Pelicano no Deserto





Wilma Rejane



"Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões, vigio, sou como o pardal solitário no telhado" Sl 102:6,7

Esse Salmo, traduz duas situações de declínio: A de Davi (doente) e a de Jerusalém (abatida por estrangeiros, com muros derrubados e Israelitas levados cativos). Dentro desse cenário, o Salmista traça, no decorrer dos versos, um paralelo entre ele e Jerusalém. Apesar de triste, ele sente esperança : Jerusalém seria reedificada e exaltada, ele, teria sua descendência firme perante o Senhor (Sl 102: 13 e 28).Ainda no Salmo, Davi se compara a três pássaros: Pelicano, mocho e pardal. Qual seria o significado das comparações?

"Sou semelhante ao pelicano no deserto" Sl 102:6

Pelicanos vivem em grupos, muitas vezes numerosos, nas margens dos rios, lagos, águas estagnadas e ao longo de praias marinhas. Alimentam-se principalmente de peixes; encontram-se da Europa sul oriental à Índia, e, na África, até o lago Niassa.

Essa ave, jamais, por livre vontade, escolheria o deserto. A não ser que um fenômeno da natureza a leva-se para lá. No museu Goeldi, Itaituba, Pará, existe um exemplar de pelicano. Por algum motivo extraordinário ele veio parar no Brasil, no Rio Tapajós. Um desequilíbrio ambiental o trouxe a um País que não é habitat natural da espécie. Apenas em situação semelhante, um pelicano, seria encontrado no deserto. Não por livre escolha, mas forçadamente. Para chegar ao deserto, o pelicano teria que se distanciar de seu grupo, sozinho e faminto com certeza adoeceria e morreria.

Toda essa situação, descreve o momento pelo qual Davi passava: Deixaram-no os amigos, os inimigos (visíveis e invisíveis) o afrontavam (v 8). Sofria: febre, dores, fome, solidão e tristeza (verso 3 a 11). Aos poucos, as "zonas marítimas" foram "secando" e o alegre pelicano se viu no "deserto", um lugar que não era seu "habitat natural". Na juventude, fora saudável, guerreiro, cheio de amigos e vencedor perante inimigos. Na velhice, solitário, cheio de dores.

"Sou como um mocho nas solidões"

Um mocho, ou coruja, é uma ave noturna e solitária. Davi mocho, se conforma com as situações advidas da velhice, reconhecendo-as como inevitáveis. Não se queixa com Deus, admite sua fragilidade. Ser "mocho nas solidões" não lhe era espantoso, mas natural.

"Vigio, sou como o pardal solitário no telhado"

Pardais são aves comuns por toda América, fazem seus ninhos em árvores e telhados. No telhado, saltitam de um lado para outro, observando tudo com graciosidade. É como se Davi quisesse expressar liberdade, como se o leito não o impedisse de está informado sobre tudo que ocorria em Jerusalém. O "telhado"seria uma espécie de "torre de vigia" e é de lá que ele descreve o declínio e a glória de Sião (v 13-22)

Concluindo: Servos de Deus se assemelham a "pelicanos no deserto" quando enfrentam situações adversas sem compreender os motivos que o conduziram até elas. Tal qual Jó: "pássaro robusto" surpreendido por um vento contrário, lhe impelindo ao "deserto". A Bíblia, contudo nos assegura: "Fiel É Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis suportar".

Poderemos encontrar silêncio nesse "deserto", porém, saibamos que Deus ali está a nos falar. A nós, cabe a missão de em todo o tempo confiar.


Citações: Bíblia Sagrada

12 comentários:

Deus é Fiel disse...

Paz!
Tem um selo lá no meu blog para você!
Deus abençoe!

T.a.t.h.i.a.n.a L.u.c.e.n.a disse...

Muitíssimo interessante este artigo... Pelicano no deserto, Coruja solitário e Pardal que a tudo observa do telhado.
Gostei muito.
Identifiquei-me com este Salmo...

=D

Anônimo disse...

voce enxugara muitas lagrimas e traz forca para todos nos,Deus te abencoa

Anônimo disse...

estou me sentindo como um pelicano no deserto, mas confio em ti senhor.

wagner rangel disse...

como davi nós servo de Deus, estamos sós na nossa fé e esperança, mas o mundo precisa de pessoas como nós, porque esta proximo o dia que faremos a grande diferença, !!!!

Débora Gomes disse...

Graça e Paz, gostei muito de conhecer este blog. Foi por acaso, estava pesquisando sobre a ave Pelicano, tentando entender, porque Davi se comparou assim. E me deparei com este texto maravilhoso, inspirador e de muita edificação para minha vida.

Que Deus continue te inspirando atraves de sua palavra, com dicernimento do espirito para que muitas vidas sejam esclarecidas de forma correta.

Fique na paz

Mauricio C. disse...

quando vi este artigo me apaixomei ,esta palavra e tao viva dentro de mim , que sempre estou relenbrando de faces que estou vivendo .bjs minha linda

Unknown disse...

O Senhor é contigo não desista

Unknown disse...

Bênção de Deus essa mensagem por incrível que pareça estou mim sentido como um pelicano no deserto indetifiquei muinto com essa mensagem. .. que Deus possa te abençoar mais e mais e tá dar a cada dia mais discernimento...

Washington disse...

Muito interessante , sempre gostei desse salmo.

Angel Mary disse...

Aprendi muito c às explicações.Obgda e Deus continue lhe capacitando.

Unknown disse...

Excelente 👏🙌 bem explicado