Cristão Tem Depressão?




 "Elias sentou-se debaixo de um zimbro e pediu a morte" I Rs 19:4

Ser cristão não significa estar imune aos problemas ou doenças. No entanto, mesmo em tempo dificeis, é possivel evitar depressão profunda. Gary Collins, conselheiro cristão diz que é importante trabalhar as causas da depressão e não apenas os sintomas. E que é vital para o cristão basear sua vida na Palavra de Deus, e não nas emoções: "Estai firmes no Senhor, amados" Fp 4:1. Seguir este conselho,exigir fé; "quando me perguntam se fé cura depressão digo que ela é suficiente para manter o ânimo."

A depressão pode ser chamada de doença das emoções. Cerca de uma em cada vinte pessoas são afetadas por esta doença que provoca distúrbio de humor caracterizado


por vários graus de: tristeza, decepção, solidão, desespero, insegurança ou culpa. Esses sentimentos, podem ser muito intensos, por um longo período de tempo. As atividades, tornam-se dificeis, mas mesmo assim, é possível a conciliação com o  trabalho. Em um nível mais grave, a desesperança pode tornar-se tão intensa que a morte pode parecer a melhor solução.

A Biblia não menciona a palavra "depressão", embora descreva pessoas a quem poderíamos chamar de depressivos. Também não menciona drogas antidepressivas.Porém, aponta para várias questões de pecado ou de conflito que podem afetar as emoções


Exemplos Biblicos de Depressão:
                                                                  
                                                                       Jonas ( Cap 4)
Elias (I Rs 19)
Jeremias (Livro Lamentações Cap 3)
Davi (Sl 38:6-8 Sl 18:4,5,6 - Sl 13 -23, 25, 27)
Jo ( Cap 3)

A doença  pode resultar das seguintes questões:

Desamparo
Rejeição
Abusos
Pensamento Negativo
Estresse
Raiva
Culpa

Fatores Biológicos:

Falta de exercícios
Efeito colateral de medicamentos
Doenças Fisicas
Dieta Inadequada
Sindrome pre-Menstrual
Pós Parto
Base Genética (teoria)

Atividades Que Ajudam a Combater a Depressão:

  • Evite ficar sozinho.
  • Procure ajuda dos outros
  • A música pode elevar o espírito como fez com Saul (I Sm 16:14-23)
  • Louvar e dar graças "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" Ts 5:18
  • Leia firmemente a Palavra de Deus
  • Descanse confiante na presença do Espírito de Deus: "Por que estás abatida, ó minha alma, e porque te pertubas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face" Sl 42:5
Aqui estão algumas referências biblicas que demonstram o quanto servos de Deus passaram por momentos de angústia, tristeza e conflitos que podem ser caracterizados como depressão. É importante notar, o quanto eles se esforçaram na fé para não serem vencidos:

  •  " A minha alma está pegada ao pó vivifica-me segundo a Tua Palavra" Sl 119:25
  •  " Porque eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará de sobre a terra" Jò 19:25
  •  "Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante Tú ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a Ti clamei" Sl 31:22

Davi esteve em depressão pelo forte sentimento de culpa que o acometeu após praticar adultério - Pecados não confessados também geram tristeza, depressão - Ele foi humilde para reconhecer e buscar novamente a face do Senhor:

  • "Tem misericórdia de mim ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas trangressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado, porque reconheço as minhas trangressões e o meu pecado está sempre diante de mim" Sl 51:1,2,3.

É possível que a depressão alcançe o cristão, mas a exemplo dos testemunhos bíblicos, também é possível vencer a doença. Mais triste que a doença em si, é a falta de compreensão e de apoio aos que sofrem. Uma palavra, vale muito, ou quem sabe, o silêncio. O exemplo dos "amigos" de Jó, nos serve de base para não emitir julgamentos precipitados. Todos estamos sujeitos a momentos de tristeza, mas nunca, jamais, podemos esquecer que ; "O Senhor é a nossa força" e os que esperam Nele serão restaurados: "Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão" Is 40:31

Por: Wilma Rejane
Com Fonte:

9 comentários:

Unknown disse...

Graça&Paz! Excelente material. Parabéns
Dentro deste contexto gostaria de deixar uma reflexão postada em meu blog, sobre momentos depressivos que Jesus passou e como venceu.

http://oblogdodumane.blogspot.com/2010/06/vencendo-angustia-como-jesus.html

http://oblogdodumane.blogspot.com/2010/05/jose-vencendo-as-coisas-negativas-do.html

Espero que sirva de benção!

Silmara Oliveira disse...

Graça e Paz amada!!!Vim retribuir a visita, obrigada!!
Estou adorando este seu blog muito bonito e com um conteúdo maravilhoso!!!..fique com Deus ...bjssss

Claudia Paiva disse...

Olá amada irmã Wilma Rejane! Graça e paz!

Quanto tempo sem passar aqui! Mas posso ver que seu espaço continua sendo uma bênção! Gostei demais da lista de links, realmente é muito rica e útil!

E olha, sobre este texto, eu faço tratamento para depressão já tem uns dez anos. Já mudei de medicamento (de composto) algumas vezes e tenho melhorado. Meu caso é meio distúrbio de ansiedade/depressão. Mas graças a Deus tenho melhorado!

Deus te abençoe hoje e sempre, minha irmã! Fique na paz do Senhor Jesus e que você continue sendo essa mulher tremendamente usada por Deus que você é!

Em Cristo,

Claudia Sunshine (Claudia Paiva)
http://blogdosultimos.blogspot.com

RANUZIA disse...

AS VEZES PARECE QUE O MUNDO VAI DESMORONAR NAS NOSSAS CABEÇAS;MAS NADA MELHOR DO QUE COLOCAR O JOELHO NO CHÃO E ORAR . FICOU LÁ.E VER QUE QUANDO VOCÊ SE LEVANTA,A DEPRESSÃO FICOU LÁ!QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO A CADA DIA.A BÍBLIA E O SEU BLOG ME INSPIRAM CADA VEZ MAIS DENTRO DA PALAVRA DE DEUS.AMÉM.

Anônimo disse...

a paz do senhor sou josimario richarlli
minha irmã dei uma passadinha no seu blog e adorei os seus comentarios quanta propriedade
dê uma olhadinha no meu blog desse servo de cristo a paz
www.oaprendizdedeus.blogspot.com

Léia Silva disse...

Paz amada, muito bom o texto, tenho momentos de depressao, e sempre ouvia dizer que era demonio.
nem tudo é demonio!
Deus abençoe vc .
www,cantinhorestaurado.blogspot.com

Anônimo disse...

A paz de Jesus a todos !!! Meu nome é Marcos sou Presbítero da Assembléia de Deus, antes de me converter a seis anos atrás tive depressão e crises de ansiedades, seis anos depois a minhas crises voltaram e voltei a me tratar no psiquiatria e tomando um serie enormes de medicação, so que pioraram minha alto estima , fiquei mas deprimido e acabei me achando um nada , já não previa a mas a palavra de Deus e me escondi em uma caverna escura e me acovardei, resolvi não ir mas a médicos pq cada vez que eu ia me sentida pior, hj entreguei essa causa nas mãos do Senhor, parei de tomar os remédios e fiz um voto de fe com Deus, procuro ler , orar sempre e jejuar, sei que aos olhos humanos é uma loucura isso, mas creio no Deus que sirvo e acredito no sobrenatural de Deus, fiquem com a paz de Jesus Cristo, Amem.

Unknown disse...

Sempre fui uma mulher q sempre trabalhou fora mesmo casada e com filhos..e quando fiquei em casa por dois anos..nao quero julgar as mulheres q são so do lar as parabenizo..mas eu fiquei tão mal no final ...mesmo sendo cristã..q só percebi o quanto tava mal quando todos os dias eu ficava até tres da tarde de camisola..só levantava da cama arrastada pra fazer um grude de comida pra minha filha..o meu desejo era só ficar deitada e eu me perguntava...levantar pra quê? Viver mais pra quê...um dia reconheci q estava muito mal...me ajoelhei aos pés da cama...chorei muito diante dele...clamei..gritei por socorro..e Ele me ouviu..consegui um emprego pertinho da minha casa..trabalho com crianças q me amam muito..uma dica..um sorriso de uma criança eh bom demais..hoje sou muito feliz com minha família..meu Deus..meu emprego e vou ganhar um netinho com nome de Samuel...Nao se entregue..clame e chore aos pés do Senhor..

Unknown disse...

Sei fui uma mulher q mesmo casada e com filhos sempre trabalhei fora..um dia me sentindo muito cansada de pegar conduções e engarrafamento resolvi ser ser do lar..mas a depressão me atacou tão forte (não quero desmerecer as mulheres q são do lar eu as admiro muito)..eu só me toquei do quanto estava mal quando dava três horas da tarde e eu não tinha forças pra tirar a camisola..só levantava arrastada pra fazer um grude pra minha filha comer..Eu me perguntava: Levantar pra quê? Viver mais pra quê? Ficava envergonhada com Deus e da minha família tão maravilhosa q tinja. Um dia me ajoelhei com muito esforço nos pés da cama..chorei..gritei..clamei ao Senhor para ele me tirar daquele buraco...Hoje trabalho mum emprego pertinho de casa...com crianças..uma dica um sorriso de uma criança é um milagre...Sou muito feliz com minha família..meu Deus e minha igreja..e agora vou ser vovó do Samuel..O segredo é não se conformar..busque ajuda..faça como Davi..clame ao Senhor e ele colocará teus pés sobre uma rocha.