O MORTO E O MEL

Série: estudos

Juízes 14:8a9 “ e apartando-se do caminho a ver o leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele; e foi-se a seu pai e a sua mãe e deu-lhes dele e comeram”.

Para que uma considerável quantidade de mel se forme é necessário vários dias de produção. Será que esse leão já não estava podre? E o mel, será que cheirava bem?

Ou será que o leão já era só a carcaça de ossos? Mas a Bíblia diz : “No corpo do leão”.

A verdade é que o mel foi mais atrativo para Sansão do que as circunstâncias de sua conservação.

Ao provar do mel, Sansão quebrou o seu voto de Nazireu.

Um Nazireu:
  • Não podia beber ou comer coisa alguma que se faz da vinha.
  • Não podia cortar o cabelo.
  • Nem se chegar a corpo algum morto. Nem mesmo de parentes. (Números 6:1a9)

Mesmo conhecendo sua limitações ele não hesitou. A história de Sansão é muito conhecida e sabemos que o mel não seria nem a primeira nem a última de suas transgressões.

Fica para nós a lição de que o mal se disfarça de coisas boas e agradáveis como o mel no leão.

Em Provérbios há um exemplo de mel em morte:

Pv.5:3,4. “ Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem a morte; os seus passos firmam-se no inferno''.

“Apartando-se do caminho”, aquele não era o caminho que Sansão costumava passar. Ele saiu do caminho duas vezes: literalmente e espiritualmente falando.

Que esse episódio sirva para nos despertar e fortificar a ponto de rejeitarmos as ofertas de morte com cobertura de mel.

3 comentários:

Tatiane Dias disse...

Wilma, muito obrigada pelo comentário. O que torna a Bíblia fascinante, dentre muitos motivos, é o fato de Deus sempre trazer novas revelações de Sua Palavra aos seus filhos. Que Deus continue te abençoando e revelando-te os Seus segredos.

Teu blog também é muito abençoador.

Com carinho,

Tati Dias

Milton disse...

Irmâ Wilma, Deus é maravilhoso. Mt 11:25 " ... Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos".
Por muito tempo busquei uma interpretação e aplicação deste texto, Já havia orado, consultado os mestres teológos e nada, e hoje,Deus usou o dom que ele lhe concedeu, para me surpreender. Continue nos abençõando com o seu talento. Abraços.
Milton

margot disse...

Tremendo