Barro Nas Mãos do Oleiro



No livro de Jeremias, Capitulo 18, Deus conduz o profeta a visitar uma olaria e observar o trabalho de um oleiro. A visão do profeta, serviria de mensagem para toda nação de Israel: Deus, O Oleiro. Israel, o barro. A roda do oleiro, o tempo. A voz de Deus, foi audível, naquele lugar. O trabalho dos oleiros, na confecção de vasos de barro, nunca mudou. É o mesmo, através dos séculos. A mensagem, portanto, a ser transmitida, permanece. O que Deus, nos fala através dessa metáfora?

O Barro: Em seu estado bruto, não serve para manuseio, na roda de oleiro. Precisa, passar por todo um processo, se tornar elástico, para modelagem: Colhe-se o barro, penera, mistura com água, deixa de molho (para livrar das impurezas) e é pisado até sair todas as bolhas de ar(enfraquecem o vaso na hora de passar pelo forno). No forno, o barro, enfim, se torna mais resistente.

O Vaso: Do barro fomos criados (Gn 2:7) e ao barro tornaremos (Ec 12:7). Vivemos, portanto, para o objetivo de sermos levados "a casa do Oleiro". Um digno destino. A olaria, simboliza, o Reino de Deus.

Algumas porções de barro, se tornam, "vasos de honra" (II Tm 2:21). Carregam tesouros (IICor 4:7). Algumas, vasos de desonra (Rm 9:21): Passaram pelo Oleiro, porém, estão a carregar coisas impuras, ilícitas, produtos de roubo, morte e destruição. Relaciono estes, aos apostatas, pessoas que deixaram "o primeiro amor", no afã de se tornarem, servos de Mamon. Vasos de desonra.


Ainda existe, um terceiro e triste destino para um vaso: ser quebrado. "...Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se..." Jr 19: 11. A quebra do vaso, pelas mãos de Jeremias, tinha o propósito de alertar as pessoas de seus graves pecados. Simbolizava julgamento. Israel, passara, de vaso de honra, para desonra e por fim seria destruída. A utilidade (ou inutilidade) do vaso, define sua longevidade. Que tipo de vaso, estamos sendo?

O ser humano, pecador, cheio de impurezas, barro, no estado bruto, chega a "Olaria" para ser trabalhado. Somos escolhidos (At 9:15), purificados (Jo 17:17), provados (Sl 11:5) e aprovados (IITm 2:15).

O Oleiro: Com destreza e paciência, molda o barro, que, na roda de oleiro, é totalmente dependente D'Ele. Se deixa moldar. Se, ao tomar forma de vaso, o barro, se despedaçar, O Oleiro, torna a juntar a massa e faz outro vaso, ainda melhor. Ele não abandona o vaso, despedaçado em suas mãos.

Deus, anseia que entremos na olaria, no Seu Reino. Só assim o barro ganha forma. Um material, pobre e fácil, tornado excelente. "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do conhecimento seja de Deus e não de nós" II Cor 4:7. Um paradoxo: Seres humanos, frágeis, tornando-se instrumentos nas mãos de Deus.E nesse processo, Ele perdoa, a todo que se fizer servo. Ele revigora as forças do abatido, animando-o a prosseguir. Como o vaso, que quebra na roda de moldar e recebe nova vida.

Que Deus em Cristo, nos faça recordar, sempre, que eramos barro, destinados a perdição: Arrastados pela água, ressecados pelo sol, levados pelo vento. O Oleiro, nos recolheu. Entregues em suas mãos, nos tornamos vasos. Moldados para o serviço. Louvado seja O Oleiro!

Por:Wilma Rejane

Fontes:Bíblia de Estudo Plenitude, Almeida J.F. Edição Revista e Corrigida 1995, SBB.
Confecção de um vaso de barro método e processo

22 comentários:

Simone Lima disse...

Que possamos ser maldados nas mãos do Senhor!! A Paz.. para a sua vida

Tati Dias disse...

Wilma, muito obrigada pela visita e pelo carinho. Também gosto muito de visitar o seu blog porque sempre sou abençoada.
Com carinho...

Tatiane
http://tempo-kairos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Agradeço a Deus por esse Blog existir. Hj, ao ler sobre a ciranda do inimigo, me senti esclarecida e fortalecida. Pude ver com nitidêz o q tem acontecido comigo. Tenho aprendido q tudo o q Deus nos revela, da nossa vida, seje em sonhos, atravéz de sua palavra, em um hino, Ele desfaz. Nos costrange a busca-lo.
Q Deus continue te abençoando sempre.

sininholuz@msn.com

Anônimo disse...

queridqa ir.wilma, acredito que já li este comentario...barro nas mães do oleiro...+/- umas dez vezes. Como me enrique,td tribulação q tenho passado é DEUS que está tirando td impureza de mim.ELE irá me transformar nun vaso *LINDO; eu creio. um abração da dora

Unknown disse...

A Paz do Senhor,amada do Pai!
Eu estive estudando e pesquisando,e gostaria de compartilhar algo
precioso a respeito do Carpinteiro
Jesus:
A etimologia da palavra usada para "sincero" corresponde a "sem cera".
Era comum o artíficie errar na hora de talhar a madeira para confeccionar a arte.Assim,para não perder a obra ele a maquiava e onde havia dado o corte errado,ele usava "cera" para esconder.Quando
algum comprador entendido em arte
vinha comprar dizia:
Eu quero,mas quero uma obra sem cera.O valor do cristianismo está em ser realmente autêntico,sem maquiagem.
Que a cada dia possamos permitir
que o carpinteiro Jesus venha talhar,moldar a nossa vida para que possamos ser uma linda Obra!
Que Deus continue abençoando a sua vida tremendamente!

Wilma Rejane disse...

Querida Juliane,

Você sinceramente enriqueceu o estudo com a explanação da lição, que eu não conhecia.

Muito obrigada! Volte sempre, tá?

Deus a abençoe.

Adriana Karmo disse...

Louvado seja o nome do senhor ,como e maravilhoso saber que com todo esse trabalho o nsso DEUS nao se cansa e saber o quanto ele nos ama

Unknown disse...

wilma,que o senhor jesus conceda mais e mais uma sabedoria de entendimento perficaz como a sua,pois mim ajudou bastante pregar sobre esse tema que jesus te abençoe. amém.
beijos..............

Anônimo disse...

OLA IRMÃ WILMA,FICO AUSENTE POR UM TEMPO, QND VOLTO, MEU LUGAR NA TENDA TÁ ASSEGURADO.... DEUS ESTÁ TRANSFORMADO O MEU VASO E PREENCHENDO-O COM A VONTADE "DELE';NÃO TENHO MAIS ANGUSTIA, SÓ SINTO VONTADE DE SERVI-LO, DEUS É D+++; E VC TEM ME AJUDADO BASTANTE, 1XERODADORA

Wilma Rejane disse...

Olá querida irmã Maria !

Seja bem vinda de novo amada, louvemos juntas a Esse Deus maravilhoso que tanto faz por nós, que nos ama e está sempre de braços abertos para nos consolar.

A Ele toda glória!

Grande abraço !

valci rj disse...

nem tudo é como nós queremos demorei achar este blog porem vejo que os estudos elaborados nele são muitos bom e de facil assimilação de aprendizagem que DEUS te abençoe em nome de jesus

Anônimo disse...

OLA MINHA QUERIDA IR. WILMA, COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O LIVRO "AS MARGENS DO QUEBAR",JÁ TENTEI VARIAS LIVRARIAS E NADA CONSEGUI.ME AJUDA, 1XERODADORA.

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Mariamorena!

A irmã pode adquirir o livro diretamente comigo,é só entrar em contato que dou as orientações:

wilmarejane@yahoo.com.br.

Grande abraço, amiga-irmaã!

Deus a abençoe.

Anônimo disse...

QUE A CADA UM DE NÓS VENHAMOS A DEIXAR DEUS NOS MOLDAR NÃO CONFORME A NOSSA VONTADE,MAS COM O SEU QUERER.DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE JESUS CRISTO.

Claudio disse...

Quero sempre e continuamente ser moldado por Deus, pois assim como um barro precisa ser amassado, talhado para ser transformado em um vaso, eu preciso ser quebrado e ser refeito, quero sempre estar na roda onde o Grande Oleiro sabes o que fazer, quero estar sempre no centro da vontade de Deus. TE AMO SENHOR!!

Elson disse...

Visitei uma fábrica de louças,em Campo Largo - Pr., e enquanto o gerente da mesma, explicava o processo de fabricação desde a entrada da máteria prima até a saída do produto acabado, notei que havia um pilha muito grande vasos quebrados. Alguns quebrados durante o processo fabril, outros quebrados pela inspeção de qualidade, por que neles havia defeitos. Eu perguntei mas o que é feito com esses cacos? O diretor qe nos acompanhava nos disse que eles seria reaproveitáveis. Mas como eu perguntei, a exolicação foi de que eles seriam moídos, virariam pó e depois reutilizados.
Aquilo falou alto demais comigo, e isso já faz mais de 10 anos. A lição é evidente, porém muito forte, e serve de alerta a todos nós, depois de considerados inservíveis aos olhos humanos, quebrados, rejeitados, Deus ainda pode, apesar de moidos, ser reutilizados para sua obra, e ser vasos servíveis na sua obra.

Aline Lessa Ribeiro disse...

Olá querida... Glória a deus pela sua vida e suas palavras viu!!
Estou escrevendo um artigo em meu blog sobre vasos de honra e desonra... e pesquisando, acabei caindo no seu blog.
Parabéns pela linda palavra.

Que Deus derrame bençãos sem medida sobre teu ministério

Unknown disse...

A trez tipo de vaso, , o de vidro que não aguenta mudança se quebra. O de ouro que é um vaso caro cobra p pregar.
O de barro passa por todas essas prova e no fogo fica mais firme. .

Unknown disse...

Olá, paz
sou pastor evangélico e sempre visito seu blog e tenho sido muito abençoado com maravilhosas mensagens.
Que Deus continue lhe usando

WDINHEIROAJATO disse...

profunda a mensagem, e esse esboço me fez entender mais sobre o trabalhar de Deus nas nossas vidas e ver o seu agir e como agir,o processo da transformação.Maravilhoso.

Unknown disse...

O processo de modelagem de um vaso é minuncioso e, por vezes, delicado e complexo. Acredito que esse processo se inicia quando nos colocamos à disposição de trabalhar para Jesus e deixamos o seu agir fluir em nós. No entanto, muitos dos nosso irmãos não conhecem o chamado de Deus às suas vidas, sendo assim, passam uma vida inteira na igreja, sem saber o propósito pelo qual foram chamados. Por isso, muitos são chamados, poucos escolhidos (MT22:14). Portanto, precisamos pedir sempre a Deus qual é o nosso chamado nessa Terra dos viventes.

Anônimo disse...

A paz do Senhor querida! Estou aprendendo muito com o seu estudo, muito obrigado, desde o dia em que eu encontrei as suas pregações eu venho aprendendo mais. Deus há de lhe abençoar em nome de Jesus. Deixa Deus te iluminar.