O Profeta Eliseu e A Provisão No Vale



"Fazei covas nos vales" II Reis 3:16

Jorão, reinava em Samaria, Jeosafá, em Judá. Os dois, se uniram ao rei de Edom, para guerrearem contra Mesa, rei moabita. Os três Reis, marcharam por sete dias, sem encontrarem água. Sedentos, famintos e prestes a desistirem, ouviram falar do profeta Eliseu: "Esta com Ele a Palavra do Senhor". Esperançosos, recorreram ao homem de Deus: Prosseguir ou recuar? Venceriam ou seriam derrotados?

Eliseu, solicitou a presença de um músico. Queria enlevar o espírito. Sentir-se inspirado: "E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor. E disse: "Assim diz O Senhor, fazei neste vale, muitas covas" II Reis 3:16. Aleluia!! Que Palavra maravilhosa!! Entendi, o que Deus, ordenara aos Reis e como deveria aplicar esse ensinamento em minha vida.

Um Profeta no Vale

Um vale, é uma região de declínio entre lugares altos, como montes. Os Reis, estavam no vale. Em um seco vale. Todo e exército, enfraquecido, pela falta de água. Quantas vezes, não nos encontramos na mesma situação dos Reis? Dando voltas nos vales, pensando em desistir, por causa das adversidades? Há profeta no vale e é ele quem diz, inspirado pelo Senhor: "Fazei covas no vale". Como?


Fazei Covas:

Se os Reis, não recorressem a orientação divina, teriam perecido, antes mesmo de começarem a guerrear. Soldados, voltando para casa, sem sequer usar as armas que carregavam. Reis, tendo que suportarem afronta dos ímpios moabitas, entregando suas riquezas, pela desistência. Com tudo para vencer, mas, nomeados derrotados. Nenhum trabalho para o inimigo.

MAS, tudo foi transformado quando : Buscaram ouvir a Deus, através do profeta Eliseu. Acreditaram, obedeceram. Cavamos, covas no vale, quando agimos dessa forma. Buscamos Deus no vale. Entregamos a Ele, a batalha. Confiamos. Obedecemos. Cavamos covas. Os Reis, e seu exército, precisavam cavar. Nós temos que cavar. A fé, é a motivação maior para cavar, sem desistir. Assim, Deus trará provisão. O vale, será transformado. Mas ele, não se transformará sozinho. Nós, o faremos. Como Daniel. Ele não foi livre da cova dos leões. Contudo, aquele lugar, que seria de morte, foi vencido.

Deixando o Vale:

"E sucedeu que, pela manhã, oferecendo-se a oferta de alimentos, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom; e a terra se encheu de água" II Reis 3:20.

Quando o vale, se enche de água, é hora de subir para as montanhas. Aleluia!! Deus é Fiel! Assim, exércitos e reis, partiram, em direção a moabe. As águas, receberam o reflexo vermelho do sol. Os moabitas, pensaram que era sangue. Acharam que os três Reis e todo o exército haviam morrido. Tinham se destruído pela espada, por não suportarem a sede e a fome. É esse, o desejo, do inimigo de nossa alma. Ele espera, que desistamos. Que lhe entreguemos as nossas riquezas. Mas, Deus, transforma dificuldades em vitórias. Ele confunde, os querem nos confundir.

Ao ofertar a Deus, ás águas chegaram. Que, ao passar pelo vale. Possamos ouvir, a mesma música, que inspirou Eliseu. Possamos ver a beleza, na sequidão. Possamos cavar, movidos, pela fé. "A alegria do Senhor é a nossa força"(Ne 8:10). Quando temos fé, agradamos a Deus, é a Sua alegria. É a nossa força. Ao passar pelo vale, lembre-mo-nos: "Assim diz o Senhor: Fazei neste vale, muitas covas". Amém.

Por: wilma Rejane

Citações: Bíblia Sagrada

20 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

A paz, benção!

Navegando pela internet, de repente me deparei com este edificante blog. Bastaram algumas leituras para que eu me tornasse seguidor. Parabéns pelo excelente trabalho virtual.

Aproveitando a oportunidade, quero convidar-lhe para conhecer o Púlpito Cristão, um blog de teologia, apologética, notícias, e de vez em quando uma trivia ou um drops, porque ninguém é de ferro! rs...

Passa lá pra tomar um café, e se gostar, acompanha a gente!

Um abração, do seu mais novo leitor,

Leonardo Gonçalves
www.pulpitocristao.com

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Leonardo!

Agradeço sua ilustre visita. Quem não conhece o Púlpito Cristão? Acredito que seja um dos blogs evangélicos mais lidos.Excelente texto!

Obrigada, por se tornar seguidor.

Deus o abençoe.

Pastor Rodrigo Novaes disse...

Wilma, não tem como ficar sem passar pelo seu blog ele é muito edificante o Senhot tem muito a nós ensinar através da sua vida.
Espero um dia ter a honra de receber a sua visita em minha igreja em Limeira.

Presbitero Rodrigo Novaes.
Limeira S.P

Wilma Rejane disse...

Amém, Pb.Rodrigues!

Deus o abençoe.

Anônimo disse...

QUE A BENÇÃO DO PAI.
QUE A PAZ DO FILHO
QUE A ALEGRIA DO ES.SANTO

ESTEJA NESTE MOMENTO COM VC VILMA E COM TDS QUE ACESSEM ESSE BLOG.QUE SEJA UMA FONTE DE AGUA VIVA A TDS COMO FOI PARA MIM. QUE PAZ GOSTOSa ESSE NOSSO CRISTO NOS DAR.UM ABRAÇÃO E 1XERODADORA.

Luiz Roberto disse...

mensagem edificante para aqueles que estão necessitando de uma benção de Deus par a sua vida. Evangelista luis roberto, franca sp.

junior - Igreja Deus proverá para si -Pedra de guratiba -RJ- disse...

honra a quem merece honra. edificação tremenda , " por acaso" encontrei esse blog qdo procurava sobre o maravilhoso Profeta Eliseu,ao qual fiquei apaixonado por sua dedicação a obra de Deus.e a dissertação e entendimento a respeito das passagens foram simplesmente uma benção.estou liderando uma celula e absorvi tudo o que aqui foi transmitido,e com certeza repassarei aos irmãos.

pastor barbosa disse...

A PAZ MEU AMANDO EU ESTOU MUITO FELIZ COM ESTA PALAVRA FALO FORTEMENTE AO MEU CORAÇÃO QUE DEUS CONTINUEI LI DADO SABEDORIA PORQUE GRADES COISA DEUS TEM COM VOCÊ ESTAREI ORADO PELA SUA PESSOA AMEM DEIXO LIVRO DE ISAÍAS C 45 V 2

ironildopb@hotmail.com disse...

meu nome e ironildo sou natural de joao pessoa eu aceitei jesus treis vezeis e todas treis recuei ai o senho deichou que o inimigo tocase em mim e fui muito atribula pelo diabo mais uma legiao de demonio grade luta eu passei mais entreguei minha vida pra jesus verdadeiramente eu passei um proseso de treis meses pra mim liberta e jesus mim batizou no fogo e sou um verdadeiro homem de deus sou um profeta do senhor e glorifico o nome de jesus na minha vida e na vida de voces que isso sirva de exemplo pra vcs nunca se afaste do caminho do senhor jesus ele sempre esta do nosso lado nos protegendo. a paz do senhor para todos amem.

Desperta Débora disse...

Amada de Deus ,a Paz do SENHOR,estava procurando um estudo para fazer um relatório sobre o profeta Eliseu e achei seu post,Glória a Deus por sua vida muito ajudou neste trabalho,que o Senhor continue te inspirando,meu nome é Angélica e apartir de hj estou t seguindo com meu blog me siga tb http://maesdejoelhoscei.blogspot.com,bjss e fique na paz!

Anônimo disse...

Que palavra forte....

joilson disse...

Que a paz possa reinar para sempre! Amém

Elizabeth correa disse...

Gostei deste estudo,que DEUS continue nos abençoando.

Unknown disse...

Que mararavilha! Que bênção;moro Brasília.Deus é tremendo.faço evangelismo no cemitério de Brasília nos Domingos,como as pessoas estão famintas.obrigado por esse blog!meu zap 61 981090526 Enio
Trocarmos experiência espiritual.no Senhor

Unknown disse...

Eu amo a tenda na rocha lindas mensagens ... mensagens caríssimas que iluminam nossas vidas Deus te abençoe Wilma Rejane

Unknown disse...

site muito abençoado Deus abençoe

Ially Lopes disse...

Que Deus continue te usando para trazer palavras abençoadas como essa!

Anônimo disse...

Wilma Rejane o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando minha Irmã poderosamente a sua vida.
É que o Senhor continue te usando mais, e mais na palavra do senhor. Deus é fiel, está palavra falou forte ao meu coração, obrigada meu Deus.

Anônimo disse...

Forte! AINDA IREI PREGAR SOBRE ESSA LINDA HISTÓRIA.

sidnei vicente disse...

Wilma você sempre transbordando de Deus, que Deus te abençoe e te preserve como uma fonte, foram muitas batalhas para você ensinar a muitos como vencê-las, parabéns campeã!