As Serpentes e o Mal

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse a mulher: É assim que o Senhor Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3:1).

A serpente, possuída por Satanás, protagoniza o primeiro episódio de reencarnação citado na Bíblia. Por que dentre tantos animais o diabo escolheu a serpente para se manifestar? A Bíblia não explica. O certo é que por várias passagens ela continuará sendo associada ao mal.

"Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás e amarrou-o por mil anos." Ap20:2

Não pretendo me aprofundar nas referências Bíblicas mas apenas "pincelar" alguns pontos em comum entre as serpentes e a ação do mal, considerando as associações presentes na Palavra de Deus.

Espécies de serpentes:


Das muitas espécies que pesquisei, escolhi cinco para descrever. Apesar das variações elas têm muitas características comportamentais semelhantes:

Boomslang- Africa. Agarra a vitima e faz um ferimento por onde destila todo o veneno. Morde repetidas vezes até ter a certeza de que a vitima está morta.

Naja Chinesa- Infla para intimidar as presas fazendo-se parecer maior. Não é agressiva, é sorateira, seu veneno, porém é fatal.

Green-Cat-Eyed- Sua principal defesa é a intimidação: abrindo sua boca largamente mostrando seu céu da boca escuro. Devido sua cor esverdeada se confunde com a vegetação. É venenosa.

Serpente do mangue ou Mangrave Snake- Abre a boca para intimidar seus inimigos. Se camufla durante o dia e ataca quando se sente em perigo.

Northern Death Adder- Se movimenta sedutoramente quando sua vitima está por perto. Se faz de amigável mas é responsável por grande número de vítimas graves.

A cada nova espécie descrita me vinha à memória passagens Bíblicas como:

A ameaça de Golias para Davi- "Vem a mim e darei a tua carne as aves do céu e as bestas do campo" I Sm 17:44. As palavras que saiam da boca de Golias, tinham a intenção de intimidar, tal qual fazem as serpentes ao abrirem suas bocas e inflarem. O gigante achou que sua força e seu tamanho seriam perturbadores para o pequeno Davi. Davi, porém, não se deixou esmorecer com o "veneno" do grandalhão. Cheio de fé, devolveu o ataque com uma arma imbatível: A Palavra que sai da boca de Deus: "Hoje mesmo o Senhor te entregara na minha mão" ISmI7:46. E venceu.

Lembrei-me da mulher com fluxo de sangue. Por doze anos ela fora intimidada por uma voz que lhe dizia: "Não adianta, não há cura para você". Os ecos mortais deviam lhe envenenar dia após dia, tal qual a ação da serpente boomslang que faz um ferimento por onde destila todo o seu veneno e vai mordendo repetidas vezes até que a vitima seja nocauteada. A boomslang, só segurou a mulher com fluxo até o dia em que o aniquilador de serpentes a encontrou: A voz de Jesus lhe penetrou na alma, no coração. Ali, ela foi liberta. "Tudo é possível ao que crê, não temas, crê somente".Mc9:23 e Lc8:50.

Que tipo de intimidação temos ouvido? Que ferida tem servido de entrada para destilação de veneno? Até quando?

A serpente Noorthern se mostra muito sedutora e até amigável quando pretende agarrar a presa. Fez-me lembrar de Jesus e o diabo na tentação do deserto: "Tudo isto te darei se prostrado me adorares",propôs o diabo (Mt4:9).

Quantos "ídolos" morreram de overdose? Deixaram: fama, fortuna, bens... tudo é passageiro.Toda glória sem Cristo é vã e como não há glória sem Cristo, logo, tudo é vão. O sedutor mundo do sucesso, da fama e das riquesas não foi capaz de preencher o vazio no coração. A adoração ao mal custa muito caro, embora pareça amigável.

Serpentes: ameaçam, intimidam, enganam, camuflam, seduzem, traem, agridem, imobilizam, envenenam, matam.Também são prudentes porque sabem a hora certa de atacar.

A boa notícia é que há antídoto para venenos de serpentes; se aplicados à tempo, curam e salvam vidas. Ele se chama Jesus, foi Ele quem aniquilou o mal da Serpente na cruz. Não podemos evitar que serpentes existam, mas, podemos nos prevenir contra elas. O mal é uma realidade, o diabo é um adversário sagaz e perverso que destila morte. Cristo, porém É o que conhece todas as suas "camuflagens".

"Na verdade, na verdade, vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquela que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passa da morte para a vida" João 5:24.

Fontes; WWW. animalworld.com.br
Bíblia Sagrada, Almeida, J.F, corrigida e revisada, SBTB, 1995.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Estou grato pela visita ao blog Sinais, e quero agradecer pela sua observãção na frase, eu copiei aquela frase e cometi o erro de não averiguar se estava correto. e muitas vezes nos posts podem aparecer erros da fonte , ja que eé um clipping , mas la realmente tenho que acertar!, muito obrigado! Quero parabenizar vc pelo seu espaço e gostei do post.muita paz e uma semana abençoada.

antes que a natureza morra disse...

Oi, guriazinha !!!

Adorei teu blog !
Se tiveres paciência de procurar meu currículo lá dentro do meu blog, tu vais ver quem sou e o que faço em matéria de espiritualidade.
Lendo teu blog, vejo que és sinal de vida inteligente na internet !
Beijo

www.professorpizarro.blogspot.com

James Pizarro

Anônimo disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!Que Deus continue lhe usando!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

JEFERSON SILVA disse...

QUE A PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTEJA COM VOCÊS. BEM ANTES DE MAIS NADA QUERO SER GRATO POR QUE DEUS AINDA TEM REMANECENTES NA TERRA. LEIO SEMPRE ESSES ESTUDOS GOSTO MUITO MEDITO DIA APÓS DIAS AQUI NESSAS PASSÁGENS BIBLICAS BEM SOU MINISTRO DO SENHOR JESUS FALO DA CIDADE DE MARANGUAPE REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA NO ESTADO DO CEARÁ AQUI LEVO A VIDA COM MINHA FAMILIA MAIS UMA VEZ QUE O SENHOR DEUS PAI E SEU AMADO FILHO JESUS ABENÇOE FIQUEM NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR

ANGÉLICA disse...

olá, estou amando esses estudos,vc coloca de uma forma bem clara, e o mais importante,com base na palavra de Deus.Pode ter certeza vou visitar sempre!Bjs fique com Deus.