Elias e a Pequena Nuvem

Entre 875-873 a.c, reinou em Israel, um corrupto homem, chamado Acabe. Houve, seca e fome sobre aquela terra. Por três anos e seis meses, não choveu em Samaria. O difícil período, foi predito, pelo profeta Elias: " Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" I Rs 17:1.

Acabe e sua perversa esposa Jezabel, passaram a odiar Elias. Para eles, o profeta era responsável pelos males de Samaria. Só que, a nação estava em declínio, devido a idolatria. O rei e sua esposa "caçavam" profetas de Deus e os matavam em obediência a Baal. Ambos, eram instrumentos de Satanás. Elias e outros servos de Deus, escaparam milagrosamente.

Deus, então, falou a Elias: Vai apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra" I Rs 18:1.Foi assim, revestido da benção Divina, que o profeta se dirigiu ao rei para anunciar chuva:"Disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva" IRs 18:41. Não havia uma só nuvem no céu quando Elias, anunciou a forte chuva.

Elias, se prostrou diante de Deus, pedindo a chuva, que Ele mesmo prometera. Por seis vezes, orou Elias e no céu, nenhum sinal de chuva aparecia: "Senhor, não há nada, nem sinal de chuva" I Rs 18:43. E sucedeu que na sétima oração: "Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar" I Rs 18:44. Elias, diante do mínimo sinal, anunciou ao Rei: "Aparelha teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe" E veio uma grande chuva" I Rs 18:45.

A Lição da Pequena Nuvem
A Palavra de Deus, contêm muitas promessas, destinadas aos servos que crêem. Mesmo sabendo que elas nos pertencem, devemos buscá-las. Elias, tinha a garantia de Deus, de que haveria chuva. Mesmo assim, orou insistentemente, crendo que o céu mudaria. Elias: Creu, obedeceu, orou e a promessa se cumpriu. Poderia ter desistido, porque por sucessivas vezes, ouviu: "Elias, não há nada".

Mesmo que em nossas vidas, pareça "não haver nada", nenhum sinal, daquilo que cremos, precisamos prosseguir, acreditando que a seu tempo "a chuva virá". Mesmo que os "mensageiros" olhem para nós e digam: "Por que continuas a crer? Não vemos nada! Não há nada! Precisamos, como Elias, manter o ânimo: Crer, orar e obedecer.

Um Exemplo de "Pequena Nuvem":
Quando José, filho de Jacó, era ainda uma criança, uma "pequena nuvem" lhe apareceu. Em sonhos, Deus lhe falou, através de simbolismos, de que seria um influente rei. As pessoas, "o céu, a lua, e as estrelas" se curvavam diante dele. Gn 37:5-10. Ele creu, foi obediente, porém, por aproximadamente 20 anos "não houve nada". O "céu", para José, era como de bronze, "nenhuma nuvem": Desprezado pelos irmãos, caluniado e preso injustamente, José passou tempos difíceis. MAS, a seu tempo, quando José, estava preparado para receber a promessa, Deus lhe envia "chuva", Aleluia!!

Quando as promessas se cumprem em nossas vidas, sempre abençoamos muitas outras vidas. Foi assim, com a chuva em Samaria, foi assim, com o governo de José do Egito, será assim, comigo e com você. A Ele toda glória!

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida J.F, SBTB, Corrigida e Revisada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Essa passagem é maravilhosa, temos que perseverar e insistir para receber de Deus vitórias.
Ele cumprirá em nossas vidas todas as suas promessas.

Leonardo disse...

DEUS tem o melhor para nós, devemos crer, orar sempre e nuncca perder a fé, porque un dia estaremos junto do SENHOR!

lucas disse...

a momentos de sequidão em nossas vidas momentos em que não produsimos por falta da chuva do espirito santo.
mas quando forma uma uma pequena nuvem de gloria sobre nossa vida e nos abrimos nossa boca e começamos a buscar agreditando na restauração ai então a chuva do espirito santo desse e nos rega conforme a tua vontade



isso é tremendo.

denise disse...

A momentos em que não acreditamos na pequena nuvem,não porque somos carrasco ,e sim porque somos censsiveis mas Deus é fiel o nosso tempo vai chegar de nos saciarmos das chuvas de glória em nossas vidas

Pastor: Ricardo Da Costa disse...

está noite irei compartilhar com a igreja este texto se assim Deus permitir, e a leituta da pequena nuvem ,inspirou-me e mostrou-me algo de novo da parte de De3us .
parabens ao irmão que preparou este esboço será util em minhas pregações!!!
toda Gloria a Deus Triuno.

Unknown disse...

Deus é Fiel, que palavra abençoada!

Anônimo disse...

Que bênção poder lê isso. .

Anônimo disse...

A PAZ DE CRISTO GOSTARIA DE SABER SE É PERMITIDO TIRAR XEROX DESSES ESTUDO QUE SÃO POSTADO PARA USO DE ENSINAMENTOS NA IGREJA.

Henriques Jacinto De Oliveira disse...

Assim diz o Senhor, se amarde guardarei os meus madamentos!! João 14:15.... E o temor do Senhor é o principio da sabedoria.... Proverbio 1:8....

Anônimo disse...

Não foi irmão e sim irmã Wilma Rejane... seja mais observador.