Água em Vinho


Convidado a um casamento, Jesus, realiza o que seria, seu primeiro milagre: transformar água em vinho. Naquela festa, em Caná da Galiléia, o vinho era a prioridade. Água, tinha em abundância. A falta do vinho, seria um desastre: Fim de festa e convidados insatisfeitos. Jesus, então, foi procurado, solicitado . Pegou toda a água que seria para a purificação dos judeus e transformou em vinho.

Fico imaginando o "rebuliço" dos Judeus. Cheios de rituais, só comiam após lavar as mãos repetidas vezes. Bebiam em copos bem lavados e agora? Teriam que cometer sacrilégio. "Onde já se viu? Sequer tem um lugar para lavarmos as mãos!" O que é o legalismo. Jesus, fazendo maravilhas na festa e eles preocupados com os rituais. Devem ter se retirado com raiva, sem sequer provar o vinho, o melhor vinho que poderiam beber em toda suas vidas.

Não foi por acaso que Jesus, escolheu as seis talhas de pedra, que os judeus usariam. É!! Ele poderia ter respeitado seus irmãos judeus e usar outros recipientes para operação do milagre. Mas, não! Ele quis justamente nos dizer que precisamos nos libertar do legalismo. "provar o Seu vinho". Os rituais aprisionam. "O vinho de Jesus" dá alegria, satisfação. Se seguir a Cristo, tem se tornado fardo. Então, é hora de convida-lo para transformar "água em vinho". Talvez, sua caminhada na vida cristã, tenha se tornado ritual, legalismo.

Se, você, ainda não é um cristão. "Tem água em abundância" na sua vida, mas, não sente alegria, satisfação. Não é feliz no casamento, nem nas demais áreas da vida, é hora de uma mudança. Entregue a "água". Ou seja, tudo que tens, porém, não satisfazem seu viver.

Jesus, usou talhas, de pedra, cheias de água. Era o símbolo da santificação dos judeus. Limpava o exterior. O interior, contudo, permanecia sujo, infeliz. Entregue suas "talhas de pedras" e verás o que o mestre te devolve. Naquele casamento, após, o milagre do vinho, a música se tornou mais envolvente, as pessoas, alegres, felizes. Se for convidado, para sua vida, Jesus, fará o mesmo por você.

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida J. F., Atualizada e Corrigida, SBTB. Evangelho de João Cap: 2 do verso 1 ao 12.

10 comentários:

Blogueiros Cristãos disse...

Graça e Paz irmã Wilma

Enviei um email pra você. Veja na sua Caixa de Entrada.

Abraços

Lucas M Junior
CNBC Brasil

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Lucas,

Estarei verificando e entrando em contato.

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Daienne.

Anônimo disse...

prezada irmã, a paz do senhor. sobre a água transformada em vinho gostaria de comentar que as talhas estavam secas, estas talhas simbolizam as nossas vidas que precisam está cheia de água símbolo do espírito santo. se nos enchermos do espirito veremos grandes transformações.

Rosa gregório disse...

Graça e paz .
Ameiseu Blog.
Exelêntes comentarios ,verdadeiros Estudos biblicos .
Deus a abençoe1

rosana disse...

ÁS VEZES FICO IMPRECIONADO COM A VARIEDADE DE INTERPRETAÇÕES QUE UMA ÚNICA PASSAGEM BÍBLICA PODE NOS APRESENTAR. CERTA VEZ ESTIVE LENDO ESSA MESMA PASSAGEM QUE SÓ CONSTA NO EVANGELHO DE JOÃO E TIVE UMA OUTRA INTERPRETAÇÃO. NA OCASIÃO TIVE A LIGEIRA IMPRESSÃO DE QUE JOÃO ESTAVA NOS REVELANDO COMO SERÁ AS BODAS DO CORDEIRO. pERCEBI QUE, NO INÍCIO, SÓ CHEGAM À FESTA JESUS E SEUS DISCÍPULOS ,NO FINAL DA FESTA, SAEM JESUS, SUA MÃE E SEUS IRMÃOS. PARA MIM, LEIGO EM TEOLOGIA, O VINHO REPRESENTA O POVO DE DEUS ( O QUE SE EXTRAI DA VINHA) E A ÁGUA TRANSFORMADA EM VINHO SERIA AQUELES QUE ORIGINARIAMENTE NÃO TERIAM PARTE NA HERANÇA E QUE SE TORNAM O VINHO BOM QUE ESTAVA SE SERVINDO NO FINAL DA FESTA.
DEUS ABENÇOE A TODOS, UM ABRAÇO

ISMAEL DE SOUZA CUSTÓDIO
22 DE SETEMBRO DE 2011

aguinaldo disse...

gostei do texto.tomara que o senhor continue dando cor, cheiro e sabor a nossas vidas.

Charles romoaldo disse...

quando acabou o vinho da festa havia uma preocupação na festa por que vinho na bíblia é sinal de alegria então se o vinho acabou automaticamente acabou a alegria da festa
mas Jesus mandou encher as talhas com água e água na bíblia é sinal de palavra então jesus estava querendo mostrar para eles que a alegria só vem através da palavra se o teu vinho que é alegria acabou
busca água que é palavra que Deus vai te abençoar .
amem

francisco disse...

GOSTARIA DE AVISAR PARA O AMIGO ANONIMO Q O IRMAO NAO DISSE Q AS TALHAS TA CHEIA Q A AGUA REPRESENTA A PALAVRA O AZEITE E Q REPRESENTA O ESPIRITO SANTO

Unknown disse...

Que mensagem maravilhosa.