pode trazer bênção ou maldição, assim como os objetos que derivam delas.A medicina tem usado plantas para elaboração de remédios farmacêuticos, muitas em seu estado natural também curam doenças, contudo, Deus é o Senhor da natureza, pertencendo a Ele todo o crédito que porventura possam atribuir às plantas.

Uma propriedade não pode receber prosperidade simplesmente por conter vários pés de salgueiros. Uma vizinha me recomendou plantar uma certa árvore próxima ao muro, na entrada da casa: "é para afastar o mal e os ladrões". Citei para ela o Salmo 127:1"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela".

A Bíblia e as plantas
Quando Deus inclui as plantas em sua Palavra é com o propósito de facilitar o entendimento. Jesus quase sempre utilizava parábolas para tornar a mensagem mais compreensível. Toda menção, no entanto é significativa e não supersticiosa. Deus abomina práticas ocultas e supersticiosas e quem as pratica não herdará o Reino dos Céus"....e quanto aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte"(Ap.21:8).

O salgueiro e o Rio
"porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros de água"(isaías 44:3,4).

Por sua proximidade com a água, os salgueiros estão sempre viçosos, são típicos das regiões próximas aos ribeiros de água.

A água também é símbolo do Espírito Santo, Aquele que transforma, que torna fértil a alma sedenta.

Sem água; sem vida. Essa é uma realidade que permeia o mundo natural e sobrenatural. Assim como a falta de água pode levar o planeta a destruição, a rejeição ao Espírito Santo causa morte e caos para uma humanidade vazia, sem vida em seu ser.

águas poluídas representam vidas em pecado. Assim como o salgueiro tem sido utilizado para despoluir águas, as vidas cheias do Espírito têm o poder de regenerar doentes.

Se o salgueiro não tem gosto nem cheiro, não me importo de ser comparada a ele, porque quero exalar não o meu próprio perfume, mas o de Cristo, Do Espírito, Da água em que me sacio. "Que Ele cresça e eu diminua"

O Rio É O Espírito, eu o salgueiro. Quero beber sempre do Rio e oro para que Esse Rio percorra a imensidão da terra fazendo rebentar salgueiros em todos os lugares secos.

Fontes pesquisadas: floreiosborroes.vilabol.uol.com.br
www.misteriosantigos.com
www.Wikipedia.com
Bíblia Sagrada:Almeida, J.F-Ed.Revista e corrigida,1995.

4 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso post...
Excelente publicação!!!

Fiquem na Paz!!!

Anônimo disse...

Fui muito ministrada com esse estudo,.. Deus me disse que eu seria como um salgueiro... Usou a palavra de Isaias sobre minha vida e nao entendi mto bem e esse estudou iluminou meus pensamentos! Obrigada

Helonicked Blogger disse...

Muito boa essa informação e sua colocação sobre essa árvore. Foi muito enriquecedor.

Amiga Sempre Apaixonada disse...

JULIANA
A HUMANIDADE DEVERIA SER MENOS INCRÉDULA."EXISTEM MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE SUPÕE NOSSA VÃ FILOSOFIA". NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, VALE Á PENA SIM, ACREDITAR E CONTAR COM O "SOBRENATURAL", MAS CLARO DESDE QUE NÃO NOS ESQUEÇAMOS DE DEUS E NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, E QUE NADA ACONTECE SEM A PERMISSÃO DELES,NOSSA FÉ E NOSSO MERECIMENTO.
JULIANA