"A Ciranda do Inimigo"






"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;Mas eu rogei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" Lc 22:31,32.

Ao reler o capítulo vinte e dois do Evangelho de Lucas, o versículo em que Jesus fala a Simão (Pedro) despertou em mim uma curiosidade: Como é que se ciranda trigo? Certamente quem trabalha no plantio, ceifa e elaboração de grãos de trigo sabe todos os processos de uma "ciranda" e pode compreender com mais clareza o que Simão estaria por enfrentar.

Daí pensei, vou pesquisar e escrever um estudo sobre "A ciranda do inimigo". Para minha alegria, encontrei um estudo muito bom sobre o assunto. Na verdade, eu bem que gostaria de tê-lo escrito, como não o fiz, vou transcrevê-lo, com os devidos créditos.

Cirandar, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (http://www.priberam.pt,) significa originalmente " passar pela ciranda; joeirar; peneirar ". Por sua vez, ciranda significa originalmente "crivo, peneira grossa, com que se joeiram grãos, areia, etc". Ou seja, quando Jesus diz a Pedro que o inimigo buscava cirandar com ele, a idéia do maligno passava bem longe de chamar Pedro para dançar um ritmo folclórico brasileiro, aliás inexistente à época.

Você consegue se imaginar passando por uma peneira grossa? Consegue se imaginar passando de um lado a outro lado da ciranda do inimigo? Pois bem, nesse exato momento, o inimigo está trabalhando para cirandar com você!

A ele não basta acabar com a sua vida: ele deseja pulverizá-lo, literalmente, eliminar qualquer vestígio do que você um dia foi. Não bastou a Pedro conviver com o Filho de DEUS, assim como não basta a ninguém constar da lista de membros de uma congregação para se livrar dessa peneira. Sem a intercessão de Jesus Cristo, o destino certo da humanidade seria a ciranda do inimigo.

O mais impressionante de todo esse processo talvez seja o fato que, na maioria das vezes, é a própria pessoa que caminha voluntariamente, pelos corredores do labirinto que é a sua vida, em busca da câmara onde se encontra o instrumento maligno que o despedaçará. A cada esquina que dobramos sem pensar, corremos o risco de dar de cara com a porta que leva à ciranda onde o inimigo aguarda pela oportunidade de nos moer.

Quem já teve a oportunidade de assistir à ciranda do trigo talvez tenha uma noção mais clara do que Jesus ilustrou a Pedro: pega-se uma braçada de pés de trigo ceifado e bate-se violentamente contra a peneira (ciranda), seguidas vezes. A cada novo golpe, alguns grãos atravessam a trama da peneira, caindo sobre um pano estendido, até que nas mãos do cirandeiro reste apenas a palha do trigo e sobre o pano, apenas grãos. A violência e a repetição do processo ilustram bem o desejo do inimigo sobre a vida de quem busca se santificar e permanecer no caminho de DEUS. Para ele, o proveito não está nem na palha que ficará em suas mãos, nem nos grãos que jazem sobre o pano, mas no prazer que ele extrai da violência do processo de desagregação do fruto que estava na planta.

No entanto, Pedro tinha a Jesus por interventor. Pedro sequer sabia do que se passava nas esferas espirituais a seu próprio respeito. Antes mesmo que viesse a saber, Jesus já havia providenciado a intervenção por seu discípulo. Quão triste é a situação daqueles que não podem contar com o mesmo recurso!

Certamente você conhece alguém assim. Talvez esse alguém lhe seja muito próximo e amado. Talvez você já esteja cansado de tanto tentar trazer essa pessoa para o caminho. Talvez você já sinta os joelhos doloridos pelo tempo que tem orado por essa pessoa. Mas eu pergunto:

Será que vale a pena desistir, sabendo o que acontecerá a essa pessoa?

Será que vale a pena tentar conciliar o sono com a imagem do trigo sendo cirandado vezes seguidas até só ficar a palha?

Será que você é exemplo vivo daquilo que você professa?

A cura para alguns males por vezes exige tempo, continuidade e persistência. Não podemos jogar todos os problemas na mesmo vala comum e achar que uma mesma terapia trará a tão necessária cura no mesmo tempo, sempre. Não desista, persista. Essa pessoa precisa desejar ter a Jesus Cristo como salvador para então tê-lo como interventor, antes que ela seja cirandada pelo inimigo.

Essa é a missão que temos, todos nós: falar do amor de DEUS por todos nós, a ponto de enviar seu filho unigênito para ser cirandado em nosso lugar. Falar do consolador que está conosco desde que Jesus retornou ao Pai. Falar que Jesus voltará para nos resgatar. Falar que mais ninguém ou coisa alguma pode tomar o lugar de Jesus Cristo nesse papel.

Que DEUS nos fortaleça integralmente. Amém.

Autor:Robson Lelles
A página com o estudo

9 comentários:

Falando com Deus disse...

Oi Wilma, obrigada pelo seu comentário. Muito forte essa mensagem sobre a ciranda do trigo, sinceramente nunca me apercebi desse versículo (q vergonha...), mas nunca é tarde pra se aprender mais da Palavra de Deus! Um beijo, Shalom!
Geisa

Anônimo disse...

Muito interesante seu post!! q Deus abençõe sua vida!!!!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anônimo disse...

vc tem sido um canal de Deus para muitas vidas inclusive pra minha ,Deus continue te usando como um canal de benção ....

hesbom disse...

vc tem sido um canal de benção para muitas vida, inclusive a minha ,Deus continue te usando para louvor do seu nome....

Anônimo disse...

Apaz do senhor irmã Wilma descobri a pouco seu blog, mas é uma benção e para mim que estou começando a ministrar esta sendo uma benção porque não tenho condições de pagar uma teologia, mas sei que Deus vai abrir as portas, um abraço e que Deus continue te abençoando. Irmão Renildo Bortholo da cidade de Cachoeirinha RS

jota_bahia disse...

Olá. Sempre leio seus textos as vezes uso na igreja. mais hoje de forma especial ele falaou bem profundo em mim. que o Senhor lhe conceda a cada dia a graça da sua Presença.

Unknown disse...

Texto profundo é importantíssimo de ser estudado e compreendido! Mediante os açoites de satanás às vezes fraquejamos na fé, e muitos chegam a perecer na escuridão... Esse estudo de hoje está sendo um divisor de águas na minha vida! Que Deus lhe abençoe por compartilhar.✨🙏🏻✨

Unknown disse...

simples e claro. li pensando no meu filho que se afastou do Senhor e eu oro oro e oro e as vezes penso em desistir, mas é isso mesmo persistir.amem

Unknown disse...

Bom dia irmã em cristo, obrigado pelas mensagens; o Senhor te abençoe a cada dia lhe enchendo de sabedoria; acompanho suas postagens e tenho aprendido muito. continue levando o Evangelho as criaturas. Abraços.