Filho de Abraão, Filho de Davi II

II Samuel 7:16 – “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.”

Davi fora nomeado rei aos 15 anos. Seu antecessor ainda reinava quando Deus enviou Samuel com um vaso de óleo ao encontro de Davi para ungi-lo sucessor de Saul. Seu reinado foi de 1010 a 970 a.C.

Como ele poderia ser Rei eterno se nem mesmo o sistema monárquico é a forma de governo na Israel atual? Quando e como se daria o cumprimento dessa promessa?

Os Judeus da época de Jesus a conhecia muito bem, todo o Israel esperava o sucessor de Davi, prometido nas escrituras. Aliás, muitos, ainda aguardam um sucessor por não crer que a promessa já fora realizada.

“Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticara o juízo e a justiça na terra, nos seus dias Judá será salva, e Israel habitará segura, e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA” (Jr 23,5 e 6)

Davi representou o reinado do Espírito, tendo sido eleito pelo próprio Deus, foi obediente, pacífico, paciente e sábio.

Saul representou a vontade carnal, tendo sido eleito pelo povo. Era: soberbo, invejoso, imprudente, desobediente. Perseguiu Davi como pôde.

Os dois reinos são um perfeito retrato do homem e suas naturezas: carne e espírito. Ao afastar-se da vontade de Deus, Davi entregara-se a natureza carnal cometendo adultério.

Por que essa comparação entre o reino de Saul e de Davi? É que o Renovo prometido por Deus, certamente viria mantendo a característica do Reino Davídico: Espírito.

Promessa Cumprida.

“Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”. Judeu, de Belém, Davi era descendente direto de Abraão, estava portanto na linhagem da aliança.

“Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” gritava o cego de Jericó (Mc.10-47)

Muitos, como ele viram em Jesus o cumprimento da profecia.

“E toda a multidão (em Israel) se admirava e dizia: não é este o Filho de Davi?”

O fato é que Jesus viria salvar o homem como um todo, os que não creram esperavam a libertação da opressão romana, que saqueava o povo com altos impostos e muita injustiça.

Hoje, muitos contestam a existência de Deus e a obra salvadora de Cristo por ainda haver opressão e muita injustiça no mundo. Tudo isso, nunca deixará de existir até que o Reino Eterno seja definitivamente estabelecido com a segunda vinda de Jesus.

Contudo, o próprio Jesus nos disse que o seu Reino seria diferente do reino do mundo.

“O meu Reino não é deste mundo” Jo 16:36

Se reconhecemos em Jesus o cumprimento da promessa feita a Davi, o Reino de Deus é chegado a nós e passamos a desfrutar da paz que só esse Reino pode dar. Assim como Saul perseguia a Davi, muitos conflitos continuarão a perseguir e incomodar o cristão. Porém, não seremos mais os mesmos. Males, são constantes na Terra, Jesus, porém, nos conduzirá a enfrentá-los tornando-nos vencedores ainda que ao mundo isso não seja visível.

“Em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” Jo 16:33

“E interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior, nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:20, 21.

Nenhum comentário: