A Ressurreição de Lázaro






Wilma Rejane


Na cidade de Betânia um acontecimento reúne dezenas de pessoas. Lázaro, irmão de Marta e Maria, após dias de sofrimento, morre. Um mal repentino acometeu o amigo amado de Jesus em um momento em que Este estava a três quilômetros de distância, em Jerusalém.

Tão logo as irmãs de Lázaro percebem a gravidade do estado de saúde do irmão, enviam um mensageiro até Jesus. Marta e Maria acreditam que Jesus virá correndo para salvar Lázaro da morte. As irmãs se revezam nas idas e vindas à porta, olham para o caminho, na esperança de saudarem Jesus e festejarem a cura de Lázaro. Não dormem a noite, somente oram para que Jesus chegue a tempo, o que não acontece. Ficam frustradas, teria Ele esquecido? Abandonado os amigos?


A vontade de Marta e Maria é de que Jesus esteja em Betânia, a dos discípulos, de que Jesus não saia de Jerusalém, porque os judeus procuram matá-lo. Discípulos amedrontados, amigos desolados, e Jesus convicto da direção de Deus. Após receber o aviso da doença de Lázaro, permanece ainda por dois dias em Jerusalém.


Mesmo distante, Jesus sente quando Lázaro da o último suspiro, ao que diz: “Lázaro, o nosso amigo dorme, mas vou desperta-lo do sono” Jo 11:11. Testemunhas de vários milagres de ressurreição, os discípulos não entendem a declaração de Jesus, sobre o sono de Lázaro: “Então Jesus disse-lhes claramente: "Lázaro está morto; e folgo por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis, mas vamos ter com ele” Jo: 11:14,15”.


Impressiona-me o fato de ninguém cogitar a ressurreição de Lázaro. Em Betânia, Jesus tenta “arrancar” alguma declaração de fé, mas tudo que ouve são reclamações, lamento, choro. É como se Ele não estivesse presente. Jesus chorou (Jo 11:35) . Sempre imaginei Jesus chorando silenciosamente, quase discretamente, seu olhar fixo no túmulo de Lázaro, sua face e seus lábios imóveis. Mas não. Jesus chorou alto. Como? Isso mesmo, todos ouviram a voz de Jesus em seu choro profundo.

“Jesus moveu-se muito em espírito e pertubou-se” (v 33 e 38). Movendo-se embrimaomai; Strong 1690: derivado de em, “em”, e brime, "força”. A palavra é usada para exprimir irritação, para indicar uma fala ou ação com sentimento profundo e para repreensão severa.

Como poderia Ele mover-se com força e irritação e chorar mansamente? Ele se compadece do sofrimento das irmãs, da comoção dos judeus ali presentes! Jesus brada com muita força para que a morte deixe Lázaro! E é justamente isso que diz o texto Bíblico: “Clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora” Jo 11:43. Aquele lugar estremece, é sacudido pela unção que quebra o jugo da morte, do seu amigo, amado. Aleluia!

A passagem Bíblica de João 11 é rica em lições, tantas que renderiam um livro, mas quero me ater ao fato de Jesus ressuscitar Lázaro, estando este quatro dias na sepultura.


“Ressuscitando Lázaros”



De Julho a Dezembro de 2002, estive gravemente doente da visão, uma infecção no olho direito. Fiquei distante da família, perdi o emprego, enfrentei olhares assombrados, o silêncio de Deus e a dúvida: “Por que será que isso está acontecendo comigo”? Por que Deus não me ouve? A verdade é que Ele nunca havia me abandonado. Sua resposta não veio na hora que eu queria, mas na hora certa, quando estive pronta para receber. O sofrimento me fez refletir sobre o sentido da vida, me conduzindo a Cristo Jesus. Sou grata porque Jesus "ficou em Jerusalém" alguns dias, enquanto eu implorava por socorro em "Betânia".

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos" Sl 119:71

O silêncio de Deus, não significa abandono, significa “Propósito”. Se existe algo pelo qual estamos clamando e ainda não vimos resultado, confiemos no Senhor, Ele jamais desampara seus amigos, os que amam Sua presença e anelam por ela, como Marta e Maria. Jesus considera nossa fraqueza, as irmãs de Lázaro, temeram, ficaram desoladas, cheias de dúvidas, mas Jesus veio aleluia! E quando Ele vem tudo se transforma! Nem mesmo a morte, o mais terrível mal da humanidade, nos afasta desse Amor, ela não tem domínio sobre os filhos de Deus.

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá” Jo 11:25.

Não sei quanto tempo mais Lázaro viveu, após ter sido ressuscitado por Jesus, tudo que sei é que seu testemunho salvou e continua salvando vidas no mundo inteiro. E tudo porque Jesus “chegou atrasado”. Podemos achar que Ele está atrasado para resgatar situações ou pessoas “da sepultura”, mas Ele jamais erra à hora.


“Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus”? Jo 11:40


 A Ressureição de Lázaro era a alternativa improvável, impossivel para os que vivenciaram a dor da família enlutada, mas para Jesus não existe impossíveis.  Que assim seja conosco. Soli Deo Glória.


Baseado em João Cap. 11
Bíblia de Estudo Plenitude.

31 comentários:

Sabrina disse...

Parabéns pelo blog e pelas belas mengens que Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

parabéns pela mensagem que deus continue abençoando sua vida e te capacitando adentrar as entrelilhas da biblia sagrada. cristina são paulo

Anônimo disse...

amem nossa que bençao esta passagem de lasaro é tremenda que deus continue abençoando a todos ai fiquemtodos na paz do nosso senhor jesus cristo

Anônimo disse...

Exepcional... tem td a ver! E o mais interessante, é que descobri o blog no exato momento em que lia Jo 11, e para esclarecer uma dúvida, li tdo o que estava precisando naquele momento. Isso só aumenta a minha fé. Que Deus te abençoe.

Dayana disse...

Estou muito feliz em encontrar uma visão tão maravilhosa deste texto, que é riquissimo na sua totalidade. Estava procurando recursos para desenvolver uma pregação, acerca desse texto e fiquei muito feliz com a analise que encontrei aqui. Que Deus possa continuar abeçoando sua vida, o seu ministério, a paz do Senhor.

Dayana disse...

Estou muito feliz em encontrar uma visão tão maravilhosa deste texto, que é riquissimo na sua totalidade. Estava procurando recursos para desenvolver uma pregação, acerca desse texto e fiquei muito feliz com a analise que encontrei aqui. Que Deus possa continuar abeçoando sua vida, o seu ministério, a paz do Senhor.

Regina disse...

Que Deus continue te dando essa sabedoria na palavra.
Estava procurando algo mais para pregar neste tema e encontrei.
Que Deus continue te abençoando.
Fica na paz.

Anônimo disse...

Parabéns, querida irmã,nosso Deus é Maravilhoso, estava procurando artigos para enriquecer a mensagem que estou preparando para amanhã de manhã e encontrei tudo que precisava. Louvado seja nosso Deus! que Deus continue te abençoando.
Fátima R.A.V 08/07/2011

Pr Isaque disse...

Que Deus continue confiando a ti discernimento na Palavra.
Deus o abençoe!

Regina disse...

Que a graça de Deus continue sôbre a sua vida, p/ que vc continue dividindo com o próximo, a palavra de sabedoria que ele lhe deu. Amém

Missionário Bruno Hohlenwerger disse...

A paz do Senhor! Parabéns! Todo o corpo da mensagem foi muito bom, mas gostaria com humildade fazer uma crítica construtiva.
Jesus não "chegou atrasado" Ele vêio na hora certa.Jesus nunca se atrasa Ele sempre vem na hora certa.
Deus continue te abençoando.
Shalon!
Adonai!

Anônimo disse...

MISSIONARIO BRUNO - ESTA MENSAGEM "JESUS CHEGOU ATRAZADO" ESTA ENTRE ASPAS, DEMOSTRANDO QUE É UA FIGURA DE LINGUAGEM DE QUE ISTO VERDADEIRAMENTE NÃO ACONTECEU, POR QUE ESTE TEXTO CHEGOU HOJE PRA MIM E EDIFICOU TREENDAMENTE A INHA VIDA. NOSSO JESUS REALMENTE É LINDO !

JAIRO

Anônimo disse...

Deus te abençoe, preciso de algo em palavras que toque os coraçoes de hoje sobre a Ressurreiçao de Lazaro

Anônimo disse...

aquele que cré em cristo certamente sera RESSUCITADO
que te ilumine cada dia mais.eduardo

Anônimo disse...

sempre entro neste site que e uma benção em minha vida. E a palavra de Deus sendo semeada e que alcance sempre terra sedenta!!!

Anônimo disse...

O blog ficou muito interessante eu gostei muito parabéns leidiane

Alvaro disse...

Toda honra e toda glória sejam dadas a Deus e a Nosso Senhor Jesus Cristo pelos séculos dos séculos amém!

Daniel disse...

PARABÉNS! BELA MENSAGEM BOM TESTEMUNHO, VAMOS ESPERAR TÃO SOMENTE NO SENHOR, ESTA HISTÓRIA DE LAZARO JÁ MOVEU ALGUMAS PEDRES DO MEU CAMINHO DEUS SEJA LOUVADO PARA TODO SEMPRE.

silvio disse...

A palavra de Deus é tremenda e se renova,sempre ouvia falar de tire a pedra mas nunca tinha visto por este lado que benção

neiva disse...

Neiva diz...O mesmo Jesus que ressuscitou Lázaro, quer continuar realizando milagres em nossas vidas, mas precisa contar com nossa participação, consentimento e fé. Assim como Ele quis a participação dos que estavam com Ele para removerem a pedra e para retirarem os paramentos fúnebres ele quer hoje a nossa participação. Sejamos servos obedientes e solícitos.

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog. agora sempre que puder vou visitá-lo
abraços
Pr Ronilson Vieira

Anônimo disse...

Apaz do senhor Jesus.
A ressuricao do lazaro,tocou pronfundo em mim e aumento a minha fe em cristo.
E bom saber que o senhor tem o seu relogio.
Cardoso-Mocambique-Maputo-Mahotas-Romao

Unknown disse...

Deus mostrou seu poder, Jesus seu santo servo, pediu para Deus que ressuscitasse Lazaro, para que assim todos acreditassem que Deus o enviou. Então Deus ouviu seu pedido e lhe concedeu poder para ressuscitar Lázaro. Depois de ver que Deus o escutou, Jesus agradece a Deus e logo depois levantou Lázaro da morte.

Unknown disse...

Muitas vezes para que aconteça o milagre o Senhor deseja que seus filhos interajam com ele. Não é só a nossa fé que fará acontecer, temos que participar de todo o processo, porque para nós o milagre é sempre o mais importante, mas para o Senhor é o seu propósito que conta. Ele quer que nos envolvamos com Ele, antes mesmo de ocorrer o nosso milagre. O milagre será uma consequência da nossa relação com Ele.

Unknown disse...

A paz do Senhor muito boa essa mensagem Deus falou nessa pregação que o espírito de Deus continui te usando pra muitas pessoas aqui fora e através das mensagens venha libertar vidas que não conhece esse Deus Maravilhoso e Fiel eu so tenho a agradecer a Deus por tudo que ele fez na minha vida e creiu eu que vai fazer muito mais Deus abençoe mais e mais sua vida amem irmã! Fica na paz do Senhor Jesus

Unknown disse...

Muito bom falou muito comigo e Deus ele sabe trabalhar na vida de cada um de nós no tempo certo ele chega na hora certa por que ele é Deus Eclesiastes 3;a um tempo determinado para todas as coisas e so ele sabe amem fica na paz que Deus continui te usando pra muitas vidas assim como eu bjo.

fabi arantes disse...

Tenho me debruçado nesse texto pois è um dos milagres mais extraordinários de Jesus e há muitas lições importantes nele. Realmente, a essência da narrativa está no propósito de Jesus para os testemunhos desse milagre até os dias de hoje. Aprendi mais sobre esse maravilhoso milagre de Jesus. Parabéns e que Deus a abençoe e lhe de

mais e mais sabedoria para nos ensinar a Palavra de Deus. Amei o blog e a forma que as Mensagens são colocas.

Anônimo disse...

Muito é edificam-te

Anônimo disse...

DEUS E FIEL POS ELE E A VIDA.

Unknown disse...

A Paz do Senhor queria somente,esclarecer uma dúvida na concepção não vejo desespero em Marts pelo contrário acho que nessa passagem ela nos dá um exemplo de Fé demonstrando que sua fé não estar firmado no que Jesus podia fazer mas sim no que ele é. Vemos isso na sua declaração "eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!" Ou seja ela cria que Jesus veio para salvar o homem não só da morte física mas principalmente da morte eterna! Deus abençoe

Unknown disse...

A Paz do Senhor queria somente,esclarecer uma dúvida na concepção não vejo desespero em Marts pelo contrário acho que nessa passagem ela nos dá um exemplo de Fé demonstrando que sua fé não estar firmado no que Jesus podia fazer mas sim no que ele é. Vemos isso na sua declaração "eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!" Ou seja ela cria que Jesus veio para salvar o homem não só da morte física mas principalmente da morte eterna! Deus abençoe