Meribá ou Refidim?


"Quando Moisés levantava as mãos, Israel prevalecia"Êx 17:11

Meribá significa contenda, murmuração. No livro de Êxodo, cap 17, é citado como sendo um lugar, situado no deserto de Sim, a caminho para o monte Horebe.Também é chamado de Massá. Recebeu estes nomes, após terem acampado ali os israelitas. O lugar é muito seco, sem fontes de água, por esse motivo, "murmuraram e contenderam contra Moisés" (v.2)

O interessante, é que Meribá, fica também em Refidim: "Acamparam em Refidim; e não havia água para o povo beber" Ex 17:1. E qual o significado de Refidim? Refrigério. Um lugar, que deveria ser de descanso, nunca de contenda. Como de descanso, se não havia água? Deus, poderia fazer jorrar água de onde Ele bem entendesse: Do céu (em forma de chuva), das rochas ( o lugar é pedregoso), do solo, enfim, água não seria problema para quem já havia aberto o mar, realizado sinais e maravilhas na terra do Egito, feito maná cair do céu. Mas... Os Israelitas, esqueceram cedo, quem era Deus. Murmuraram, reclamaram para Moisés, desejaram o Egito.

Em Refidim:"Moisés, estamos cansados da viagem, quase chegando ao Horebe, com sede. Por aqui, não tem água. Não tem problema, temos um Deus que tudo pode. Vamos nos deitar e descansar. Confiando que teremos água para beber com estes manás, que colhemos pela manhã. Não estamos em condições de cantar e dançar para Deus, mas vamos louvá-lo baixinho com orações de gratidão". Que maravilha, seria! Já vejo as fontes de água, jorrando do solo!! Não! Os israelitas, foram ingratos! Se voltaram contra Deus e o líder enviado por Ele! Refidim deveria ficar na história!!Não Meribá!!!

"Provei-te nas águas de Meribá" Sl 81:7.

Somos tão falhos, pequenos, quanta facilidade para esquecer, quanta dificuldade para lembrar. Quantas vezes, já troquei Refidim por Meribá? Quando não conhecia a Deus, muitas vezes. Deus, me fazendo mil coisas, mas, quando uma delas, não saia do meu agrado, murmurava. Pobre de mim! Miserável homem que eu era! Concentrava minha vida nas perdas, esquecia, as muitas bençãos. Mas, aleluia! Quando o amor de Deus entrou em meu coração, percebi o quanto era infiel. Rejeito Meribá. Ainda que me doa. Porque sei que O Deus que me transformou, é capaz de converter sequidão em rios correntes. Sei, que Ele, nunca, jamais me esquecerá.

"Eis que os olhos do Senhor, estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia" Sl 33:18.

Há Batalha em Refidim- Foi em Refidim, que aconteceu a primeira guerra contra Israel. Os Amalequitas tentaram destrui-los: "Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim" (Êx 17:8). E o que fez Moisés? Murmurou, fugiu, reclamou: "Senhor, achas pouco não ter água, ainda mando-nos estes inimigos?" Não! Moisés, reuniu forças, organizou a batalha e foi para o cume do monte. Com as mãos levantadas para o céu, e a vara de Deus, em suas mãos: "Quando Moisés, levantava suas mãos, Israel prevalecia, quando abaixava as suas mãos Amaleque prevalecia" Êx 17: 11. Como explicar a atitude de Moisés? Mãos levantadas: louvor a Deus, fé, providência. Mãos para baixo: desânimo, murmuração.

Que nome Moisés deu a Refidim? "Moisés, edificou um altar e chamou o seu nome: O Senhor é minha bandeira" Êx 17:15. Aleluia! Um mesmo lugar pode trazer vitória ou derrota. Alegria ou tristeza. Benção ou maldição. Os Amalequitas, representam nossos inimigos. visíveis ou invisíveis. E Deus falou: "Porquanto jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração"Êx:17:16. O que isto significa? Enquanto vivermos, enfrentaremos "Amalequitas". A boa notícia, é que de mãos levantadas, eles não prevalecerão contra nós. Ainda que por algum motivo, cheguemos a "baixar as mãos". O importante, é não permanecer de "mãos abaixadas".

Venceremos, se não nomearmos Refidim de Meribá (com murmurações e contendas). Mas, se em Refidim, edificarmos um altar"O Senhor é a minha bandeira". Amém.

Por: Wilma Rejane

Citações: Bíblia Sagrada

19 comentários:

Soli Limberger disse...

Olá, gostei do teu Blog, bem inteligente, isso faz a diferença. Estou te seguindo por aqui e será um prazer ter vc no BUSCAI O REINO.

Abraço

Soli Limberger | BUSCAI O REINO
http://buscaioreino.blogspot.com/

Wilma Rejane disse...

Obrigada pela visita e por seguir o blog.

Deus o abençoe e o guarde.

Athamai disse...

Benção demais, que Deus continua te dando luz , sabedoria e graça para escrever neste blog.

Abraço,

Deus Abençoe

Athamai C.

Anônimo disse...

amada deus continue te dando graça pois amei muito este blog abençoado és uma benção ...

Rede da Família disse...

Amada, minha Apóstola deu uma palavra sobre esse tema ontem. Peço a licença de postar sua palavra no nosso blog, com os devidos créditos. Se tiver algum problema, eu retiro do ar. Agradeço desde já e que Deus derrame sabedoria sob tua vida sempre!

Wilma Rejane disse...

Olá Rede de Família!

Está autorizado irmão. Se precisar republicar mais algum artigo meu, fique a vontade é só não esquecer de citar os créditos.

Deus o abençoe.

Jailson Melo disse...

Mensagem revelada do céu, que o Senhor Jesus continue sendo exaltado através da tua vida, vc é um canal das bençãos de Deus.

wesley disse...

Sinceramente eu gostaria de conhecer pessoas como você,mensagem maravilhosa da parte de Deus,continue comendo e repartindo o Pão sem fermento, que no sétimo dia haverá festa Wesley Cosme Silva

Agnaldo de Campos disse...

Bom dia Wilma Rejane fique muito contente com este blog estava estudando para elaborar a ministração desta manhã e esta leitura foi muito boa a abrir em entendimento de tudo que Deus tem para falar com a igreja que Deus permitiu que seja Pastor que a unção de do Senhor seja a sua recompensa , fique na paz

Chico Chagas disse...

Pastora já diversos artigos seus, tenho a certeza que são inspirados pelo Santo Espirito, mais no seu blog esta desativado o comando copia cola, e isso as vezes queremos fazer para arquivarmos artigos belos como os seus, até para estudo e montagem de esboços.

fica na Paz do Senhor Jesus foi um grande prazer...

Unknown disse...

Muito forte...gostei.

pedroquiamax.blogspot.com.br disse...

Excelente! Tocou-me o coração. Obrigado por esta maravilhosa mensagem.

Fraternalmente.

Pedro F. Alves

pedroquiamax2@hotmail.com


Unknown disse...

Graça e paz da parte de Jesus, nosso Senhor e salvador.
Louvo a Deus por sua vida amado, que Ele continue te usando.

Anônimo disse...

Obrigada por essa palavra 'Deus falou comigo.Estava precisando muito de ouvir a voz de Deus.Que eu possa viver dias de Refidim.Amem.

Unknown disse...

A paz do senhor minha irmã!
Primeiramente quero parabeniza-la por este estudo maravilhoso e dizer que hoje eu aprendi um pouco mais das obras do nosso bom Deus em nossas vidas.
Que a irmã possa continuar nos abençoando com esses estudos maravilhosos.

Fique na paz!

Unknown disse...

Divinamente inspirador o texto rs parabens

Anônimo disse...

Palavra Profética.
Confirmou o que Deus me disse.
Glória a Deus por isso!!!
Que o Senhor a use como instrumento de edificação no Reino a cada dia irmã Wilma.

Luciana Rocha. disse...

Boa noite, a paz do Senhor!
Gostei da sua postagem... Honra e Glória ao Senhor!

NAIULCE disse...

Bom Dia Pastora,
Gratidão, por Deus trazer através da sua vida está mensagem, para nós edificar.
Gratidão 🙏