Na Caverna de Adulão




"Então, Davi se retirou dali e se escapou para a Caverna de Adulão..."I Sm 22: 1

Oficialmente, Saul reinava em Israel, era o rei, escolhido pelo povo. Sem o conhecimento de Saul, o profeta Samuel, ungiu Davi como rei. Um rei, escolhido por Deus. Saul em declínio por desobedecer a Deus. Davi, em ascenção: Querido por todos adquirindo fama e confiança, principalmente, após derrotar o gigante Golias. As mulheres, em Israel, cantavam, sem segredos: "Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares" I Sm 18:7. Movido por ciúmes e inveja, Saul começa a perseguir Davi para matá-lo. Temeroso, o matador de gigantes, se refugia em Adulão.

A Caverna de Adulão, se situa no Vale de Elah ou Vale do Carvalho (I Sm 17:2). É um complexo de corredores muito extenso, ainda não explorado totalmente pela arqueologia. Adulão, significa: "Justiça do povo".

Ao chegar na caverna, Davi, atrai familiares e mais 400 homens "que se achavam em aperto, endividados, e de espírito desgostoso" (v2). O homem que procurava refúgio, agora, fortalecia a muitos. Adulão, portanto é lugar de refúgio e fortaleza.

Os 400 homens, que se juntaram ali, estavam insatisfeitos com o governo de Saul. Procuravam mudanças. Encontraram um líder, segundo o coração de Deus, capaz de lhes mostrar soluções. Na caverna, súditos e rei, enfrentavam problemas. Um líder, se identificando com o povo. Adulão é lugar de igualdade.

Certamente, na caverna, os "perseguidos", puderam ouvir Salmos de louvor. Orações de dia e de madrugada. Ações de graça ao Senhor. Nesse ambiente, passaram a intensificar a fé, se aprofundar na busca. Adulão, é lugar de transformação.

Um exército de "derrotados", ouvindo de seu líder, estratégias de "como vencer gigantes". Aprendendo a diminuir, para que Deus se tornasse grande. Confrontados, a batalhar em Queila, disseram: "Estamos com medo". Deus lhes disse: Levanta-te, desce a Queila, porque te dou os filisteus na tua mão" I Sm 23:4. Adulão é lugar de recompensa.

Chegada a hora, de deixar a caverna. O profeta Gade, lhes falou: "Não fiques, naquele lugar forte; vai e entra na terra de Judá" I Sm 22: 4. Adulão é lugar de passagem. Passaremos por "Adulão", talvez poucas ou muitas vezes, contudo, chegará o dia de "entrar em Judá". Foi no auge da perseguição de Saul, que Davi narrou o Salmo 18 e no verso 19, lê-se: "Trouxe-me para um lugar espaçoso, livrou-me, porque tinha prazer em mim". Saindo da opressão, para a vitória.

Davi, escolheu se refugiar a confrontar. Tem situações em nossas vidas, que precisamos recuar. "Entrar em Adulão" para que Deus cumpra a sua justiça. Ela não deve vir de nossas mãos. "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus" Tg 1:20. Lugar de justiça.

Em adulão, houve cura, milagre. Que essa lição, esteja gravada em nosso coração, e possamos, sempre que necessário, "entrar em Adulão". Cristo é como Davi, na caverna. A ele, se juntou sedentos por transformação, foram recebidos, sem criticas, mas, com alegria no coração. Cristo nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei" Mt 11:28. Se refugie em Adulão.

Foi consultado estudo do Rev Martinho Lutero (uso autorizado) com inserção de texto de minha autoria. Referência: Bíblia Sagrada, Almeida. J. F, Corrigida e Revisada SBTB.

14 comentários:

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmã Wilma.

Estamos adicionando seu banner em nosso humilde blog, e acompanhando seu belo espaço.

Contamos com sua parceria!

Fraternalmente.

James.

Jesus, o maior Amor
///
...
..
.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, irmão James.

Agradeço pelo link que estarei retribuindo. Conheço seu blog e de vez enquanto confiro as novidades que
também recebo via email.

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Heloisa diz

Paz e Graça amados irmãos

Estava orando a Deus sobre determinada situação, e quando terminei de orar, O Espírito Santo de Deus falou ao meu coração "Caverna de Adulão", fui ao google e coloquei esta referência, quando cliquei nas varias respostas da pesquisa, caiu aqui.

Glórias a Deus!!! Deus usou os amados para me responder!!!

Louvado seja Deus pela vida dos amados!!

Deus continue abençoando rica e abundanemente!!

Wilma Rejane disse...

Louvado seja o Senhor!!

Que Ele a abençoe, amada irmã. Serás sempre bem vinda aqui, na Tenda do Senhor.

Grande abraço!

Unknown disse...

A paz a todos,que mensagem vinda dos céus que falou comigo que por várias vezes entrei e entro na Caverna de Adulão,onde tive mais experiência com Deus e pude ajudar os da minha volta.
Que Deus os abençoe.
Luana.

Mãe Instrumento de Deus disse...

Nossa!!!Tenho vivido isso!!Fico feliz em ver a palavra de Deus tão bem explorada e viva...como vi aqui...Hoje estou na caverna...esperando e vivendo um momento com Deus de confronto e alivio...
A paz do Senhor...

Taísa Chagas

hudson disse...

Paz e graça sejam multiplicadas,hj estava meditando nesse texto das sagradas escrituras e me de parei com esse estudo q me abençou obrigado.

Unknown disse...

A paz de Jesus irmã,
que mensagem abençoada essa caverna de Adulão.

Que Deus continue abençoando grandemente.

marcos disse...

A paz do senhor q Deus continue lhe abençoando q palavra, d animo para o cansado

Léia Silva disse...

Graça e paz amada.
Pesquisando sobre cavernas, achei teu post.
Muito abençoado.
Paz
Meu Blog

Unknown disse...

Tremenda a maneira como o Senhor usou a irmã na elaboração desse estudo, dessa pregação. Fiel à Palavra, sem divagações, com unção e falou muito ao meu espírito na Presença de Deus! Paz! Abraço forte!

Lorena Souza disse...

Do mesmo jeito comigo... Aleluia!

pastor rodrigo de salvador 75) 983093274 disse...

Eforte grande e o porde de Deus na carvena de adulao na vida de Davi mas. Tambem e na nossaa vida tamb Deus Bencoe

Claudicéa disse...

Graça e paz a todos os que, como Davi e os que com ele estavam, buscam refúgio e fortaleza nos recursos que Deus preparou para os Seus! O povo de Deus não busca refúgio em outro lugar, senão no lugar de Adulão que Ele providenciou através de Cristo Jesus. Que precioso esboço! Glória a Deus!
Deus vos siga usando.
Claudicéa.