Nabal e sodoma

O que haveria de comum entra Nabal e Sodoma? De que forma estes personagens bíblicos estariam ligados?

Segundo a Bíblia, I Samuel 24, Nabal era morador de Maom e tinha suas possessões no Carmelo. Este Carmelo não é o conhecido Carmelo onde Elias desafiou os profetas de Baal, mas o atual Kurmul localizado nas montanhas de Judá.

Nabal era um homem muito bem sucedido financeiramente. Davi se referia a ele como "homem próspero" os demais moradores das redondezas o chamavam de "mui poderoso". Alguns de seus bens contabilizavam: três mil ovelhas, mil cabras, muitos pomares e empregados.

Porém, o maior de todos os bens de Nabal era sua esposa Abigail, honesta sábia e temente a Deus.

Não obstante tanto progresso na vida de Nabal, a Bíblia o relata como homem "duro e maligno nas obras"

Nabal significa "tolo", não se sabe ao certo se este era o seu nome verdadeiro ou se recebeu como apelido devido a maneira imprudente de agir.

SODOMA

Segundo Génesis 13;10 Sodoma era como o jardim do Senhor, era como a Campina do Jordão de tão viçosa. A boa aparência da cidade atraiu os olhos de o levando a mudar-se para lá com família e bens.

A beleza da cidade era um contraste com a maldade de seus habitantes "eram maus e desobedientes à Deus" Gn 13:13. A situação geográfica privilegiada no entanto favorecia a cidade
produzindo alimentos em abundância: Terra fértil, vastos pastos, fontes de água.


" Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade teve ela e seus filhos mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado" Ez16:49.

Assim como Abigail, esposa de nabal era afligida pelas imprudências do esposo, era afligido todos os dias pelos pecados dos moradores de Sodoma (IIPedro2:7)


Nabal e Sodoma: Eram prósperos, eram maus, afligiam quem os amava, negaram pão aos necessitados. Ambos tiveram um triste fim dado por Deus.

Nenhum comentário: