Partindo de Lo-debar ao Encontro da Felicidade



Existe um lugar onde todo homem deseja estar, chama-se felicidade: Um estado de paz interior, júbilo, que contrasta com a tristeza. Muitos dizem que não é possível ser feliz, mas “estar feliz”, como se a felicidade fosse um vapor, uma nuvem de chuva que passa rapidamente sobre nossas cabeças, molhando-nos por alguns instantes. Depois disso, viria às tormentas: constantes e naturais como o curso do tempo.

Viver dessa forma, é o mesmo que se entregar a deriva. Deus, não nos formou para exaltarmos os pensamentos seculares que fazem corte ao niilismo de Nietzsche: “o homem precisa esquecer que depende de Deus, mesmo porque Ele não virá em seu socorro, o homem precisa buscar a felicidade em si mesmo através da superação de limites”. O super-homem de Nietzsche é uma furada.

Não é possível felicidade sem o encontro da mortalidade com a imortalidade. Esse ponto de partida, para a plenitude, só é real em Cristo Jesus. Por mais que tentem dissimular essa verdade, ela jamais morrerá. Porque nela reside a Vida, com toda a sua perfeição. Essa verdade reveste a fragilidade do homem de significados constantes. Devolve a criatura, o domínio do criador e aquela, passa a ser feitura Sua, gerada novamente.

“Mas a todos quantos os receberam, deu-lhes o poder de serem chamados feitos filhos de Deus, aos que crêem em seu nome; os quais não nasceram da carne nem da vontade do homem, mas de Deus” Jo 1:12, 13.

Quem nasce de novo, recebe em si mesmo o gozo do céu. Saí dos bastidores, para o palco da vida, com direito a muitas luzes, festa e coral de anjos: “Deus, é o que nos tirou das potestades das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor” Cl 1:13. A luz devolveu as cores, o ritmo, o riso perdido. Quando entendemos esse maravilhoso mistério, a felicidade se cumpre em nós. Quem disse que felicidade não existe?

Ela é o retrato alegórico de Lo-debar. Lo-debar em hebraico significa “sem pasto”, um lugar de privação, fome e descontentamento. Está descrito em II Sm 9: 4:“E disse-lhe o rei? Onde está? Está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-debar”

Ali, ao Leste do Jordão, em Amom, próximo a atual Jordânia, estava Mefibosete. Aleijado, órfão, dependendo totalmente das pessoas do seu convívio. Era filho de Jonatas, sobrevivente de guerra, esquecido por seu povo. Como ele mesmo se definiu: “Sou um cão morto, quem olhará para mim”? II Sm9:8. E Davi, homem segundo o coração de Deus lhe diz: Eu Mefibosete, vim aqui para te tirar desse lugar de miséria. A partir de hoje comerás à minha mesa como um dos filhos do rei II Sm 9:11.E Mefibosete, que em hebraico significa “vergonha, destruição”, é vestido de majestade: “Mefibosete! Eu te dou um novo nome!”, aleluia! Saí de Lo-debar, ai não é teu lugar!

Somos assim, como Mefibosete em Lo-debar. Ele não conhecia felicidade, vivia de migalhas, de favores, mas tinha herança na casa do Rei. Não olhe para a vida, como se ela fosse Lo-debar, mas crendo que Deus o quer em seus átrios. Porque nos ama, porque anseia por nossa vitória. Ele está acima de nossas limitações e tudo que temos que fazer é nos entregarmos inteiramente.: “Quem olhará para mim?” II Sm 9:8. E Deus responde: “Você nunca, jamais deixou de ser visto por mim. Preparei uma mesa, com manjares reais, e a ceia está a sua espera. Venha, deixe Lo-debar, e te mostrarei a felicidade que somente eu posso te dar”. Que assim seja. Arrume suas malas, parta de Lo-debar que o Rei te espera.


Wilma Rejane.


Bíblia de Estudo Plenitude, livro de II Samuel Cap 9.
Nietzsche: Filósofo Alemão do séc XIX que decretou "a morte de Deus".

5 comentários:

Elaine disse...

Eu estava lá dentro de um blog dito "apologético", que ultimamente tem se tornado um site sensacionalista que só busca colocar pensamentos humanos que levam para debates, para possuir mais comentários...

No meu coração, estive pensando: "Vou procurar uma coisa que me edifica pra eu ler...". E lembrei deste abençoado cantinho evangélico. Bastou um clique para uma nova janela, cheia de palavras de Paz e Vida se abrir.

Que bênção!

Fui edificada por aqui mais uma vez.

Que Jesus o mantenha assim e cada vez mais íntimo da Verdade que salva, que cura e liberta.

No sincero amor dEle.

Elaine Cândida

Gospel Blog Brazil disse...

Siga http://gospelblogbrazil.blogspot.com/ E esteja sempre por dentro dos Shows, Notícias, Entretenimento e Vídeos Gospel!

@GospelBlog

Pitadasdilu disse...

Tão bom vir aqui e ler suas postagens!
Fique com Deus!
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

ele nao era filho de saul e sim de jonatas

Wilma Rejane disse...



Ao anônimo...

Obrigada, conferi na Bíblia e corrigi.

Deus o abençoe.