O Filho da Viúva de Naim





Wilma Rejane


No Evangelho de Lucas, capítulo sete (11a17), encontra-se o relato de uma ressurreição, feita por Jesus. O cortejo, já estava a caminho do cemitério. Tratava-se do sepultamento de um jovem, filho único, de uma viúva, chamada apenas de : "viúva de Naim". Naim, era a cidade de nascimento da viúva. Esta cidade Israelense, ainda existe nos dias de hoje, com o mesmo nome. É uma pequena vila, muito pobre, habitada por árabes muçulmanos. Fica a 7km do Monte Tabor, no sopé do monte.

Jesus, ao chegar em Naim, encontrou a triste cena: A viúva, chorando, a perda do filho e uma multidão, a acompanhando. Imagino a comoção. As pessoas não iam em silêncio, mas lamentando. Palavras de dor e muitas lágrimas. Uma outra multidão, acompanhava Jesus. Eram seus discípulos, e pessoas ávidas por milagres (v11 e 12).

Enquanto Jesus e seus discípulos, entravam na cidade, o cortejo, saía. O encontro, acontece na "porta da cidade" (v11). A morte, encontra a vida. "E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te, E o defunto assentou-se, e começou a falar"(v13 e 14).



A atitude de Jesus, para com a viúva, representa compromisso, envolvimento. Como se Ele, penetrasse no âmago do ser, daquela mulher, captando toda sua tristeza, sendo movido por ela. O jovem era levado. Pessoas, seguravam seu esquife. Bastou uma palavra do Mestre, para que voltasse a vida. Sei que muitas mães, têm chorado por seus filhos. Mães, que sofrem, como a viúva de Naim. Seus filhos, estão "sendo levados" pelos enganos do mundo. Estão mortos, em pecado. Os que "seguram o esquife do caixão", só o conduzem a destruição. Jesus, tem a resposta.


Ele se compadece das mães, que choram, que anseiam por vida na família. Jesus, poderia nem ter percebido o sofrimento da mulher. Afinal, já tinha uma multidão de pessoas o seguindo, dependendo de Sua atenção. Mas não! Ele voltou os olhos para quem vinha em sentido contrário, porém, com o mesmo desejo de milagre dos que O seguiam. Creio, que após a ressureição, do jovem, a multidão que era dividiva entre: Os que saíam de Naim e os que entravam, se unificou. O cortejo, deu meia volta. Todos, passaram a seguir Jesus.

Ele tem prazer na transformação. Deseja mudar o rumo dos "cortejos" que nos fazem chorar de tristeza. Não há nada que resista a Sua Palavra. O milagre aconteceu a caminho do cemitério. Lazáro, já estava no túmulo! Mas Ele veio! Ele veio! E por que veio? Porque foi desejado, acreditado. Que assim seja para os que "estão saindo de Naim". Ele não os desamparará.

"Se alguém me servir, meu Pai o honrará" João 12:26.


*

Escrevi um segundo artigo sobre o assunto: A Linguagem do choro em Naim


Cidade de Naim.

Referências: Bíblia Sagrada, Almeida J.F.,Corrigida e Revisada,SBTB. Evangelho de Lucas.

29 comentários:

Gita disse...

Oi, Wilma,
Obrigada pela visita ao blog!
Olha, eu amo seu blog, porque ao contrário do que vemos por aí comumente, os estudos bíblicos, as mensagens são profundas e inspiradas.
Deus te abençõe pelo trabalho maravilhoso!

Gita

Wilma Rejane disse...

Obrigada, Gita.

Sem Deus, nada sou.Que Ele te guarde, abençoada.

Sergio Christino disse...

a do Senhor, muito bom seu blog estou seguindo e levando seu banner para divulgação amém...

Wilma Rejane disse...

Obrigada, irmão,

Deixei comentário em seu blog.

Deus o abençoe.

SOLUS CHRISTUS disse...

Parabéns por essa edificante postagem. Também gostaria de agradecer a sua visita em meu blog. Que o Senhor Deus a abençoe grandemente.

Em Cristo, Rev. Ronaldo Mendes

Wilma Rejane disse...

Amém, Rev. Ronaldo.

Seu blog é uma benção.

Que nosso amado Deus o abençoe com toda sua família.

Anônimo disse...

Oi Wilma.

Falei sobre esta passagem para um casal de amigos. Olha, que mensagem maravilhosa. E ten gente que não conhece a Bíblia, e só fala horrores da Palavra de Deus. Mas creio que Jesus vai estar na "Porta da Cidade" e este encontro vai ser tremendo.

Deus te abençoe. Esta mensagem falou muito ao meu coração.

Veja o meu blogger http://gospelolharvip.blogspot.com/

e depois veja os meus outrso trabalhos em www.olharvip.net, lá tem um banner na lateral, Blogger OlharVIP, clica nele, que além do Blogger Gospel, tem outras variedades.

A paz.

Alexandre Campos.

Jorge Bezerra disse...

Tenho me utilizado destes estudos em alguns estudos aplicados e posso asseverar que são bem elaborados. MUITO BOM MESMO!
continuem a ser uma BÊNÇÃO!
Pr. Jorge Bezerra

Missionário Vladilson Oliveira disse...

Amada Irma,

Deus tem realmente um chamado especial pra ti. Palavra bastante bem explicada, revelações grandiosas.
Deus Abençoe mais e mais em Nome de Jesus e permaneça na dependência total do Espirito Santo, sem ele nada somos.

Abração,

Missionário Vladilson Oliveira

Ainda Existe Paz! disse...

Vou pregar nesta passagem hoje e seu texto esclareceu muitas coisas para mim. Obrigado!

ir.Helson disse...

a msgm é muito profunda e bonita gostaria de sabe mais sobre naim sua historia desde dos tempos antigos ate hoje se alguem pode mim ajuda entre em contato meu email é enos_nafita@hotmail.com

Unknown disse...

Paz amada,que Jesus continue te abençoando e te inspirando para levar a mensagem atarvés do seu blog.Deus te ama. acesse o meu blog ,gospellifelenilton.blogspot.com

Gilberto Vieira Monteiro disse...

Olá irmã Wilma, graça e paz.
Estive olhando algumas mensagens em seu blog e até utilizei informações que me auxiliaram em uma pregação na igreja. Que Deus continue te abençoando grandemente.
Sou evangelista da igreja Metodista em uma cidade do interior de Minas Gerais e Deus tem me usado na igreja e como luz e sal nesta terra.
Acerca desta mensagem, gostaria de compartilhar algo com você que Deus me mostrou e que me fez ver como é o cuidado do Senhor para com todos os que sofrem. Se analisarmos os costumes dos judeus daquela época vemos que a mãe daquele jovem também recebeu vida. Porque o texto diz que ela havia perdido o esposo e depois o filho. O jugamento dos judeus seria após o enterro de condená-la, pois iriam dizer algo muito sério ela fez de errado porque perdeu o esposo e depois o filho. Talvez até os discípulos de Jesus, pois eles mesmos questionaram acerca do coxo, "mestre quem pecou, ele ou seus pais". E um fato interessante neste texto é que em todas as curas e milagres realizados por Jesus havia alguém que clamava ou intercedia em favor de alguém ou que despertava a atenção de jesus. Ao ver a viúva de Naim, Jesus via que ela também estava condenada a morte, pelo sofrimento das perdas e provavelmente pelo desprezo futuro. Ela não clama, não grita por Jesus,talvez por não haver forças nem de clamar, isso ocorre conosco também frente algumas provas mais fortes, mas Jesus vai ao seu encontro e restitui a vida ao seu filho e também a sua. Graças a Deus que nos ama incondicionalmente e que nos socorre e está sempre conosco, mesmo quando não temos forças pra clamar. Espero que não leve a mal, estar compartilhando contigo, é porque está é uma das mensagens mais marcantes dos milagres do mestre. Que Deus seja sempre seu escudo e amparo. At. Gilberto Monteiro.

Wilma Rejane disse...

Irmão Gilberto,

Te agradeço demais porque vieste enriquecer o artigo. Olha, em breve será publicado um livro de minha autoria com estudos reunidos, uma ótima opção para pregadores como você.

Obrigada. Deus abençoe seu ministério e vida.

Anônimo disse...

Olá..Li..a mensagem ..e gostei...verdadeirante...tem falado aos nossos COraçãos!!!!!!!!
Fique na Paz
Marfim23

TOINHO ARAUJO disse...

Interessante porém não muito esclarecedor. O termo viúva é usado para a mulheres que foram casadas com iniciados maçonicos ou essênios. Láraro era um iniciado essênio estava em transe profundo e a família pensou que ele estivesse morto. O nome Naim é porque a cidade fica no vale das Najas e Lazaro era um iniciado Luciferiano e portanto conhecedor da sabedoria das serpentes. Portanto não acreditem em ressureição e não dêem ouvidos as pastores víboras de igrejas nefastas que pregam o falso evangelho. tanto faz adorar Deus como o Diabo da no mesmo tudo é uma questão de simbologia. O verdadeiro evangelho se perdeu no tempo e no espaço e todas as igrejas que existem hoje na terra são falsas. A verdade é absoluta e poucos a conhecem.

Wilma Rejane disse...

Pipiu,


Oro para que conheças essa Ùnica e Absoluta Verdade e abandones as tantas heresias.

Deus o abençoe.

Eli Farias disse...

Querida irmã Wilma,a paz do Senhor Jesus.Fiquei feliz em encontrar neste blog este comentário,que muito me ajudou.Sou professor da EBD,pela misericórdia de Deus,e,agradeço a Deus por sua vida.Que Deus continue a derramar sobre ti as mais copiosas bençãos dos céus.

Suze Sousa disse...

Querida, que Deus continue te abençoando. Os teus comentarios sem duvida, estão vindo do coração de Deus. Gloria, pois a ele eternamente. Amám.

Anônimo disse...

Que o senhor continue abençoando sua vida!
gosto muito do seu blog muitas vezes ja obtive
respostas de Deus atraves desse blog!
tambem sou pregador e muitas vezes utilizei
informação desse blog nas minha pregação!

que toda sorte de benção venha sobre sua via

Amen!

Alberto Souza disse...

A Paz do Senhor Jesús a todos. Ao ler esse estudo sobre a viuva de Naim, fiquei muito interessado em saber mais sobre esse site; e logo assinei. Foi muito bom estar fazendo essa pesquisa de estudo para saber mais sobre o nosso Deus e Sua palavra. Amém.

Alberto Souza disse...

Minha irmã,louvo a Deus por sua vida e seu ministério.Sou obreiro missionário na minha igreja, e pela misericórdia do Senhor Jesús, tenho sido usado para levar a mensagem à nossa comunidade. Eu estava precisando terminar uma mensagem e depois que descobrir seu blog, aprendi mais um pouco sobre a passagem dessa viuva da cidade de Naim. fico feliz e me sinto abençoado por sua vida, que Deus continue te cobrindo de bênçãos.

Israel disse...

Uma mensagem emocionante! Bom ver como Jesus se compadecia dos aflitos e afligidos desta vida!

Deus continue te inspirando!

Unknown disse...

Serva do Deus altíssimo, que Deus mantenha vc com esse amor pela sua palavra e obrigado por esse rico conhecimento .

Unknown disse...

Agradeço minha irmä
Aurélio

Neilson Nazario. disse...

Parabéns 😤 muito mim alimenta seus esboços e pregações. Deus te abençoe sempre

Neilson Nazario. disse...

Maravilhoso Os esboços e pregações, que Deus continuei te usando na terra meu irmão.

Baba Kaê disse...

Uma grata surpresa,esse blog.Conteúdo rico e elucidativo.É como uma farta mesa,cheia de pratos apetitosos,alimentos que,ao provar um,desejamos, sem demora,provar outro.Deus o abençoe ricamente.

Unknown disse...

Muito bom parabens