Videira Verdadeira II


"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara e secará; e os colhem e lançam no fogo e ardem"(Jo 15:6)

As videiras possuem um ciclo de vida dividido em três partes: Repouso, crescimento e elaboração. O Período de repouso é também chamado de "hibernação"; as folhas caem e a enxertia de plantas novas e a poda seca são realizadas nesse ciclo.

A poda seca consiste em arrancar varas secas que não mais frutificam para serem lançadas fora(não servem para enxertia).
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança(Gn1:26), dando-lhe a liberdade de escolher entre:Viver na videira ou fora dela, ou seja; escolher o bem que lhe traria vida ou o mal que o levaria à morte. As galhas secas representam os que vieram de Deus mas não estão n'Ele. O fogo representa o Hades, inferno, destino dos que negam a Cristo Jesus.

Lácrima Vitis

A videira chora cada vez que um galho com vida lhe é arrancado. O choro da videira é chamado "Lácrima Vitis".

Vidas secas geram tristeza, Jesus chorou sobre Jerusalém porque os de sua pátria não o aceitaram e o reconheceram como Messias, mas para cada vara enxertada há alegria, festa. "Há festa no céu por cada pecador que se arrepende" (Lc 15:7), assim como a festa dada pelo pai do filho pródigo quando o recebeu de volta em casa arrependido(Lc 15: 11-32).

Frutos da Videira

A videira só da bons frutos para vinificação depois de 4 ou 5 anos de plantio, produzindo por mais 25 ou 30 anos. Excepcionalmente existem videiras centenárias ainda férteis, principalmente no Chile e na Argentina onde o clima favorece.

Todo pecador arrependido que confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa pelo processo de conversão, sua santificação é gradual, ocorre dia após dia "de glória em glória". Geralmente os bons frutos do Cristão surgem quando "ele deixa de ser menino", como citou o apóstolo Paulo em I coríntios 13,11.

Os Ciclos da videira e o novo nascimento

A vida do novo convertido passa a ser dirigida
pelo Espírito Santo, as coisas erradas vão ficando para trás, perdoadas totalmente por Deus. Daí tem-se inicio uma nova vida, como no primeiro ciclo da videira, em que caem todas as suas folhas para tornar a nascer, os ramos prejudiciais são arrancados, e a poda é realizada para surgir uma videira mais frondosa e saudável (como a vida em Cristo Jesus).

O segundo ciclo ( crescimento ) é natural para os que persistem em caminhar e obedecer.Nessa fase as videiras se preparam para frutificar.

O terceiro ciclo (elaboração), significa as escolhas que certamente prosseguirão por toda a vida, significa também abundância, colheita de tudo quanto foi plantado. A parábola da videira começa com Jesus dizendo "Meu Pai é o Lavrador", sem lavrador não seria possível a vida da videira.

Deus, Eterno Pai é Aquele que por todos os dias anseia que vidas em todos os lugares da terra queiram estar na Videira, assim Ele lhes dará fruto à tempo, vida abundante e fontes eternas não só de águas purificadoras mas de Vinho e Pão.

Fontes pesquisadas:www. academiadovinho.com.br
jornaldovinho.com.br
blog.tudosobreplantas.com
biolde.org.br
Silesdecapital.com.br
www.glosk.com
winexperts.terra.com.br
Bíblia Sagrada, Almeida, Revisada e corrigida SBTB.

2 comentários:

Joaquim José Tinoco de oliveira disse...

Irmã Wilma,

Acabo de ler seus textos sobre A Videira e fico de fato encantado com a diversidade de informações e revelações da Palavra do Senhor, da qual essa irmã vem sendo um importante instrumento de propagação.

Vi ainda em seu perfil, que é tb jornalista.

A irmã já tem algum escrito publicado? Me parece que material para isso não falta.

Parabéns por seu trabalho, e que Deus continue te abençoando e ao seu ministério.

Um forte abraço

Wilma Rejane disse...

Oi irmão Joaquim Tinoco!

De fato, os escritos do blog reunidos formam mais de um livro, está faltando apenas oficializar isso.

Sim , sou jornalista e também curso Filosofia.

Forte abraço, em Cristo.

Obrigada por sua àtenção.

Deus o abençoe.