Os Olhos de Jó

"Fiz aliança com os meus olhos" (31:1)

"Os olhos são a janela da alma", diz um provérbio. Através de uma janela pode se ver toda espécie de coisas e pessoas. Deixamos de ver através das janelas quando elas se fecham (algumas têm brechas) e mesmo fechadas descrevem algo do seu exterior e interior. Janelas também se entreabrem escondendo muito do que poderia ser observado.

Semelhantemente são os olhos; abertos, fechados, entreabertos, de todas as formas eles representam o desejo da alma.

sabia quantas emoções poderiam ser despertadas apenas pelo olhar, ele conclui o versículo dizendo: "Fiz uma aliança com os meus olhos; como pois os fixaria numa virgem? A fuga, e não a autoconfiança foi o subterfúgio de manutenção da aliança.

"E disse o Senhor a satanás: Observaste tu a meu servo ? porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal."

Conhecendo a limitação humana, Jo´escolhera não olhar. Se esta aliança fora validada no Edén, certamente o destino da humanidade teria sido outro. Imagino Eva olhando para a macieira, rodeando-a, pegando em suas folhagens, cobiçando o fruto (que parecia cada vez mais atrativo) e mesmo quando as "janelas de sua alma" se fechavam ela se imaginava degustando a maça e sendo como Deus.

A serpente teve êxito em sua tentativa de escravizar o homem porque seus olhos executaram a desobediência da alma.

Jesus, como segundo Adão, também foi tentado através da visão: "o diabo mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse-lhe:Tudo isto te darei se prostrado me adorares. A oferta não o contaminou, Jesus também era aliançado com Deus. Ao contrário do primeiro Adão, Jesus teve forças suficiente para seguir em frente e resgatar a humanidade escravizada pela serpente no Edén.


Olhando para Deus
Algumas visões serviram de alimento em meio às provações:
José, acreditou nas visões dos molhos no campo se inclinando para o seu molho. Ele perseguiu e venceu.
Abraãoo, sempre que olhava para o alto lembrava de Deus lhe pedindo para contar as estrelas,era um bálsamo.

Josué, a visão da terra prometida lhe impulsionava à conquista.

Que os nossos olhos estejam aliançados com as visões de Deus e que elas se sobreponham à toda e qualquer visão mundana que queira desviar-nos do Caminho Eterno.

4 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma

Seu artigo é bastante edificante. É sempre bom encontrar blogs que estejam antenados com a Palavra de Deus, como está o seu.

Graça e paz do Senhor.

Eliseu A Gomes
http://belverede.blogspot.com/

Anônimo disse...

muito bom seu estudo, abençoador,amada, apenas uma critica construtiva de todo coração, a biblia não fala que era uma maça, detalhe que talvez não faça diferença, mais uma letra só que aumentarmos poderá nos trazer prejuizos, que Deus continue te usando

Wilma Rejane disse...

Querido anônimo,

eu também não falei que era uma macieira. Está escrito:"Imagino Eva olhando para a macieira" é um exemplo ilustrativo, assim como eu também poderia imaginar Eva olhando para uma figueira, uma laranjeira.

Mas a espécie da árvore não é o centro da mensagem e sim o pecado.

Deus o abençoe.
Com carinho, Cristo Jesus.

otoniel f menezes disse...

Irmã Wilma,
seus textos são realmente uma bênção,
mas quando se equivocar (vc falou em maçã e macieira), admita o equívoco, simplesmente; não é demérito nenhum e não admití-lo caminha para falta de humildade.
Que Deus a abençoe abundantemente.

Pr. Otoniel Menezes